26 fevereiro 2019

ÔNIBUS HOP ON HOP OFF, UM BELO PASSEIO PELO RIO DE JANEIRO.

Quer visitar os pontos turísticos do Rio de Janeiro, mas não tem muito tempo ? Quer ter uma visão panorâmica da Cidade Maravilhosa ? Quer passear pela cidade sem se preocupar com que transporte usar ? Acho que a resposta para essas questões está aqui - ônibus hop on hop off, em um tour pelo Rio de Janeiro !

No Leblon, Ipanema e Copacabana é só esperar o ônibus na calçada da praia.
Esse foi o ponto na praia de Ipanema onde eu e Regina Oki aguardamos o ônibus Hop-On Hop-Off
Em dezembro de 2018, a Rio Line inaugurou um Tour Panorâmico Hop-On Hop-Off que oferece ao visitante a possibilidade de conhecer alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro em 1, 2 ou 3 dias. É uma forma prática e confortável de passear. O tour começa no Leblon segue um percurso pela orla das praias da zona sul e por vários pontos turísticos. Dessa maneira, o visitante vai apreciar a beleza da cidade e conhecer um pouquinho da sua história.

Praia de Copacabana 
Vem visitar o Rio de Janeiro ? Veja as opções de hospedagem na Cidade Maravilhosa.

O ônibus hop-on hop-off faz paradas em pontos pré estabelecidos onde as pessoas podem embarcar e desembarcar, dependendo do tipo de ticket adquirido. O primeiro tour é o de 9:00 e o último é o de  17:00, sendo o intervalo, entre um ônibus e outro, de 1 hora. Um guia recebe os passageiros no ônibus e entrega um mapa do roteiro. Falando 3 idiomas, ele dá informações sobre os pontos turísticos e sobre alguns  lugares por onde o ônibus passa. Nós pegamos o ônibus em Ipanema e já tinham alguns visitantes. Achei o ônibus bem interessante pois tem uma cobertura que protege de sol e chuva, porém não tem janelas, então, permite uma bela visão durante todo o passeio.

Na praia de Copacabana está o famoso e tradicional Hotel Copacabana Palace.
Esse foi o primeiro hotel de luxo construído no Rio de Janeiro quando a cidade era capital do Brasil. 

Paradas :

* Praia do Leblon
* Praia de Ipanema 
* Praia de Copacabana
* Leme 
* Pão de Açúcar
* Marina da Glória
* Catedral Metropolitana 
* AquaRio
* Cidade do Samba
* Rio Zoo
* Maracanã
* Sambódromo
* Trem do Corcovado 
* Lagoa Rodrigo de Freitas

A caminho da parada "Pão de Açúcar", passamos pela Avenida Pasteur onde estão prédios de importantes instituições de ensino e museus, além do Iate Club do Rio de Janeiro.

No bairro da Urca está localizado, nesse prédio em estilo neoclássico, o Instituto Benjamin Constant, tradicional instituição de ensino para deficientes visuais. Criado por D.Pedro II, em setembro de 1854, como "Imperial Instituto dos Meninos Cegos" 


O Pão de Açúcar é uma das paradas do ônibus Hop-On Hop-Off e você poderá desfrutar do passeio de bondinho.   
A parada Marina da Glória é muito legal pois dessa marina partem vários passeios de barco/escuna pela Baía de Guanabara passando por fortes, ilhas, pontos turísticos de Niterói e do Rio. 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro ? Faça sua reserva pelo blog. Você não paga nada a mais do que no site do Booking e o blog ganha uma pequena comissão. 


Outro lugar interessante, por onde o city tour passa, é o Parque do Flamengo, mais conhecido como Aterro do Flamengo. Esse imenso parque, na zona sul do Rio, tem várias opções de lazer, tais como : ciclovias, quadras de esporte, pistas de caminhada e gramados para piquenique. O MAM-Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Pracinhas e a Marina da Glória, também, fazem parte do Parque do Flamengo. 
Ao passar pela Cinelândia, os visitantes poderão ver, entre outras belas construções, o Theatro Municpal do Rio de Janeiro. Inspirado na Ópera de Paris, foi inaugurado em 1909 e já recebeu os mais consagrados artistas. Tem corpo artístico próprio de Ballet, Orquestra Sinfônica e Coro, além de Escola de Formação de Dança. No subsolo do teatro encontra-se um verdadeiro tesouro, o Salão Assyrio, onde funciona o restaurante Assyrio. A visita guiada ocorre de terça-feira até sábado e os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria.

