25 março 2022

PALÁCIO BAROLO: UMA ATRAÇÃO SURPREENDENTE EM BUENOS AIRES



Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires

Incluir a visita a um prédio, a primeira vista, pode parecer uma dica estranha para o turista que passeia  pela capital argentina. Mas, esse lindo prédio guarda peculiaridades que vão te surpreender. Vem comigo pois, nesse post, vou contar como é o Palácio Barolo, uma atração surpreendente em Buenos Aires.

Sou daquelas que ama admirar a arquitetura de casas e prédios antigos e imaginar suas histórias. Em Buenos Aires, não faltam oportunidades e a avenida de Mayo é um dos endereços privilegiados por essas construções. Entre elas, está o Palácio Barolo. Imponente e lindo prédio inaugurado em 1923, figurou como o  mais alto edifício da capital argentina durante 12 anos, quando outro belo edifício no estilo art deco, o Kavanagh, o desbancou. 

Logo que entramos no saguão do prédio, vimos um quiosque vintage onde se pega os ingressos que devem ter sido reservados online. Um charme o mármore usado no hall na cores da bandeira da Itália. 


Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires.


Em estilo neo-gótico e neo-romântico, o Barolo carrega uma história de amor e reverência. O rico industrial italiano, Luís Barolo, já morava em Buenos Aires há 33 anos quando mandou construir esse prédio de escritórios. Ele acreditava que muitos italianos imigrariam para a Argentina. Segundo dizem, ele também desejava guardar, no prédio, as cinzas do escritor e poeta Dante Alighieri, de quem era fã. Havia, por parte de Barolo, uma preocupação em preservar essas cinzas e ele considerava que a Europa, em ebulição em função da possível guerra, não oferecia segurança. 

É no hall que fica a réplica de escultura de condor, em bronze, chegando ao Paraíso com o corpo de Dante. A original foi roubada pois acreditava-se que as cinzas estavam dentro dela. Na verdade, elas estão em Ravena, na Itália. 


Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires
 


Para a empreitada de construção do palácio Barolo foi contratado, então, o arquiteto italiano Mario Palanti, responsável não só pela concepção e projeto do Palácio Barolo como também pelo desenho de todos os detalhes decorativos. 


Conheça o roteiro de 4 dias em Buenos Aires  


Através de uma visita guiada conhecemos o prédio que foi inspirado na obra Divina Comédia, de Dante Alighieri. As explicações da guia foram fundamentais para que conseguíssemos decifrar a simbologia contida em cada detalhe. Tudo que víamos tinha um significado diferente e chegava a dar um certo medo de estar pisando em algo importante, tais como: os mosaicos em preto e branco do piso próximo ao elevador que representam o bem e o mal ou, ainda, os quadrados superpostos que simbolizam ascensão.  


Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires



O edifício divide-se em 3 partes: a que representa o Inferno é composta pelos subsolos e o térreo; o Purgatório vai do 3° ao 13º andar e o Paraíso é representado do 14º ao 22º. Já a cúpula marca o encontro de Dante com seu amor platônico - Beatrice. 

O inferno é muito enfeitado e majestoso: pé direito alto, dragões macho e fêmea, arcos, frases escritas nas abóbodas. símbolos maçônicos.


Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires


Os visitantes são conduzidos aos andares superiores ora nos lindos elevadores originais suíços, ora  através das escadas. A letra A de ascensor/elevador é um símbolo da maçonaria que significa mestre e aprendiz.  

Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires


Em um dos andares, pudemos conhecer um escritório que conserva a decoração original de 1923. Uma viagem no tempo! 


Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires
Busto de Dante Alighieri, de Beatrice e a Divina Comédiaro 

  
Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires
Inicialmente eram 398 escritórios mas, como algumas pessoas compraram 2 ou mais salas e os transformaram em uma única sala, atualmente são apenas 260 escritórios.




Para finalizar, visitamos um terraço de onde se tem uma ótima vista da cidade. Dali é possível apreciar melhor o revestimento verde de parte da fachada e as cúpulas. A guia chamou a atenção do grupo para a semelhança destas com templos indianos. Um dos destaques da visita é chegar ao topo e ficar tão perto do farol giratório. Como todas as paredes são envidraçadas, a vista da cidade de lá, também, é muito legal.  

Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires




Palácio Barolo: dica de atração em Buenos Aires
Praça do Congresso em Buenos Aires    I


Consta que Mario Palanti, ao retornar para a Itália em 1930, levou as plantas do palácio Barolo. Mas, estudiosos da obra de Dante Alighieri e arquitetos continuaram intrigados e estudando as "coincidências" e peculiaridades desse prédio. Cem metros é a altura do prédio que é o mesmo número de cantos da Divina Comédia, assim como são 22 andares e 22 estrofes dos versos da poesia de Dante Alighieri! O terreno não foi comprado aleatoriamente, mas escolhido segundo alguns critérios: um rio passa embaixo e águas são um dos símbolos maçônicos, cujo significado é que águas limpam, mas não purificam.  

