14 outubro 2021

TOUR COLÉGIO ANCHIETA EM NOVA FRIBURGO, RIO DE JANEIRO.


Tour Anchieta em Nova Friburgo, RJ


Participar do Tour Anchieta em Nova Friburgo é um programa super interessante para fazer quando em visita à cidade. Conheça um pedacinho da história da única cidade do Brasil criada por um decreto real. Também chamada Suíça Brasileira, Nova Friburgo, que já atraía visitantes pela suas belezas naturais, agora tem um atrativo cultural para encantar a todos.

O Tour Anchieta, em Nova Friburgo, passeio guiado no Colégio Anchieta, vai te surpreender pelo tanto de história que tem pra contar. 

O belíssimo e imponente prédio que abriga o Colégio Anchieta, na cidade de Nova Friburgo, abriu as portas para visitas guiadas em 2019. De março de 2020 pra cá, em função da pandemia, o tour Anchieta foi interrompido mas, felizmente, retornou em junho de 2021, a receber visitantes. 

Nós, que adoramos esse tipo de passeio, aguardávamos ansiosos pelo dia que teríamos a oportunidade de ver, ao vivo e à cores como era o interior do colégio e saber de sua história.  Chegamos um pouco antes do horário e, enquanto esperávamos, demos uma volta, apreciando e fotografando a área externa. De cara, nos chamou atenção a conservação do espaço. 


Tour Anchieta, Nova Friburgo, RJ





Tour Colégio Anchieta : um pouquinho da história   

Nova Friburgo teve sua "colonização planejada" -  o que foi considerado pioneiro para a época - por D. João VI e pelo governo de um cantão da Suíça. Assim, em 1819, 2 mil suíços chegaram ao Brasil para trabalhar na região. Como as terras prometidas não eram da qualidade esperada, muitos se deslocaram para lugares próximos, o que contribuiu para a expansão da colonização suíça.    

Em 1884, o médico italiano Carlos Éboli, que havia fundado na cidade uma clínica de tratamento hidroterápico, solicitou a D.Pedro II um colégio jesuíta na cidade. O imperador considerou que o clima da serra era muito bom para o aprendizado e importante ter um colégio de padres próximo a corte, assim autorizou o funcionamento do Colégio Anchieta. O trabalho teve início na antiga sede da Fazenda do Morro Queimado em 1886, com uma turma de 7 alunos. Dois anos depois já contava com 200 alunos e, em 1906,passou a funcionar no prédio atual, que foi construído especificamente para esse fim. 

Durante muito tempo, o Colégio Anchieta foi um internato só para meninos. Por volta do início da década de 1960, passou a ser externato e, em 1969, teve sua primeira turma mista. 


Tour Anchieta em Nova Friburgo, RJ


Veja também : Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima. 

                          Nova Friburgo/Mury, nossa Serra Fluminense 

                         Que rios se encontram no Encontro dos Rios

                         Trilhas do Araçari, dica de restaurante em Mury, Nova Friburgo


Como é o Tour Anchieta em Nova Friburgo


O guia Jonatan nos recebeu no hall do prédio principal e, após se apresentar, deu início às explicações. Fiquei tão impactada com a beleza das escadas, tendo ao fundo o pátio interno, que demorei um tempinho a me concentrar. Além da beleza, impressiona saber que, nas escadas, foi utilizada uma técnica de encaixe e, portanto, nenhum prego.


Tour Anchieta em Nova Friburgo, RJ


O tour conduz os visitantes por alguns ambientes do colégio, e o primeiro foi o salão nobre no 1º andar, que era a sala de reuniões de grandes eventos institucionais e local para receber visitantes ilustres, como foi o caso, em 1943, do, então, presidente Getúlio Vargas. 


Tour Anchieta em Nova Friburgo, RJ


A belíssima biblioteca é um dos grandes destaques no tour pelo colégio Anchieta: toda em madeira clara, com paredes revestidas por estantes com livros. Muito interessante os materiais expostos nas vitrines, entre eles, os boletins de dois de seus famosos alunos - Carlos Drummond de Andrade e Sobral Pinto - onde podemos ver que eram ministradas aulas de 5 idiomas : inglês, francês, alemão, latim e grego. 

 

Biblioteca do colégio Anchieta em Nova Friburgo



Tour Anchieta em Nova Friburgo, RJ




Como o colégio funcionava no sistema de internato, havia dormitórios para alunos e para os padres.  Visitamos o quarto do reitor e pudemos ver como era um ambiente bem simples, embora ele ocupasse o cargo mais alto na escola.