O ônibus Hop-On Hop-Off passa pelos Arcos da Lapa, no bairro boêmio da Lapa, centro do Rio de Janeiro. Construído no período colonial, chamava-se Aqueduto da Carioca e levava água do rio da Carioca, em Santa Teresa, para a cidade. O bondinho de Santa Teresa passa pelos Arcos e a vista é encantadora. Aliás, visitar o bairro de Santa Teresa é um excelente programa: hotéis, restaurantes, bares, ateliers, Museu da Chácara do Céu e Parque das Ruínas estão entre as atrações. 


A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro é uma construção moderna e dizem ser inspirada em uma pirâmide maia. Outros falam que tem a forma de um balde d"água de cabeça para baixo. O balde seria de água benta para benzer a cidade. Por dentro, é legal observar a posição das 4 faixas de vitrais que correspondem aos pontos cardeais. Os vitrais se encontram no teto formando uma cruz. Está aberta para visitação de 7:00 às 17:00.

O trecho entre a Catedral e o AquaRio e entre este e o RioZoo não está bem cuidado e mostra um lado da cidade que ainda precisa de investimento/obras/melhorias.

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul. No tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho, é possível mergulhar com tubarões, peixes e arraias, além de passar por um túnel que atravessa esse tanque. A experiência incrível de dormir nesse túnel é uma atividade oferecida para crianças. Em outros 24 aquários menores a diversidade da vida do mar também pode ser apreciada. Há também Museu do Surf, Museu de Ciências e lojinha de souvenirs ligados ao tema. Para mais informações, veja o site aquariomarinho do rio .  Uma outra coisa interessante é visitar toda essa área renovada que inclui o Boulevard Olímpico, o Museu MAR, Museu do Amanhã etc...
Maracanã
O ônibus passa lentamente pela frente do Maracanã para que todos possam vê-lo com calma e se dirige ao portão dos fundos onde entra, para que os interessados em fazer o Tour Maracanã possam descer.
O post do Tour Maracanã está quase saindo. Aguardem !

Tipos de ticket : 

São 3 tipos de ticket :
* One Ride -  é um passeio pela cidade passando por todos os pontos. Preço 75,00 reais. Acho esse passeio muito legal pra quem visita a cidade pela primeira vez pois é uma forma de se localizar.
* 24 Horas - permite descer e subir quantas vezes quiser durante um período de 24 horas que passa a contar do horário que o passageiro pega o ônibus. Preço 95 reais.
* 48 Horas - permite descer e subir quantas vezes quiser durante o período de 48 horas que começa a valer do horário que o passageiro pega o ônibus. Preço 115 reais.

Onde comprar os tickets :

Os tickets podem ser adquiridos no próprio ônibus, o que facilita muito a vida do turista, ou ainda no escritório da Rio Line na Avenida Atlântica 2364.

Foto cedida por Regina Oki do Blog TuristaFullTime 

Obs : O primeiro Tour Hop-On Hop-Off da Rio Line sai 9:00 e o último às 17:00. Importante salientar que o último city tour não faz parada no Maracanã pois o horário de funcionamento do tour guiado no Maracanã se encerra 16:30.   

O Tour Hop-On Hop-Off foi uma cortesia da Rio Line, contudo minha sincera opinião sobre o passeio está expressa no post. Meu agradecimento à Regina Oki do blog Turista FullTime pelo convite e pela companhia. A Julia Sampaio do blog Fora da Toca também foi uma ótima companhia nesse tour.


                                                      FOTOS : LILIAN AZEVEDO

Leia também : 






Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!