Curiosidade: Sabia que em Montevideo, o Palácio Solis é o prédio irmão gêmeo do Barolo? Todos os dois foram projetados por Mario Palanti.   


Palácio Salvo em Montevideo, Uruguai
Palácio Salvo em Montevideo, Uruguai


O Palácio Barolo, foi em 1997, declarado Monumento Histórico. Bem merecido! Conhecer essa inteligente e simbólica mistura de arquitetura e poesia materializada em um prédio é uma atração surpreendente em Buenos Aires. Concorda? 


                                                    FOTOS: J.C. ALVAREZ


O tema da blogagem coletiva desse mês é atrações. Pra quem ama viajar pelo Brasil e mundo afora nada melhor do que ler os blogs abaixo e incluir as mais diferentes atrações em seus roteiros. Vem conferir!


1 - Oncotô Travel - Ponta do Seixas, em João Pessoa: o ponto mais Oriental das Américas


2 - Let's Fly Away - Mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque: a linda mesquita de Abu Dhabi



3- Família que Viaja Junto - O que fazer em Teresina, Piauí: principais atrações



4- Vamos viajar pra onde agora? - 10 atrações na Lapa -



5 - Cantinho de Ná - Covent Garden Londres: gastronomia, arte e compras.


6- Viagem e Cura - Melhores pontos turístico de Paris



7- Viajando com Moisés- Circuito janela do Céu no Ibitipoca 


8- Destinos Por Onde Andei… - 10 Atrações Supersticiosas pelo Mundo -


9- De Lugar Nenhum - 15 Atrações de Londres de tirar o fôlego!


10- Entre Mochilas e Malinhas - Mina do Chico Rei e Mina da Passagem: atrações imperdíveis em Ouro Preto


11- Uma Viagem Diferente - Summit One Vanderbilt - Observatório em Nova York


 


  1. O prédio é um ícone da cidade de Buenos Aires. Quem admira projetos de arquitetura, não pode deixar de visitá-lo. Parabéns pela riqueza de detalhes da postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A visita guiada é bem legal para se ter certas informações

      Excluir
  2. Que demais o Palácio Barolo. Quando fui para Buenos Aires apenas vi ele de fora, não entrei. E sobre o irmão dele em Montevidéu eu vi por fora tbm só kkk. Preciso voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Aires tem prédios lindos. Sempre tenho curiosidade de saber como são por dentro as mansões e os prédios suntuosos

      Excluir
  3. Que bonito que é o Palácio Barolo por dentro! Só passei por fora e o fotografei, nem sabia que podia fazer essa visita. Já fiquei hospedada no irmão dele, o Palácio Salvo em Montevideo, uma experiência muito massa também.

    ResponderExcluir
  4. Na minha última viagem a Buenos Aires só não entrei no Palacio Barolo por falta de tempo, mas fiquei muito curiosa! Adorei ler mais sobre ele, com certeza vou incluí-lo numa próxima vez na capital argentina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só descobri ele na última viagem e comprei ingresso para não correr o risco de perder a visita

      Excluir
  5. Lindo demais o Palacio Barolo, gostei ainda mais por causa de toda inspiração em Dante. Não sabia sobre ele, mas na próxima visita à Buenos Aires, não vou deixá-lo de fora.

    ResponderExcluir
  6. Já fui 2x a Buenos Aires e nunca entrei no Palácio Barolo. Mas com certeza na próxima vou ver de pertinho essa beleza

    ResponderExcluir
  7. Estamos pensando em voltar à Buenos Aires, anotei o Palácio Barolo em nosso roteiro, ainda não conheço e adorei ler aqui, a visita parece ser maravilhosa.

    ResponderExcluir
  8. Já fui diversas vezes para Buenos Aires, mas ainda não conheço o Palácio Barolo. Adorei a dica e deve ser uma atração muito legal de visitar. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Na primeira foto deste post sobre o Palácio Barolo achei que estava lendo sobre Montevidéo, mas você informou no final que ele é "irmão gêmeo" do Palácio Solis, e projetados pelo mesmo arquiteto, que curiosidade interessante, adorei saber.
    Pena que quando estive em Buenos Aires não tive a oportunidade de conhecer esta atração, adoraria visitar também. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Post sensacional, adorei e agora já sei tudo sobre o que fazer no Palacio Barolo, pois é uma excelente dica de atração em Buenos Aires. Parabéns pelo conteúdo, abraços.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sugestão para conhecer o Palácio Barolo, em Buenos Aires. Já quero incluir no meu roteiro para quando for visitar esse destino incrível.

    ResponderExcluir
  12. Como faço para comprar a visita guiada? podes me informar no talipadilha@gmail.com, por favor?

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!