2 º DIA DO TCHÊNCONTRO CAMINHOS DE PEDRA

Quando recebi a programação do TchÊncontro [31/7 à 2/8, POA ] fiquei feliz ao ver que constava do nosso passeio de sábado o Roteiro "Caminhos de Pedra" em Bento Gonçalves, lugar que eu tinha loucura para conhecer. 




A turma do TchÊ, ainda meio sonolenta, bem cedo, pegou o ônibus rumo à cidade de Bento Gonçalves e de lá mais 13 km chegou ao tão esperado Caminhos de Pedra.


Caminhos de Pedra é o nome de uma linda estradinha, na verdade, de um roteiro turístico de 12 km de extensão, onde várias propriedades comerciais e residenciais de famílias descendentes de imigrantes italianos preservam a história que foi construída desde que essas famílias lá chegaram por volta de 1875.

O Roteiro Caminhos de Pedra conta com 15 pontos de visitação.

Nossa primeira parada foi na Casa da Ovelha, que faz parte do Parque das Ovelhas. 



Chama-se atualmente Parque das Ovelhas porque é um local onde o visitante pode participar de várias atividades : Amamentação de filhotes,Tosquia das Ovelhas, Pastoreio com cão Border Collie, Ordenha e a Corrida de Ovelhas.

Logo que chegamos nos foi oferecido um chapéu de palha de aba larga pois íamos assistir ao pastoreio das ovelhas e o dia lindo de céu azul e sol forte prometia.






Vimos o cão Border Collie conduzir o grupo de ovelhas e obedecer a vários outros comandos dados pela sua treinadora.
Depois fomos ver as ovelhinhas bebês.



 A atividade seguinte foi a degustação de diferentes tipos de queijo feitos com leite de ovelha. A cada delícia provada nosso anfitrião sugeria cardápios onde aquele queijo poderia ser usado.



No andar térreo da casa há uma lojinha que vende queijos, 
iogurtes e doce de leite produzidos com leite de ovelhas. 

Nessa mesma loja estavam oferecendo provas dos sucos de uva branca e uva escura e eram tão saborosos que me entusiasmei e comprei logo 2 garrafas.

Uma Senhora Viagem e Viaje com a Flora fazendo pose na Casa da Ovelha.




O povo voltou para o ônibus cheio de sacolinhas da Casa da Ovelha, impossível resistir !

Nossa 2ª parada foi na Casa da Erva Mate.






Na visita à Casa da Erva Mate conhecemos o pé de erva mate.



E depois o processo de produção artesanal da erva mate.



Na lojinha da Casa da Erva Mate não podia faltar....


Enquanto esperávamos o ônibus demos uma fugidinha até a Casa das Cucas Vitiaceri  que é um ótimo lugar para saborear cucas caseiras em um lanche, numa varanda toda envidraçada de onde se pode apreciar uma linda vista.



Aliás, tudo nessa estrada é convidativo a contemplação : terrenos amplos, montanhas ao longe e casinhas de madeira.



A parada seguinte foi na Salumeria, isso mesmo, lugar que fabrica os mais variados tipos de salame.




Em todos os lugares onde paramos fomos muito bem recebidos pelos funcionários e tivemos o momento "degustação".

De lá partimos, então, para o almoço na Casa Ângelo.



Cardápio típicamente italiano : sopa de capelleti, rodízio de massas, galeto e churrasco. 
Mas a maravilha ficou por conta da sobremesa : creme com sagu ao vinho. Simplesmente Divina !


Após o almoço, a Paula do Mochilinha tomou a palavra e nos contou que, durante a preparação do TchÊncontro, vários outros blogueiros falaram do desejo de participar de alguma forma, mesmo não podendo ir ao encontro. Ela, então, teve a ideia de pedir que eles enviassem guias e livros de sua autoria para serem sorteados e, assim, os "ausentes marcariam presença e interagiriam com os demais". A ideia foi brilhante e a resposta foi super positiva.




A comissão organizadora promoveu o sorteio e nós ganhamos  "Viver na Suiça" da Liana Soares  do blog www.elaeamericana.net 

A Liana vive na Suiça,em Berna, desde 2009 com seu filhinho Edi e o livro aborda muitos aspectos do seu dia a dia.

Foto do blog www.mochilinhagaucha.com.br

Veio com uma dedicatória carinhosa.



 Todos também foram brindados com o livro "Pelados na Europa" do Brasil Naturista. 

Na saída uma foto do grupo.



Foto de Alessandra Fratus do blog  www.topensandoemviajar

Nosso destino seguinte foi a Vinícola Peterlongo em Garibaldi.




Durante todo o passeio pelo "Caminhos de Pedra", fomos ciceroneados pela Lucinara da ConceitoComBrasil . Ao chegarmos à Peterlongo, o Sommelier João Ferreira assumiu a tarefa de nos conduzir pela casa, contando toda a história construída pela marca desde que surgiu em 1915.





A Peterlongo produz Champagnes, Espumantes, Frisantes e Sucos.
Atualmente a Peterlongo está presente na África do Sul, Colômbia, Estados Unidos, Japão e Panamá. Estréia, em breve, a exportação para a China. 

Ao término do circuito pela Vinícola, essa surpresa...
Fomos convidados a sentar e.....  



...o sommelier nos apresentou vinhos que podem ser harmonizados com diferentes pratos e com sobremesa, logo após cada explicação os mesmos foram servidos para degustação. Ao final cada um de nós recebeu de presente uma garrafa de vinho Peterlongo.
Mais uma vez eu me encantei com um rosé docinho que acompanha sobremesas.    



Quando a visita terminou a noite nos aguardava do lado de fora.




Bye bye Peterlongo ! 
Foi com essa imagem que deixamos a cidade de Garibaldi rumo a Porto Alegre.


O Roteiro Caminhos de Pedra  foi idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato com o objetivo de resgatar a historia dessa comunidade nesse lugarejo e manter viva essa cultura através do turismo de experiência. Pela lei Estadual 13.177/09  Caminhos de Pedra foi declarada Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.

 O trecho abaixo foi retirado do site www.caminhosdepedra.org.br
"Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena de associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui 15 pontos de Visitação (assinalados em vermelho no mapa) e 56 pontos de Observação Externa (assinalados no mapa com letra verde)".

Todas as visitas que fizemos foram gratuitas.
Esse é um passeio maravilhoso !

A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves tem um site www.turismobento.com.br com vários roteiros tais como : Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas, Rota Rural e outros.







FOTOS : J.C. ALVAREZ



Leia Também:

Porto Alegre

Um comentário

  1. POxa vida... quem sabe um dia ainda participo de um tchencontro! Este lugar - caminhos de pedra - é um dos meus passeios favoritos na serra gaúcha!!

    ResponderExcluir