27 junho 2023

EXPLORANDO CRACÓVIA EM 2 DIAS

 

O que fazer em Cracóvia em 2 dias



Dicas de viagem: Explorando Cracóvia em 2 dias

Para quem deseja fugir da rota tradicional de turismo na Europa, conhecer Cracóvia é uma excelente opção. A cidade polonesa é encantadora, cheia de história e dona de uma arquitetura peculiar. Por esses e outros motivos, é considerada uma das cidades mais importantes do país e, no passado, chegou até a ser a capital da Polônia, título que hoje pertence a Varsóvia.

Explorar Cracóvia em 2 dias seria o tempo mínimo para usufruir das principais atrações e, portanto, é fundamental planejar o roteiro detalhadamente. Se possível, tente incluir mais dias, se não der, separe 2 dias para Cracóvia e 1 para ir ao campo de concentração Auschwitz Birkenau, que fica a cerca de 70 km da cidade.


O que saber sobre Cracóvia


O que fazer em Cracóvia em 2 dias


Cracóvia é a segunda maior cidade da Polônia e, depois de Varsóvia, é uma das mais visitadas. É famosa pelo seu centro histórico, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, e conta com muitas praças, museus, igrejas e sinagogas.

Cracóvia também é muito conhecida pelo seu passado judaico. Inclusive, a cidade abriga um dos bairros judeus mais bem preservados da Europa, o bairro de Kazimierz.

Além de todo contexto histórico, Cracóvia é popular por suas noites animadas! A cidade é repleta de bares, pubs e clubes. A cena cultural fica ainda mais diversificada com os muitos festivais que acontecem por lá durante todo o ano, alguns dos exemplos são o Festival Internacional de Jazz e o Festival de Música Sacra. Ou seja, Cracóvia é um destino que pode agradar a diferentes públicos. Tanto daqueles que querem viver experiências únicas, quanto os que querem conhecer um lugar histórico ou até mesmo os que viajam em busca de badalação.


Roteiro Cracóvia em 2 dias: Atrações para conhecer no primeiro dia

Comece o dia visitando a Praça do Mercado ou RynekGłówny, que é uma das maiores praças medievais da Europa e onde também estão localizadas outras interessantes atrações, tais como: a Basílica de Santa Maria, uma das igrejas mais famosas da cidade. Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade, não deixe de subir até a torre. Aliás, notou que suas torres têm tamanhos diferentes? Segundo contam, ela estava sendo construída por 2 irmãos muito competitivos. Quando um deles percebeu que sua torre estava menor que a do irmão, mandou matá-lo.

 Saindo da igreja, não deixe de observar a Plac Mariacki, onde uma estátua de um estudante medieval é a atração para fotos.

O que fazer em Cracóvia em 2 dias


Conheça também o Cloth Hall, prédio de arquitetura renascentista que, no passado, foi importantíssimo centro de comércio e hoje abriga no térreo várias lojinhas/quiosques que vendem souvenirs e a galeria de Arte Polonesa em outro andar. 

Eros Bendato, uma enorme escultura em bronze de uma cabeça, é ponto de parada obrigatória para uma foto. Bem perto está a Town Hall Tower, parte que sobrou da antiga prefeitura, que hoje abriga um museu. 

Construída no século XI, a Igreja de São Adalberto é uma das mais antigas igrejas de pedra de toda a Polônia. Seu piso fica abaixo do nível do atual piso da praça. Dizem que ali foi o lugar onde o santo teria rezado o último sermão antes de partir em missão.   

A praça é delimitada por prédios antigos e muitos deles hoje abrigam, no térreo, restaurantes e cafés. Carruagens brancas, que parecem saídas de um conto de fadas, circulam com turistas. 

O que fazer em Cracóvia em 2 dias
Cloth Hall e as carruagens brancas, Escultura Eros Bendato e a igreja de Santo Adalberto 


Saindo dali, siga para o Colégio Maius, que é o prédio universitário mais antigo da Polônia. Até Nicolau Copérnico foi um de seus alunos. Continue descendo em direção ao rio e visite a Igreja de São Pedro e São Paulo com linda fachada em estilo barroco.

Colégio Maius, Cracóvia, Polônia
Colégio Maius


Igreja de São Pedro e São Paulo
Igreja de São Pedro e São Paulo


Após esse primeiro tour, aproveite a parte da tarde para visitar o Castelo Real de Wawel, considerado o mais importante do país. Ele fica no alto de uma colina com vista para o rio Vístula. O Castelo é um dos locais mais emblemáticos de Cracóvia e abriga museus, igrejas, pátios, galerias de arte e exposições, além de ser a antiga residência dos reis da Polônia. 


O que fazer em Cracóvia em 2 dias
Castelo Real Wawel

Caminhar pela orla do rio Vístula é um programa super agradável. Aliás, explore a cidade apreciando cada detalhe: prédios, praças, igrejas e jardins. 

O que fazer em Cracóvia em 2 dias



Roteiro em Cracóvia: O que fazer no segundo dia

No segundo dia, comece o seu passeio pelo bairro Judeu Kazimierz, já citado acima, um lugar que merece ser apreciado com calma e respeito pela história do povo judeu. Em cada canto parece estar registrado o sofrimento, mas também a revitalização. Nesse bairro vivia a maior população de judeus, mesmo antes da guerra. 

