26 fevereiro 2019

ÔNIBUS HOP ON HOP OFF, UM BELO PASSEIO PELO RIO DE JANEIRO.

ÔNIBUS HOP ON HOP OFF, UM BELO PASSEIO PELO RIO DE JANEIRO.

Quer visitar os pontos turísticos do Rio de Janeiro, mas não tem muito tempo ? Quer ter uma visão panorâmica da Cidade Maravilhosa ? Quer passear pela cidade sem se preocupar com que transporte usar ? Acho que a resposta para essas questões está aqui - ônibus hop on hop off, em um tour pelo Rio de Janeiro !

No Leblon, Ipanema e Copacabana é só esperar o ônibus na calçada da praia.
Esse foi o ponto na praia de Ipanema onde eu e Regina Oki aguardamos o ônibus Hop-On Hop-Off
Em dezembro de 2018, a Rio Line inaugurou um Tour Panorâmico Hop-On Hop-Off que oferece ao visitante a possibilidade de conhecer alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro em 1, 2 ou 3 dias. É uma forma prática e confortável de passear. O tour começa no Leblon segue um percurso pela orla das praias da zona sul e por vários pontos turísticos. Dessa maneira, o visitante vai apreciar a beleza da cidade e conhecer um pouquinho da sua história.

Praia de Copacabana 
Vem visitar o Rio de Janeiro ? Veja as opções de hospedagem na Cidade Maravilhosa.

O ônibus hop-on hop-off faz paradas em pontos pré estabelecidos onde as pessoas podem embarcar e desembarcar, dependendo do tipo de ticket adquirido. O primeiro tour é o de 9:00 e o último é o de  17:00, sendo o intervalo, entre um ônibus e outro, de 1 hora. Um guia recebe os passageiros no ônibus e entrega um mapa do roteiro. Falando 3 idiomas, ele dá informações sobre os pontos turísticos e sobre alguns  lugares por onde o ônibus passa. Nós pegamos o ônibus em Ipanema e já tinham alguns visitantes. Achei o ônibus bem interessante pois tem uma cobertura que protege de sol e chuva, porém não tem janelas, então, permite uma bela visão durante todo o passeio.

Na praia de Copacabana está o famoso e tradicional Hotel Copacabana Palace.
Esse foi o primeiro hotel de luxo construído no Rio de Janeiro quando a cidade era capital do Brasil. 

Paradas :

* Praia do Leblon
* Praia de Ipanema 
* Praia de Copacabana
* Leme 
* Pão de Açúcar
* Marina da Glória
* Catedral Metropolitana 
* AquaRio
* Cidade do Samba
* Rio Zoo
* Maracanã
* Sambódromo
* Trem do Corcovado 
* Lagoa Rodrigo de Freitas

A caminho da parada "Pão de Açúcar", passamos pela Avenida Pasteur onde estão prédios de importantes instituições de ensino e museus, além do Iate Club do Rio de Janeiro.

No bairro da Urca está localizado, nesse prédio em estilo neoclássico, o Instituto Benjamin Constant, tradicional instituição de ensino para deficientes visuais. Criado por D.Pedro II, em setembro de 1854, como "Imperial Instituto dos Meninos Cegos" 


O Pão de Açúcar é uma das paradas do ônibus Hop-On Hop-Off e você poderá desfrutar do passeio de bondinho.   
A parada Marina da Glória é muito legal pois dessa marina partem vários passeios de barco/escuna pela Baía de Guanabara passando por fortes, ilhas, pontos turísticos de Niterói e do Rio. 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro ? Faça sua reserva pelo blog. Você não paga nada a mais do que no site do Booking e o blog ganha uma pequena comissão. 


