11 maio 2023

VIAGEM DOS SONHOS: VENEZA NA ITÁLIA

Veneza: Viagem dos Sonhos

Veneza era um dos destinos que fazia parte da minha lista de viagem dos sonhos. E você, tem uma listinha de lugares que sonha conhecer? Que destinos fazem parte dela?

Quando o assunto é viagem dos sonhos, eu posso enumerar vários destinos que, para mim, se encaixam nessa categoria, tais como: Lençóis Maranhenses, Alter do Chão, Parque Nacional da Serra da Capivara, Sicília, Vietnam, Puglia, Cornualha, Tunísia e... Bem, é melhor dizer que a minha lista de viagem dos sonhos não para de crescer de forma descontrolada nos últimos tempos. Quando consigo realizar uma, outros destinos já se assanharam e entraram na fila. Mas, enfim, quando consigo tirar um destino do plano dos sonhos e transformá-lo em uma viagem, não há alegria maior.

Afinal, o que faz um destino se tornar a viagem dos sonhos de alguém? São tantas as razões particulares, singulares e cheias de significados pessoais que fica difícil responder essa pergunta. O que é um destino paradisíaco para uns, não encanta outros. O que um classifica como destino exótico, para outro pode ser apenas um lugar estranho. Destino imperdível, então nem se fala, pois é difícil encher os olhos de todos da mesma forma. Na verdade, as viagens são incomparáveis. Cada uma nos reserva pequenas descobertas, um olhar com sentido especial dependendo de vários fatores, entre eles, o momento de vida que estamos vivendo.  

Um filme, uma música, uma foto, um livro, um programa de TV pode dar o start para uma cidade ou país entrar na minha lista de viagem dos sonhos. Só para dar um exemplo, foram os romances da escritora britânica Rosamund Pilcher que colocaram a Cornualha, na região sudoeste da Inglaterra, na minha lista. 


Viagem dos Sonhos - Veneza

Bem, hoje vou contar para vocês sobre Veneza, um dos lugares que eu sonhava conhecer desde que era criança. Tudo começou quando, em nossa casa no subúrbio carioca, minha mãe ligava o rádio ou colocava na vitrola discos de música italiana: Al Di Lá, Amore Scusami e outras. Minha irmã, minha mãe e eu dançávamos juntas e esses momentos tão especiais marcaram muitas tardes da minha infância. Anos mais tarde, meu sonho de destino foi atualizado assistindo ao filme Casanova, ambientado na cidade. Aquele ar romântico dos encontros fortuitos e dos segredos entre os amantes só corroborou o que ficou marcado e pra mim, de alguma forma, Veneza era uma cidade com essa aura.   

Quando, muitos anos mais tarde, eu finalmente desci na estação de trem Venezia Santa Lucia, uma grande emoção tomou conta de mim. O melhor ainda estava por vir. O auge foi quando meu marido e eu caminhávamos por uma das estreitas ruelas da cidade ao anoitecer e ouvimos, ao longe, alguém cantando Volare. Continuamos andando na direção do som, que cada vez parecia mais próximo, até que, ao chegar a um canal, vimos uma Gôndola, onde um casal estava a bordo e o gondoleiro a cantar. As lágrimas caíam sem que eu pudesse controlar. Me deu uma enorme saudade daquele tempo, da minha irmã, da minha mãe e eu queria muito que elas estivessem ali comigo. Era a emoção de estar em Veneza - a tal viagem dos sonhos - misturada com o rememorar daquelas tardes.     

Em 2016, fizemos uma viagem só pela Itália. Conhecemos muitas cidades e, lógico, revisitei Veneza, dessa vez, numa dobradinha com Treviso, onde ficamos hospedados. 


Veneza, Viagem dos Sonhos
Assim que chegamos a Veneza, fomos procurar alguma padaria para saciar nossa
vontade de comer merengue.

  

Já ouviu a frase "Sonhar não custa nada"? Pois é, mas quero dizer que é possível transformar sonhos em realidade. Na minha opinião, não tem uma receita de bolo para fazer isso, mas sempre sugiro começar com uma pesquisa sobre o lugar que você sonha conhecer. Foi isso que fiz e, depois de muita pesquisa e planejamento, consegui visitar o Mont St. Michel na França, Marrocos na África e Machu Picchu no Peru, alguns dos destinos que faziam parte da minha wish list. Se você também tem vontade de conhecer esses lugares, aqui no blog vai encontrar dicas muito legais. 


Lugares para visitar em Veneza:

A chegada a Veneza, das duas vezes que lá estive, foi de trem. Desembarcamos em Venezia Santa Lucia e já demos de cara com a beleza dos canais, das gôndolas e com o agito da cidade. 

