16 janeiro 2019

TOUR ECOLÓGICO NO CAMPO OLÍMPICO DE GOLFE RJ

TOUR ECOLÓGICO NO CAMPO OLÍMPICO DE GOLFE RJ

TUK TUK CHEGOU AO RIO  !!!!!!

Um tour de tuk tuk no Rio de Janeiro ? Isso mesmo ! Agora você, turista ou morador,  pode explorar a cidade de um jeito leve, agradável, sustentável e em contato próximo à natureza. Roteiros foram especialmente montados pela Tuk Rio, para você fazer um tour de "bike tuk" pela Cidade Maravilhosa. Você nem precisa pedalar, é só apreciar a paisagem e o motorista também é o seu guia.


Tuk Tuk é um triciclo motorizado com cabine, o que permite levar passageiros ou cargas. Alguns são montados em motocicletas e outros em bicicletas. O barulho, que o "motor de dois tempos" fazia, originou o nome. É muito comum em países asiáticos para diferentes usos.
 
 A Tuk Rio é uma empresa carioca pioneira no Brasil na utilização de bikes tuks para o turismo. Algumas cidades europeias já utilizam essa forma de mobilidade sustentável para visitação aos pontos turísticos e foi daí que veio a inspiração para os tuks tuks da cidade maravilhosa.

Hospedagem no Rio de Janeiro.

Tour Ecológico no Campo Olímpico de Golfe 


No Tour Ecológico, o tuk tuk percorre a trilha que circunda o Campo Olímpico de Golfe - uma das maiores reservas naturais no Rio de Janeiro - proporcionando aos visitantes a contemplação da fauna, da flora e dos gramados do campo de golfe, o que é, aliás, uma ótima oportunidade pra quem nunca viu um de perto [meu caso].

Campo Olímpico de Golfe
Fomos recebidos pelo guia Natan Coelho que nos falou sobre o tour e o que poderíamos encontrar pelo caminho. Para confirmar as informações dadas, logo demos a sorte de ver 2 corujas buraqueiras. Uma estava à beira do campo e a outra se equilibrava, com elegância, em um galho. Essa nos olhou, por um bom tempo, apenas fazendo movimentos circulares com o pescoço.


A coruja buraqueira recebe esse nome pois vive em buracos na terra feitos por ela mesma ou ela se aproveita de buracos feitos por outros animais como o tatu. No Brasil ela é facilmente encontrada, mas sempre em terrenos abertos ou semi abertos, tais como : praias, restingas, aeroportos, planícies, terrenos baldios etc...

A parada seguinte foi para admirar as flores da vitória regia : brancas e roxas dão um toque especial ao lago artificial onde vivem.


Cambará ou Lantana é o nome de uma linda florzinha que parece, na verdade, um mini bouquet de florezinhas coloridas e seu néctar é o alimento predileto da borboleta da praia, ameaçada de extinção. Estávamos com tanta sorte que vimos a tal borboleta em voo rasante, ignorando nossa presença.

Escolha aqui sua hospedagem no Rio de Janeiro.

A figueira existente no Campo de Golfe foi transplantada de outro lugar para viver ali em harmonia com a natureza. Seus frutos são alimento para aves, morcegos, insetos. Quem nos mostrou foi o nosso guia, o Natan, e isso só confirma que passear com um guia faz toda a diferença, caso contrário, a gente olha, mas não vê.


A samambaia gigante foi outro elemento da flora local que só percebi pela indicação do Natan.


Alguém já ouviu falar em "plantinha dormideira" ? Essa eu conhecia. Dormideira é o nome carinhoso da espécie "mimosa pudica" também conhecida como "não me toques" pois ao ser tocada se fecha como mecanismo de defesa. Nós passamos o dedo nela e vimos que faz um delicado movimento.


