09 julho 2019

Festa das Luzes da Mata Atlântica, Jardim Ecológico Uaná Etê




Nesse inverno, eu tenho uma ótima dica de programa para fim de semana bem pertinho da cidade do Rio de Janeiro : Festa das Luzes da Mata Atlântica.
Escondido em meio a Mata Atlântica, na região de Sacra Família, está o Jardim Ecológico Uaná Etê, onde tem lugar a Festa das Luzes com uma eclética programação organizada em 4 fins de semana : apresentações musicais, exposição de instalações luminosas, atividade de observação do sol com equipamentos especiais sob a orientação de astrônomos, show musical, baile de jazz e gastronomia.
Ficou curioso para participar ? Então, não perca a oportunidade pois é só até domingo,14/7.


Já reservou hospedagem ? Veja os preços de hotéis na região.


Festa das Luzes da Mata Atlântica, Jardim Uaná Etê

A Festa das Luzes da Mata Atlântica vai te surpreender desde o primeiro momento. Nada de ambiente fechado, é uma festa ao ar livre onde cada um pode assistir apresentações musicais sentado no gramado, sentado em uma mini arena de bancos de pedra ou em troncos de madeira transformados em bancos. Mas, também, é possível deitar no gramado, contemplar as estrelas e ouvir a música ou, ainda, interagir com as instalações luminosas. De todas as formas é gostoso demais !

Cristina Braga, harpista, compositora e cantora junto com o contrabaixista Ricardo Medeiros são os idealizadores do Jardim Ecológico Uaná Etê e os anfitriões dessa genial celebração. São eles que abrem as apresentações musicais da Festa das Luzes da Mata Atlântica a cada fim de semana. Para encerrar a apresentação, Cristina Braga e Ricardo Medeiros brindaram os convidados com a música "O Trenzinho do Caipira" de Villa-Lobos. Que benção ! 

Com sua voz doce, Cristina Braga, explica cada música que será apresentada e depois dedilha a harpa de forma impecável.
Segundo Cristina Braga, a inspiração para a Festa das Luzes nasceu de uma vontade de celebrar as estações, e que o solstício de inverno marca o início de um ciclo de luz. A partir de 21 de junho os dias ficam cada vez mais claros até o solstício de verão. "A Festa das Luzes quer iluminar a natureza, o conhecimento, assim como tudo que há de belo e estimular o passeio por esse Vale lindo que tem inúmeros atrativos...

A segunda edição da Festa das Luzes começou em 20 de junho e segue até 14 de julho. Danilo Caymmi, Zeca Baleiro, Osvaldo Montenegro, Eduardo Dusek, Mauro Senise são alguns dos artistas que já se apresentaram esse ano. Paulo Cesar Medeiros, grande profissional do teatro e referência como designer de luz, é quem faz a direção artística do trabalho de iluminação.


Vale dizer que esse nome, Festa das Luzes, é super apropriado ao que lá encontramos : um ambiente iluminado pela luz da lua, pela luz do por do sol, pela luz das estrelas, pela luz das instalações e pela luz dos músicos que se apresentam com muita sensibilidade. É um lugar de muita luz e energia !

O Jardim Ecológico recebeu o nome indígena "Uaná Etê", que significa "multidão de vagalumes", devido à quantidade de vagalumes que vivem na região e que em bandos costumam iluminar o vale.
Durante o show, as luzes se apagam em alguns momentos para que os participantes tenham a oportunidade de ver esse espetáculo "vagaluminoso".

Procurando hospedagem ?  Hotel Santa Amália.

Apesar do Jardim Ecológico Uaná Etê só abrir à noite na época da festa das Luzes, você pode desfrutar de sua beleza em qualquer época do ano. Imagine caminhar por trilhas e passear por vinte e dois jardins repleto de árvores e com lindas vistas das montanhas ao redor. Que tal se hospedar em duas eco hospedagens ? Você também pode agendar tratamentos em uma espécie de SPA botânico com escalda pés e massagem. Se gostar de orquídeas, poderá apreciar o orquidário. Se a fome apertar, é só parar em um dos 2 bistrôs. Caminhando pelo Jardim Uaná Etê, o visitante encontrará uma exposição permanente de instalações com as quais poderá interagir : o labirinto da música - o primeiro desse tipo no mundo -, a árvore dos cristais, a árvore das infinitas possibilidades, o bosque dos sinos - cada um vindo de um país.


Festa das Luzes da Mata Atlântica, Jardim Uaná Etê/ Informações importantes :


# Localização : Estrada RJ 121, nº 2265, Sacra Família no, Vale do Café. [estrada que liga Vassouras a Miguel Pereira]
# Preço : O ingresso custa 70 reais [ quinta, sábado e domingo]  e 142 reais no dia de show [sexta-feira]. Em todos os dias, tem meia entrada.
# Informações e reservas : Whatsapp  [24]  988781550 ou email jardimuanaete@gmail.com
# Compra de ingressos : https://www.sympla.com.br 
# Horário de abertura durante o período da festa :
. quinta 12:00-----19:00
. sexta/sábado 12:00------23:00
. domingo 11:00------19:00 É servido um brunch, a partir de 11:00, com gastronomia de inverno e luz.
# O Bistrô de Uaná funciona nos dias da Festa das Luzes com cardápio do Chef César da Costa.

Obs : Nos dias da Festa das Luzes da Mata Atlântica, é interessante chegar cedo e aproveitar o espaço do Jardim Ecológico Uaná Etê. O jardim deve ser explorado à pé, porém vários caminhos envolvem subidas, não sendo adequado para carrinhos de bebê, para cadeirantes, nem para pessoas com dificuldade de locomoção. É indicado o uso de protetor solar e repelente.

A Festa das Luzes é uma realização Uaná Etê, Art Light, Sete Produções e Iluminatti em parceria com a Universidade de Vassouras.

Confesso que, quando recebi o convite da minha amiga Olívia do blog Olívia Garimpando por Aí para participar da Festa das Luzes, eu não podia imaginar o que iria encontrar pois ainda não tinha ouvido falar desse evento. Olívia estava muito animada desde o início, acho que é o faro de garimpadora experiente, e não deu outra, nossa experiência foi muito positiva.

Muita gente envolvida para que pudéssemos vivenciar essa super aventura :
* Ana Morize do blog Viagens Bacanas que recebeu o release da Festa das Luzes e deu a dica para Olivia.
* Luciana De Lamare do Se Tur-RJ/TurisRio que fez o contato da Olívia com Ana Terra.
* Ana Terra Ruiz do Jardim Ecológico Uaná Etê que nos recebeu de braços abertos.
* Hotel Santa Amália que nos hospedou.
* Restaurante Sabor do Vale que nos recebeu para um delicioso almoço mineiro.
* Cristiano Nogueira do Se Tur-RJ/ TurisRio que fez vários contatos para a viagem sair.
* José Junior, da Secretária de Turismo de Vassouras, que criou todas as condições para nossa estadia em Vassouras ser top.
* Andreia Pit, guia de turismo, simplesmente maravilhosa, competente, acolhedora que esteve com a gente todos os dias.
* Rodrigo Arruda que nos conduziu para vários lugares e alegrou nossos dias.

Leia também como foi a viagem pelo olhar da minha companheira de viagem, ideias e gargalhadas : Olívia do Blog Olívia Garimpando por Aí . 


                                        FOTOS : LILIAN AZEVEDO






Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!