Se você vai ficar hospedado na cidade, a minha dica é sair caminhando para explorá-la com calma, mas para quem vai fazer apenas um bate e volta o melhor é logo procurar os principais pontos turísticos. 

Siga rumo à Praça de São Marcos apreciando as pontes, os canais, os prédios em tons de ocre, mostarda e terracota. São belíssimos! Saiba que ali tem séculos de história.


Veneza, Viagem dos Sonhos


Praça São Marcos, linda e imponente, é a principal praça de Veneza. Reúne pontos turísticos cobiçados, tais como: a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, a Torre do Relógio, o Campanário, além das galerias com lojas, restaurantes e cafés. 

Veneza, viagem dos sonhos


Veneza, Viagem dos Sonhos
Não deixe de visitar ou apenas tirar uma foto no famoso e antigo Café Florian, que desde 1720, está
em funcionamento. Eles recebiam visitantes ilustres como Lord Byron e Charles Dicksen e
o próximo pode ser você. 

A Basílica de São Marcos é a igreja mais importante de Veneza. Foi construída em 1063 para guardar o corpo de São Marcos, o Evangelista. Recebe anualmente milhares de visitantes até mesmo quando o mar Adriático inunda a cidade. Foi o que aconteceu no dia que estávamos lá. Passarelas de madeira foram colocadas e as visitas foram mantidas, mas as filas para entrar ficaram enormes. Afinal, quem vai deixar de apreciar o estilo bizantino, os riquíssimos painéis dourados, os mosaicos, o piso com mármores de diferentes formatos, cores e desenhos?  Não deixe de observar a fachada com as réplicas dos 4 cavalos de bronze de São Marcos ou Cavalos de Constantino. Os originais encontram-se no museu da Basílica. Eles foram roubados de Constantinopla, em 1204, por um doge de Veneza e depois foi furtada por Napoleão em 1798, quando da invasão napoleônica. Não deixe de visitar o terraço e apreciar de outro ângulo a Praça de São Marcos. 


Veneza, viagem dos sonhos
Basílica de São Marcos


Veneza, viagem dos sonhos
Detalhes da Basílica de São Marcos


Na Itália é comum vermos o campanário ou torre do sino não incorporado à construção principal, ou seja, fora da igreja. Ele geralmente é edificado próximo, e assim é o Campanário de São Marcos. Sendo a construção mais alta da cidade, já foi usado como farol pois era visível para os navegantes. É possível fazer uma visita e a vista lá de cima deve ser muito legal.


Veneza, Viagem dos Sonhos
Campanário de São Marcos


A Torre do Relógio precisa ser observada em seus detalhes, pois eles contêm significados. Na parte mais alta, dois homens em bronze batem o sino a cada hora certa. Eles simbolizam o tempo. Logo abaixo está a escultura do leão que é o símbolo da república de Veneza. Nossa Senhora com o Menino Jesus está em um nicho simbolizando a religião. No grande relógio azul podemos ver constelações, os signos do zodíaco e os números em algarismos romanos. 


Veneza, Viagem dos Sonhos
Torre do Relógio


O Palácio Ducal, belíssimo prédio em estilo gótico veneziano, foi residência dos Doges, os governantes de Veneza, hoje é um museu. O ingresso de acesso é válido também para o Museu Correr, Museu Arqueológico Nacional e a Biblioteca Nacional. 


Veneza, Viagem dos Sonhos
Palácio Ducal

A Ponte de Rialto é a ponte mais antiga de Veneza e também a mais cobiçada para uma foto de registro da passagem pela cidade. Pode ser visitada a qualquer hora do dia e está sempre cheia de turistas. Sua primeira versão foi construída em 1181 como uma ponte flutuante e depois passou por melhorias e reconstruções até chegar como está atualmente. 


Veneza: Viagem dos Sonhos
Ponte de Rialto


Veneza, Viagem dos Sonhos
Um dos melhores programas em Veneza é passear pela cidade sem rumo, apreciando cada detalhe: vitrines, canais, becos, músicos nos restaurantes,
árvores, construções palacianas, fotos tiradas em grupo.

 

Você pode conhecer Veneza a pé ou pegar um vaporetto, barco que funciona como se fosse um ônibus aquático, já que as ruas, na verdade, são canais. Veneza foi construída sobre 118 pequenas ilhas, mas também tem uma parte continental e, portanto, ruas "normais".


Veneza, Viagem dos Sonhos
Tem até "trânsito" pesado nos canais de Veneza  


Veneza, Viagem dos Sonhos
Se estiver com uma folga no orçamento, vale um passeio de gôndola


Dois pontos de Veneza que, com certeza, chamarão sua atenção: a Ponte dos Suspiros e a Basílica que fica bem na frente da Praça São Marcos, cujo nome é San Giorgio Maggiore. 





