16 janeiro 2019

TOUR ECOLÓGICO NO CAMPO OLÍMPICO DE GOLFE RJ

TUK TUK CHEGOU AO RIO  !!!!!!

Um tour de tuk tuk no Rio de Janeiro ? Isso mesmo ! Agora você, turista ou morador,  pode explorar a cidade de um jeito leve, agradável, sustentável e em contato próximo à natureza. Roteiros foram especialmente montados pela Tuk Rio, para você fazer um tour de "bike tuk" pela Cidade Maravilhosa. Você nem precisa pedalar, é só apreciar a paisagem e o motorista também é o seu guia.


Tuk Tuk é um triciclo motorizado com cabine, o que permite levar passageiros ou cargas. Alguns são montados em motocicletas e outros em bicicletas. O barulho, que o "motor de dois tempos" fazia, originou o nome. É muito comum em países asiáticos para diferentes usos.
 
 A Tuk Rio é uma empresa carioca pioneira no Brasil na utilização de bikes tuks para o turismo. Algumas cidades europeias já utilizam essa forma de mobilidade sustentável para visitação aos pontos turísticos e foi daí que veio a inspiração para os tuks tuks da cidade maravilhosa.

Hospedagem no Rio de Janeiro.

Tour Ecológico no Campo Olímpico de Golfe 


No Tour Ecológico, o tuk tuk percorre a trilha que circunda o Campo Olímpico de Golfe - uma das maiores reservas naturais no Rio de Janeiro - proporcionando aos visitantes a contemplação da fauna, da flora e dos gramados do campo de golfe, o que é, aliás, uma ótima oportunidade pra quem nunca viu um de perto [meu caso].

Campo Olímpico de Golfe
Fomos recebidos pelo guia Natan Coelho que nos falou sobre o tour e o que poderíamos encontrar pelo caminho. Para confirmar as informações dadas, logo demos a sorte de ver 2 corujas buraqueiras. Uma estava à beira do campo e a outra se equilibrava, com elegância, em um galho. Essa nos olhou, por um bom tempo, apenas fazendo movimentos circulares com o pescoço.


A coruja buraqueira recebe esse nome pois vive em buracos na terra feitos por ela mesma ou ela se aproveita de buracos feitos por outros animais como o tatu. No Brasil ela é facilmente encontrada, mas sempre em terrenos abertos ou semi abertos, tais como : praias, restingas, aeroportos, planícies, terrenos baldios etc...

A parada seguinte foi para admirar as flores da vitória regia : brancas e roxas dão um toque especial ao lago artificial onde vivem.


Cambará ou Lantana é o nome de uma linda florzinha que parece, na verdade, um mini bouquet de florezinhas coloridas e seu néctar é o alimento predileto da borboleta da praia, ameaçada de extinção. Estávamos com tanta sorte que vimos a tal borboleta em voo rasante, ignorando nossa presença.

Escolha aqui sua hospedagem no Rio de Janeiro.

A figueira existente no Campo de Golfe foi transplantada de outro lugar para viver ali em harmonia com a natureza. Seus frutos são alimento para aves, morcegos, insetos. Quem nos mostrou foi o nosso guia, o Natan, e isso só confirma que passear com um guia faz toda a diferença, caso contrário, a gente olha, mas não vê.


A samambaia gigante foi outro elemento da flora local que só percebi pela indicação do Natan.


Alguém já ouviu falar em "plantinha dormideira" ? Essa eu conhecia. Dormideira é o nome carinhoso da espécie "mimosa pudica" também conhecida como "não me toques" pois ao ser tocada se fecha como mecanismo de defesa. Nós passamos o dedo nela e vimos que faz um delicado movimento.


De tempos em tempos víamos uns espaços na mata que são os chamados "corredores ecológicos de circulação" por onde os animais circulam entre a Lagoa de Marapendi e o Campo de Golfe. Eles foram preservados e são utilizados por jacarés, capivaras e outros animais.

Aliás, vestígios da circulação de capivaras, tais como pegadas e fezes, foram vistos ao longo do caminho. Ainda bem que ela não apareceu pois não fazia questão de conhecê-la pessoalmente.

Pegadas de capivara no Campo Olímpico de Golfe
O Tour Ecológico tem duração de 1 hora, porém é uma experiência tão interessante e o guia tão simpático e paciente - parou várias vezes para fotografarmos - que nem sentimos o tempo passar.
Muito legal, também, ver a movimentação dos jogadores de golfe, as distâncias percorridas em busca de buracos e tacadas perfeitas. Devem ser desgastantes, entretanto, ao mesmo tempo, a partida deve ser desafiadora.

Informações práticas sobre o Tour Ecológico de Tuk Tuk :
*Frequência :  fins de semana e feriados
* Horário : de 9:00 até 17:00
* Preço : 80,00 reais
* Local : Campo Olímpico de Golfe
* End: Av. General Moisés Castelo Branco Filho 700, Barra da Tijuca.
* É necessário fazer reserva  +55 21 988731784
* Acessibilidade : é necessário informar o tipo de necessidade especial para 
que seja avaliada a possibilidade de atendimento.
* Os tours são oferecidos em 3 idiomas : português, espanhol e inglês.

Visite o Rio de Bike Tuk com os outros tours oferecidos pela Tuk Rio :
* Tour Garota do Flamengo
* Tour Orla Boulevard Olímpico
* Tuk Tuk Led de Copacabana ao Leblon


Infraestrutura do Campo Olímpico de Golfe :
Ao final do passeio ou ao final de uma partida de golfe é possível desfrutar do agradável
Restaurante Buraco 19  que recebeu esse nome como uma brincadeira visto que o Campo Olímpico tem 18 buracos.
* Restaurante Buraco 19 funciona todos os dias - exceto às 3ª feira, de 6:30 até 18:00, para lanches e almoço - aberto para o público.
* Loja  Pro Shop de venda e aluguel de artigos/acessórios usados para o golfe.
*O espaço externo e o deck  são ambientes muito amplos e bonitos podendo ser alugados para eventos.
* Áreas para aprendizado e treino de golfe.
* Estacionamento : gratuito.

O blog Uma Senhora Viagem participou desse tour a convite da empresa Tuk Rio, mas, em respeito aos leitores, tudo que está expresso no post é a sincera opinião sobre o passeio.

Neste tour, estive na companhia da amiga e blogueira Regina Oki do blog de viagem
 Turista FullTime. Não perca o relato do Turista FullTime e descubra o desafio que a Regina superou nesse passeio de Tuk Tuk.

Agradeço ao Fred e ao guia Natan Coelho, da Tuk Rio, pela oportunidade de conhecer o trabalho e poder, assim, indicar aos meus leitores uma opção diferente e divertida de passear pelo Rio de Janeiro.
                                               
Guia Natan Coelho da Tuk Rio.



                                                 FOTOS : LILIAN AZEVEDO






  1. Querida Lilian, ter a sua agradável companhia durante o tour, certamente, contribuiu (e muito!) para que eu superasse meu eterno "desafio". Muito obrigada, mesmo, por ter tornado a minha experiência ainda mais marcante. Adorei o seu post, super completo. Fiquei com nostalgia do nosso passeio... Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lilian, ter a sua agradável companhia durante o tour, certamente, contribuiu (e muito!) para que eu superasse meu eterno "desafio". Muito obrigada, mesmo, por ter tornado a minha experiência ainda mais marcante. Adorei o seu post, super completo. Fiquei com nostalgia do nosso passeio... Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Regina
      Muito bom fazermos passeios em companhia de blogueiras amigas: trocamos e aprendemos juntas. Beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!