De tempos em tempos víamos uns espaços na mata que são os chamados "corredores ecológicos de circulação" por onde os animais circulam entre a Lagoa de Marapendi e o Campo de Golfe. Eles foram preservados e são utilizados por jacarés, capivaras e outros animais.

Aliás, vestígios da circulação de capivaras, tais como pegadas e fezes, foram vistos ao longo do caminho. Ainda bem que ela não apareceu pois não fazia questão de conhecê-la pessoalmente.

Pegadas de capivara no Campo Olímpico de Golfe
O Tour Ecológico tem duração de 1 hora, porém é uma experiência tão interessante e o guia tão simpático e paciente - parou várias vezes para fotografarmos - que nem sentimos o tempo passar.
Muito legal, também, ver a movimentação dos jogadores de golfe, as distâncias percorridas em busca de buracos e tacadas perfeitas. Devem ser desgastantes, entretanto, ao mesmo tempo, a partida deve ser desafiadora.

Informações práticas sobre o Tour Ecológico de Tuk Tuk :
*Frequência :  fins de semana e feriados
* Horário : de 9:00 até 17:00
* Preço : 80,00 reais
* Local : Campo Olímpico de Golfe
* End: Av. General Moisés Castelo Branco Filho 700, Barra da Tijuca.
* É necessário fazer reserva  +55 21 988731784
* Acessibilidade : é necessário informar o tipo de necessidade especial para 
que seja avaliada a possibilidade de atendimento.
* Os tours são oferecidos em 3 idiomas : português, espanhol e inglês.

Visite o Rio de Bike Tuk com os outros tours oferecidos pela Tuk Rio :
* Tour Garota do Flamengo
* Tour Orla Boulevard Olímpico
* Tuk Tuk Led de Copacabana ao Leblon


Infraestrutura do Campo Olímpico de Golfe :
Ao final do passeio ou ao final de uma partida de golfe é possível desfrutar do agradável
Restaurante Buraco 19  que recebeu esse nome como uma brincadeira visto que o Campo Olímpico tem 18 buracos.
* Restaurante Buraco 19 funciona todos os dias - exceto às 3ª feira, de 6:30 até 18:00, para lanches e almoço - aberto para o público.
* Loja  Pro Shop de venda e aluguel de artigos/acessórios usados para o golfe.
*O espaço externo e o deck  são ambientes muito amplos e bonitos podendo ser alugados para eventos.
* Áreas para aprendizado e treino de golfe.
* Estacionamento : gratuito.

O blog Uma Senhora Viagem participou desse tour a convite da empresa Tuk Rio, mas, em respeito aos leitores, tudo que está expresso no post é a sincera opinião sobre o passeio.

Neste tour, estive na companhia da amiga e blogueira Regina Oki do blog de viagem
 Turista FullTime. Não perca o relato do Turista FullTime e descubra o desafio que a Regina superou nesse passeio de Tuk Tuk.

Agradeço ao Fred e ao guia Natan Coelho, da Tuk Rio, pela oportunidade de conhecer o trabalho e poder, assim, indicar aos meus leitores uma opção diferente e divertida de passear pelo Rio de Janeiro.
                                               
Guia Natan Coelho da Tuk Rio.



                                                 FOTOS : LILIAN AZEVEDO






  1. Querida Lilian, ter a sua agradável companhia durante o tour, certamente, contribuiu (e muito!) para que eu superasse meu eterno "desafio". Muito obrigada, mesmo, por ter tornado a minha experiência ainda mais marcante. Adorei o seu post, super completo. Fiquei com nostalgia do nosso passeio... Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lilian, ter a sua agradável companhia durante o tour, certamente, contribuiu (e muito!) para que eu superasse meu eterno "desafio". Muito obrigada, mesmo, por ter tornado a minha experiência ainda mais marcante. Adorei o seu post, super completo. Fiquei com nostalgia do nosso passeio... Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Regina
      Muito bom fazermos passeios em companhia de blogueiras amigas: trocamos e aprendemos juntas. Beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search