Outro lugar interessante, por onde o city tour passa, é o Parque do Flamengo, mais conhecido como Aterro do Flamengo. Esse imenso parque, na zona sul do Rio, tem várias opções de lazer, tais como : ciclovias, quadras de esporte, pistas de caminhada e gramados para piquenique. O MAM-Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Pracinhas e a Marina da Glória, também, fazem parte do Parque do Flamengo. 
Ao passar pela Cinelândia, os visitantes poderão ver, entre outras belas construções, o Theatro Municpal do Rio de Janeiro. Inspirado na Ópera de Paris, foi inaugurado em 1909 e já recebeu os mais consagrados artistas. Tem corpo artístico próprio de Ballet, Orquestra Sinfônica e Coro, além de Escola de Formação de Dança. No subsolo do teatro encontra-se um verdadeiro tesouro, o Salão Assyrio, onde funciona o restaurante Assyrio. A visita guiada ocorre de terça-feira até sábado e os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria.

O ônibus Hop-On Hop-Off passa pelos Arcos da Lapa, no bairro boêmio da Lapa, centro do Rio de Janeiro. Construído no período colonial, chamava-se Aqueduto da Carioca e levava água do rio da Carioca, em Santa Teresa, para a cidade. O bondinho de Santa Teresa passa pelos Arcos e a vista é encantadora. Aliás, visitar o bairro de Santa Teresa é um excelente programa: hotéis, restaurantes, bares, ateliers, Museu da Chácara do Céu e Parque das Ruínas estão entre as atrações. 


A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro é uma construção moderna e dizem ser inspirada em uma pirâmide maia. Outros falam que tem a forma de um balde d"água de cabeça para baixo. O balde seria de água benta para benzer a cidade. Por dentro, é legal observar a posição das 4 faixas de vitrais que correspondem aos pontos cardeais. Os vitrais se encontram no teto formando uma cruz. Está aberta para visitação de 7:00 às 17:00.

O trecho entre a Catedral e o AquaRio e entre este e o RioZoo não está bem cuidado e mostra um lado da cidade que ainda precisa de investimento/obras/melhorias.

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul. No tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho, é possível mergulhar com tubarões, peixes e arraias, além de passar por um túnel que atravessa esse tanque. A experiência incrível de dormir nesse túnel é uma atividade oferecida para crianças. Em outros 24 aquários menores a diversidade da vida do mar também pode ser apreciada. Há também Museu do Surf, Museu de Ciências e lojinha de souvenirs ligados ao tema. Para mais informações, veja o site aquariomarinho do rio .  Uma outra coisa interessante é visitar toda essa área renovada que inclui o Boulevard Olímpico, o Museu MAR, Museu do Amanhã etc...
Maracanã
O ônibus passa lentamente pela frente do Maracanã para que todos possam vê-lo com calma e se dirige ao portão dos fundos onde entra, para que os interessados em fazer o Tour Maracanã possam descer.
O post do Tour Maracanã está quase saindo. Aguardem !

Tipos de ticket : 

São 3 tipos de ticket :
* One Ride -  é um passeio pela cidade passando por todos os pontos. Preço 75,00 reais. Acho esse passeio muito legal pra quem visita a cidade pela primeira vez pois é uma forma de se localizar.
* 24 Horas - permite descer e subir quantas vezes quiser durante um período de 24 horas que passa a contar do horário que o passageiro pega o ônibus. Preço 95 reais.
* 48 Horas - permite descer e subir quantas vezes quiser durante o período de 48 horas que começa a valer do horário que o passageiro pega o ônibus. Preço 115 reais.

Onde comprar os tickets :

Os tickets podem ser adquiridos no próprio ônibus, o que facilita muito a vida do turista, ou ainda no escritório da Rio Line na Avenida Atlântica 2364.

Foto cedida por Regina Oki do Blog TuristaFullTime 

Obs : O primeiro Tour Hop-On Hop-Off da Rio Line sai 9:00 e o último às 17:00. Importante salientar que o último city tour não faz parada no Maracanã pois o horário de funcionamento do tour guiado no Maracanã se encerra 16:30.   

O Tour Hop-On Hop-Off foi uma cortesia da Rio Line, contudo minha sincera opinião sobre o passeio está expressa no post. Meu agradecimento à Regina Oki do blog Turista FullTime pelo convite e pela companhia. A Julia Sampaio do blog Fora da Toca também foi uma ótima companhia nesse tour.


                                                      FOTOS : LILIAN AZEVEDO

Leia também : 






Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search