Colégio Anchieta em Nova Friburgo- visita guiada




A visita prosseguiu pelas oficinas de barbearia, de produção de hóstia e de costura e, então, ficamos sabendo que, antigamente, os irmãos jesuítas eram os responsáveis por todo trabalho doméstico, para que os sacerdotes pudessem desenvolver o trabalho missionário. 


Tour Anchieta em Nova Friburgo, RJ
Maquinário de produção de hóstias e os vinhos produzidos apenas para consumo próprio. .



Não há como não se encantar com o trabalho em marchetaria da pequenina Capela Mater Pietatis que, antigamente, era usada apenas pelos padres jesuítas. 


Capela Mater Pietatis, Colégio Anchieta, Nova Friburgo


Vai se hospedar em Nova Friburgo ? Escolha aqui o seu hotel. 


Foi sensacional entrar em uma sala de aula montada, precisamente, como era na década de 1960, e meu marido fez questão de sentar nos "bancos escolares". As flâmulas na parede, a bandeira do Brasil, os mimeógrafos - equipamentos usados para produção dos exercícios - tudo, exatamente, da mesma forma, como era antigamente. Se para muitos a sensação é de estranhamento ao ver como era o mobiliário de uma sala de aula, para nós foi uma grande emoção trazer à tona memórias da escola de nossa infância e adolescência.


Tour Colégio Anchieta, Nova Friburgo, RJ



Finalizamos o tour visitando o amplo e lindo pátio interno que tem ao centro uma estátua de santa e depois saímos do prédio principal para acessar o anexo onde fica um lindo teatro.  


Tour Colégio Anchieta, Nova Friburgo, RJ


Imaginem o glamour da época frequentar o teatro Eugênia onde peças teatrais, vindas da Europa, eram apresentadas. O prédio de dois andares tem, no térreo, um amplo saguão e, no primeiro andar, o átrio, o auditório e o palco. O teto é decorado por afrescos que foram pintados por um artista italiano, e as paredes têm pinturas representando cada estado brasileiro.


Teatro Eugênia no colégio Anchieta em Nova Friburgo.



Teatro Eugênia no colégio Anchieta em Nova Friburgo.


Teatro Eugênia no colégio Anchieta em Nova Friburgo.

Terminamos a visita impressionados com o estado de conservação desse patrimônio friburguense e muito felizes em ter tido a oportunidade de conhecer o colégio e um pedacinho da história de Friburgo, já que ambos estão entrelaçados. 

Acreditamos que conhecer o passado contribui para o compromisso em preservar a história, e o tour Anchieta está possibilitando isso.


Veja quantas dicas legais de hospedagem em Nova Friburgo. 


Informações práticas :

Endereço :  Rua General Osório 181, Nova Friburgo, Rio de Janeiro. 

Horário : Domingo 

Como adquirir o ingresso : O bilhete foi comprado na hora mas é necessário fazer reserva e a nossa foi feita através do Instagram @touranchieta 





                                               FOTOS : J.C. ALVAREZ


 

 

  1. Que passeio interessante esse pelo Colégio Anchieta! Estou planejando há tempo conhecer mais da região serrana do Rio, incluindo Nova Friburgo, e com certeza esse tour vai estar no meu roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os malinhas vão gostar de conhecer uma escola tão diferente da deles. Beijocas

      Excluir
  2. Jamais imaginei que Nova Friburgo tivesse um lugar como esse colégio. Que privilégio dos estudantes que estudaram lá!

    ResponderExcluir
  3. Eu não fazia ideia da existência do Colégio Anchieta em Nova Friburgo até ler o seu post! Esse tour deve ser muito interessante. O prédio é lindo e o teatro então!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a visita. Eu sou muito curiosa para conhecer por dentro esses prédios antigos. beijocas

      Excluir
  4. Adorei suas dicas, inclusive nunca estive em Nova Friburgo, mas quando estiver irei incluir o Colégio Anchieta, abraços 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder suba a serra e vai adorar. tem outras cidadezinhas próximas que vc pode incluir no roteiro beijocas

      Excluir
  5. Que delícia esse Tour Anchieta em Nova Friburgo! Estou doida para conhecer, mas o clima não tem colaborado pra tirar meu passeio do papel rsrs. Adorei as dicas, muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias cidadezinhas no entorno que tb valem a visita mas em todas chove bastante. beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!