Antigamente, Kazimierz era uma cidade separada, mas no século XVIII passou a fazer parte de Cracóvia e com o tempo se tornou um centro de cultura judaica, com muitos prédios históricos e sinagogas que testemunham a rica história do povo judeu. Hoje, o bairro também é conhecido por sua atmosfera boêmia e vida noturna vibrante, com muitos bares, restaurantes, brechós e galerias de arte moderna.

Explorar o bairro observando suas construções possibilita encontrar monumentos tais como o Nissenbaum Foundation Memorial que homenageia os judeus que morreram na Segunda Guerra Mundial e a Velha Sinagoga, uma sinagoga ortodoxa que foi construída no século XV sendo a mais antiga da Polônia. Na Segunda Guerra foi usada como armazém e hoje abriga materiais sobre a história dos judeus em Cracóvia.  Ali perto, também vimos muros grafitados com os rostos de alguns poloneses famosos como Helena Rubinstein.

O que fazer em Cracóvia em 2 dias
Kazimierz: Nissembaum Monument, Grafite de Helena Rubinstein, Vestimenta judaica, Velha Sinagoga, Restaurante


Depois atravesse o rio e vá conhecer o distrito de Podgórze, que foi uma área isolada do centro de Cracóvia durante muitos anos. Ali foram confinados os judeus em um dos cinco principais guetos da Polônia - o chamado Gueto de Cracóvia. 

Visite a Plac Bohaterów ou Praça dos Heróis, onde várias cadeiras em bronze simbolizam os últimos móveis e bagagens deixadas na praça quando os judeus foram levados dos guetos para os campos de extermínio. Ali, eles eram obrigados a se reunir antes de serem deportados.   

O que fazer em Cracóvia em 2 dias
Praça dos Heróis


Aproveite para conhecer o Museu da Fábrica de Schindler, que conta a história do Holocausto em Cracóvia e a história da fábrica que foi administrada por Oskar Schindler durante a Segunda Guerra Mundial. Schindler conseguiu salvar 1200 judeus empregando-os em sua indústria.

Retornando, explore o Parque Planty, que circunda o centro histórico de Cracóvia e é um ótimo lugar para admirar a beleza da cidade. Dizem que ele é o pulmão verde de Cracóvia, além de ser um dos locais mais agradáveis para fazer um piquenique nos dias ensolarados. Os jardins floridos e as áreas gramadas são muito bem cuidados.

O Barbican é uma parte remanescente das fortificações medievais de Cracóvia. Estava ligado às muralhas da cidade que tinha o portão Florian como um dos acessos à cidade antiga. Hoje abriga uma filial do museu histórico da cidade. 

O que fazer em Cracóvia em 2 dias
Barbican


O que fazer em Cracóvia em 2 dias
Portão Florian


Como tudo que é bom dura pouco, na sua última noite em Cracóvia revisite as ruas do centro histórico e experimente a culinária local em um dos muitos restaurantes tradicionais da cidade. Não deixe de experimentar o pierogi, um prato típico da Polônia que é uma delícia!

A melhor forma de conhecer um destino é elencar as prioridades do que você deseja fazer e, assim, se programar para encaixar no tempo que terá disponível. Em Cracóvia, isso não é diferente! Então, a dica é adaptar a minha sugestão de roteiro de acordo com seus interesses e preferências! Afinal, conhecer Cracóvia em 2 dias será intenso, mas muito recompensador! A cidade é linda e tem muito a oferecer, desfrute sem moderação!






Dica de onde se hospedar em Cracóvia


Turnau City Apart-hotel em Cracóvia
Turnau City Apart Hotel



Nós sempre escolhemos uma hospedagem próxima à estação, pois esse é o nosso meio favorito de transporte quando em viagem pela Europa.





Adoramos nossa escolha, pois o apartamento era muito confortável, arejado, com decoração simpática. O acesso ao prédio se dava através de fechadura eletrônica com código. 

O café da manhã era servido em uma loja no térreo de outro prédio, onde também funcionava uma espécie de recepção e administração de diversos apart hotéis da mesma rede.  




  1. Durante a pandemia, assistimos muitos filmes e séries aqui em casa, um deles tinha como cenário Cracóvia e eu disse a meu marido que queria incluir a cidade num roteiro de viagem. Agora que encontrei seu post, fiquei com mais vontade ainda de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Que roteiro incrível por Cracóvia! Conhecia muito pouco sobre ela e adorei saber mais através do seu post. Fotos lindas!

    ResponderExcluir
  3. Lilian, vi seu post no Instagram e fiquei curiosa para saber mais sobre o que fazer em Cracóvia. Obrigada pelas dicas, me senti sendo guiada por esta cidade linda! Você sentiu alguma carga energética ao visitar monumentos e museus do holocausto?

    ResponderExcluir
  4. Caramba não conhecia Cracóvia , seu roteiro de 2 dias está ótimo, quem sabe eu conheça e faça essa viagem.

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de conhecer a Polônia e principalmente Cracóvia! Quero ir no inverno pra ver tudo branquinho de neve rsrs obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de conhecer a Polônia e principalmente Cracóvia! Quero ir no inverno pra ver tudo branquinho de neve rsrs obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!