18 junho 2023

O QUE VESTIR EM DOHA NO CATAR E QUANDO VISITAR A CIDADE

O que vestir em Doha no Catar


Qual a melhor época para visitar Doha e que roupa devo usar? Essas eram as duas questões que não saíam da minha cabeça enquanto planejava a viagem para o Catar. Estivemos por lá e vamos te contar como foi nossa experiência em relação ao que vestir em Doha e quando visitar a cidade.

Todos sabem que o Catar é um país muito quente em boa parte do ano e, na minha opinião, isso interfere bastante na programação que o visitante vai fazer por lá e até mesmo na avaliação que ele terá da cidade e da viagem. Explorar um lugar com sol escaldante será muito diferente de fazê-lo com a temperatura de 20 graus. 

Sabemos de viajantes que estiveram em Doha, por exemplo, no mês de setembro e disseram ser impraticável estar na rua desde a hora do almoço até início da noite devido ao calor. Lógico que terá alguma coisa para fazer. Visitar museus pode ser uma saída ótima para fazer uma atividade num ambiente refrigerado, mas haja museu e ninguém vai viajar para ficar passeando num shopping que seria uma outra alternativa para escapar do calor. 

Até mesmo os deslocamentos pela cidade precisam ser mudados. Debaixo de temperaturas muito altas  os turistas precisarão fazer tudo de táxi pois é complicado caminhar num calor beirando os 45 graus. 


O que vestir em Doha no Catar


Nós estivemos em Doha do dia 27 de fevereiro até 4 março e achamos o clima muito agradável. Pegamos lindíssimos dias de sol com temperatura amena, até um pouquinho frio no início da manhã e no final da noite, pelo menos para os padrões cariocas, o que nos possibilitou fazer muitas caminhadas e deslocamentos a pé, além de tirar muitas fotos lindas.  

Portanto, antes de comprar sua passagem, pesquise em site especializados, tais como: www.weather.com ou www.accuweather.com, como estará a temperatura para que você possa aproveitar Doha ao máximo. 


Quando visitar e o que vestir em Doha? 


Muitos posts ressaltam que, em viagem ao Catar, é preciso estar atento ao que vestir e que é importante o respeito aos costumes e à cultura local. Concordo plenamente e penso que, na verdade, este respeito deve acontecer em qualquer lugar que vamos visitar, inclusive dentro do nosso próprio país. 

A religião oficial do Catar, que é o islamismo, estabelece regras rigorosas em relação a vários aspectos, entre eles, a vestimenta para homens e mulheres. Por isso, muitas dúvidas surgiram e em nossas pesquisas roupas transparentes, curtas, coladas ao corpo, decotes acentuados para as mulheres e camiseta sem manga para homens estavam entre as restrições mais citadas. Os turistas devem estar atentos e manter respeito. 

Durante nossa estadia meu marido usou todo tempo bermuda e camisa de malha de manga curta. Em alguns dias, usou blusa de manga comprida, daquelas com proteção solar. As calças compridas permaneceram na mala.

O que vestir em Doha no Catar

Na minha mala, eu levei duas saias midi, um vestido, várias camisetas de manga curta, duas calças pantacourt de tecido leve e fui variando as peças e combinações. De calçado usei sandália e tênis. 

Dessa forma, respeitamos o protocolo e ao mesmo tempo nos vestimos de forma confortável. No entanto, nos surpreendemos ao vermos várias pessoas com roupas bem distantes do indicado.  

O que vestir em Doha no Catar

Boné, chapéu ou viseira, assim como óculos escuros foram bem úteis para circular nos passeios ao ar livre e fizemos muitos pela cidade. Outro aspecto essencial é que os calçados sejam bem confortáveis e já amaciados. O protetor solar é item de suma importância e um creme hidratante também é bem vindo, pois a pele fica muito ressecada.

O que vestir em Doha no Catar

Caso pretenda visitar alguma mesquita é importante levar uma pashmina ou lenço para cobrir a cabeça, no caso das mulheres. Já os homens devem estar de calça e camisa de manga.

Agora é só arrumar as malas e partir para turistar em Doha. Se quiser uma dica sobre hotel nós ficamos no Al Najada By Tívoli bem no Souq Waqif e adoramos.



  1. Realmente essa questão da vestimenta é um ponto a se considerar no planejamento de viagem a países árabes, não é mesmo? Ótimos dicas sobre como se vestir em Doha - e mesmo que muita gente não esteja em conformidade, é bem melhor se prevenir e fazer o certo para não correr riscos, especialmente em países de maioria muçulmana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Cintia. Além de tudo não é nada complicado se vestir de forma respeitosa.

      Excluir
  2. Gostei muito a suas dicas sobre o que vestir em Doha e concordo quando diz que devemos respeitar os costumes locais, começando aqui no nosso próprio país. Interessante que em Doha só exigem que a mulher cubra a cabeça para entrar na mesquita. Em Abu Dhabi havia a exigência de se cobrir completamente na Grande Mesquita, um costume mais rígido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá eles são mais exigentes mesmo. Tive que comprar uma abaya apesar de estar com um vestido midi de manga comprida, que levei especialmente para entrar na mesquita.

      Excluir
  3. Realmente esse é um ponto muito importante, eu já estive nos países árabes e percebi que a vestimenta correta deixa a gente se sentindo mais segura.

    ResponderExcluir
  4. Viajar para países árabes sempre tem essa questão de como se vestir. Tenho muita vontade de visitar Doha e fico feliz de saber que não é tão rigoroso por lá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de Doha e vi que a vestimenta não era problema. beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!