Veneza, Viagem dos Sonhos
A ponte dos Suspiros ligava o Palácio Ducal aos calabouços. Dizem que seu nome foi dado em função dos suspiros dados pelos presos que, ao passar por ali após a condenação, sabiam que seria a última vez a ver o mar.

  




Veneza, Viagem dos Sonhos
Basílica de San Giorgio Maggiore na ilha de mesmo nome. Projeto do famoso arquiteto Andrea Palladio, essa igreja tem em seu interior obras de Tintoretto. A entrada para visitação é gratuita e tem elevador pra subir ao campanário, de onde a vista é belíssima.

O passeio por Veneza pode contemplar muitas outras atrações além dos pontos turísticos tradicionais. Vai depender do seu tempo disponível e de suas prioridades.    

Das 2 vezes que visitamos Veneza, achamos o preço da hospedagem bem salgado, mas nós encontramos uma excelente alternativa que foi a estadia em Treviso e, de quebra, conhecemos uma cidadezinha encantadora.


Treviso - onde se hospedar perto de Veneza


Treviso, assim como Veneza, faz parte da região do Vêneto. Apenas 40 km separa uma cidade da outra e de trem é rapidinho. Se puder, inclua em seu roteiro ou faça um passeio bate e volta. 

Você vai encontrar uma cidadezinha linda, tranquila e charmosa que é carinhosamente chamada de Pequena Veneza por ter também canais e pontes. Os tons terracota e ocre predominam nas casas e pequenos prédios residenciais. Cada rua, praça e cantinho da cidade é uma atração que encanta.  


Treviso na Itália

O centro histórico é parcialmente cercado pela muralha romana e fazer uma caminhada ao longo dela é um ótimo programa. Foi assim que conhecemos a imponente Porta de San Tommaso, uma das 3 portas da muralha.  

Porta de San Tommaso e muralha romana em Treviso na Itália


Em Treviso, podemos observar pinturas nas paredes de alguns prédios. Por isso, ela é conhecida como Urbis Picta - cidade pintada. Por volta de 1300, as fachadas das construções passaram a ser enfeitadas com pinturas tipo afrescos. Realmente, umas ainda são assim e parecem revestidas por um papel de parede, mas outras têm algo mais moderno tipo grafite. 

 

Treviso na Itália


Visitamos praças, palazzos e igrejas sempre admirando as construções, algumas dos séculos XIII e XIV.  


Treviso na Itália


A igreja de San Francesco e o convento tiveram sua edificação concluídos em 1270. Em seu interior encontra-se o túmulo de Pietro Alighieri, primeiro filho do poeta da Divina Comédia, Dante Alighieri. Quem admira claustros, vai gostar de fazer a visita. 

Não podíamos deixar de conhecer a réplica da Fontana Delle Tette que jorra água pelos seios. A original data de 1559 e foi feita por ocasião de uma seca na região. Depois, em ocasiões especiais como datas comemorativas, ela jorrava vinho pelos seios e a população podia beber de graça. Bem, essa é a história que contam. 

Fontana Delle Tette, Treviso,Itália


Destaco ainda a Piazza San Vito com um belo prédio em tijolinhos avermelhados e a principal praça da cidade que é a Piazza Dei Signori onde está o edifício da prefeitura. Não preciso dizer que, tanto em uma quanto em outra, uma paradinha para um café ou um drink é super bem vinda. 


Veneza, Viagem dos Sonhos
Piazza San Vito

Veneza, Viagem dos Sonhos
Piazza Dei Signori

A Isola Della Pescheria, uma pequeníssima ilha onde funciona um mercado de peixes, foi super recomendado por ser um lugar histórico. No entorno, vários restaurantes ótimos para almoço ou jantar. 

Veneza, Viagem dos Sonhos

  

Nós chegamos a Treviso de trem e fomos direto para nossa hospedagem no simpaticíssimo Terzopiano, um excelente B&B. Fomos recebidos pelos administradores para o check-in e orientações. Todo o apartamento era bem decorado. Quarto e banheiro de ótimo tamanho. De manhã cedo, íamos até a cozinha e podíamos pegar na geladeira e na bancada o que quiséssemos para tomar nosso café da manhã. Não sei a que horas alguém ia lá para abastecer com os itens, mas estava sempre tudo arrumado. Apesar do banheiro não ser dentro do quarto, ele ficava em frente e a chave dele ficava com a gente, então, só nós o usávamos.   


Terzopiano, B&B em Treviso, Itália


Agora, faço um convite especial: vem ouvir VOLARE comigo e sonhar com uma viagem a Veneza!


Qual a sua viagem dos sonhos? Venha se inspirar com os posts das minhas amigas que falaram sobre destinos com os quais elas sonharam e já conheceram ou que estão nas lista das viagens dos sonhos prestes a serem realizadas.

Comece conhecendo 5 Dicas para Planejar a sua Viagem dos Sonhos lendo o post que a Regina Oki do blog Turista Fulltime escreveu. 

Com o post  A Ilha de Sandhamn, um Pequeno Sonho de Viagem conheceremos o que a Adelaide do Turista Imperfeito andou sonhando. 

Quem quiser saber sobre uma famosa praia de super ondas em Portugal tem que ler Nazaré: uma Viagem dos Sonhos em Portugal. de autoria da Olívia do blog Olivia Garimpando Por Aí.

Continuando pela Europa, vamos embarcar rumo ao sul da França para conhecer a Côte D'Azur, Um Sonho de Viagem com o post da Gisele Prosdocimi do blog Destinos Por Onde Andei 




 

  1. Lilian, Veneza foi uma viagem dos sonhos que vou ter que repitir. Eu estava viajando sozinha e passei mal, fui maltratada pelo dono do hostel e fiquei com implicância. Claro que tenho algumas boas lembranças, até uma cantada do gondoleiro que era um paulista, aí eu dispensei. Não tem como sair do Brasil, achar que o gondoleiro é italiano, e descobrir que é brasileiro. Agora só voltando para tentar a sorte com um italiano. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos você tem 2 histórias pra contar e 1 motivos para voltar.

      Excluir
  2. Veneza é um sonho de viagem. É fácil de entender porque é o sonho de tantas pessoas. É uma cidade especial e sempre que posso volto para reviver as emoções positivas que me transmite.
    Treviso também é muito bonita, ótima escolha de hospedagem.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando uma quase italiana dá esse depoimento é porque a cidade é mesmo um sonho de viagem.

      Excluir
  3. Que post maravilhoso, Lilian! Fiquei muito emocionada lendo o relato sobre a sua infância e seus momentos em família. É impressionante como os nossos sonhos de conhecer um destino vão muito além das atrações que eles podem nos oferecer. E como uma viagem pode começar muito antes dos primeiros esboços de um possível itinerário. Assim como os efeitos desta viagem podem durar eternamente. Memórias afetivas são as mais singelas e as mais importantes na nossa existência. Já estive duas vezes em Veneza e me hospedei na parte nova da cidade por questões de economia. Mas adorei a sua dica de Treviso. Muito mais charmosa! Parabéns pelo post, tão rico e impecável! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso, Lilian! Fiquei muito emocionada lendo o relato sobre a sua infância e seus momentos em família. É impressionante como os nossos sonhos de conhecer um destino vão muito além das atrações que eles podem nos oferecer. E como uma viagem pode começar muito antes dos primeiros esboços de um possível itinerário. Assim como os efeitos desta viagem podem durar eternamente. Memórias afetivas são as mais singelas e as mais importantes na nossa existência. Já estive duas vezes em Veneza e me hospedei na parte nova da cidade por questões de economia. Mas adorei a sua dica de Treviso. Muito mais charmosa! Parabéns pelo post, tão rico e impecável! Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina pelo carinho. Tão bom quando nossas histórias tocam o coração de quem nos lê. Beijos

      Excluir
  5. Que delícia rever Veneza pelo seu olhar, Lilian, uma das cidades mais bonitas e interessantes do mundo, na minha humilde opinião.
    Veneza também foi minha viagem dos sonhos por um longo tempo, e finalmente consegui conhecer com minha família em 2016.
    Ficamos somente dois dias na cidade, mas foi o suficiente para aproveitarmos muito e conhecermos muita coisa, inclusive fizemos até um passeio de barco para as ilhas Murano, Burano e Torcello.
    Tenho ótimas recordações de nossa viagem à Veneza, um destino que eu voltaria fácil.
    Amei seu post, grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, impressionante como Veneza desperta sonhos . Bom saber que vc Tb conseguiu realizá-lo. Tenho vontade de revisitar Murano e conhecer as outras ilhas mais próximas. Obrigada pelo comentário

      Excluir
  6. Que delícia poder realizar uma viagem dos sonhos! Veneza também está na minha lista, assim como outras cidades da Itália. Ótimo o seu roteiro e lindas fotos, tenho certeza que foi uma experiência inesquecível.

    ResponderExcluir
  7. Veneza é um sonho de viagem que ainda não realizei, mas tenho vontade demaaaais de conhecer esse lugar! Amei seu blog e suas dicas, espero poder ir logo pra lá :)

    ResponderExcluir
  8. Veneza deve ser uma viagem dos sonhos mesmo, sou doida para conhecer. ótimas dicas e informações.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!