MANGUE SECO, BATE E VOLTA DE ARACAJU

Visitar Mangue Seco em um bate e volta de Aracaju é um dos melhores programas a fazer quando você estiver na cidade.

Saia cedo de Aracaju para aproveitar bem Mangue Seco, pois você irá percorrer 75 km até chegar a Porto do Cavalo, onde será necessário fazer a travessia do rio Piauí e rio Real .

Olha que graça a nos recepcionar no cais de Porto do Cavalo !!!
escuna para mangue seco
Cais de Porto do Cavalo


caju no cajueiro


Mangue Seco

Eu fiz esse passeio com a  Nozes Tour, que aguardava todo o grupo com uma escuna de dois andares e fez a travessia em 40 minutos. 

Essa travessia pode ser feita de outras cidades. 

O calçadão de Mangue Seco, próximo ao pier, com calçamento novo, está uma graça.


Mangue Seco, que fica entre o mar e o rio Real, é um vilarejo de ar bucólico, ruas de areia, casinhas com janelas abertas e você tem a sensação de que ali o tempo anda mais devagar. 

mangue seco

O grande barato ao chegar em Mangue Seco é fazer o passeio de buggy. Os buggies, que levam para o passeio às dunas, aguardam em um estacionamento de frente para o mar. Então, é preciso uma caminhadinha pela cidade.

O passeio de buggy é interessante, pois te leva a apreciar diferentes vistas da natureza da região.

Está gostando do post ?
Então, compartilhe nas redes sociais. 

 Areia fininha e branquinha forma dunas dos mais diferentes tamanhos.
 Uma vegetação típica cobre o topo de algumas dunas. 

mangue seco

Enquanto esperava a Van para o passeio, fiz amizade com duas hóspedes, a Vera e a Celô, que estavam no mesmo hotel que eu e que também iam ao mesmo passeio. Foi ótimo, pois não só dividimos o buggy, como nos tornamos amigas.


Aqui e acolá, coqueiros solitários mantêm-se firmes apesar do vento que insiste em soprar, deixando-os envergados. 


De cima das dunas podemos ver uma grande área perto da praia com coqueiros e o mar a perder de vista.


Na parada chamada "Morro do Caju", o guia nos mostrou essa vegetação verde, quase chegando na parte de cima e explicou que trata-se de um imenso cajueiro que está sendo coberto pela areia das dunas que se desloca com o vento. 


Há 30 anos, a novela Tieta revelou para o grande público a beleza de Mangue Seco, vilarejo na Bahia, quase divisa com Sergipe. Até hoje, o nome dos lugares,  onde os buggies param para fotos, remete-se à novela. Os guias/motoristas dos buggies - orgulhosos - fazem referência à época, mas lembram que alguns deles nem eram nascidos !!!

Abaixo, os coqueiros Romeu e Julieta, esse é o nome da última parada.



 Todos foram muito gentis e se ofereceram para fotografar os turistas.
Depois, nosso motorista nos levou à praia, passeando de buggy pela beirinha do mar !


mangue seco

Essa foi a barraca onde ficamos : cobertura de palha para proteger do sol, rede para descansar, mesinhas e cadeiras para petiscar e conversar. 


E lá ficamos nós com a visão do paraíso !
De um lado e de outro, praia e coqueiros.


Na nossa frente, o mar.


E atrás, dunas imitando as corcovas de um camelo !


Depois de nos deleitarmos, apreciando a beleza da praia, voltamos para o restaurante e Pousada "Fantasias do Agreste", onde foi nosso ponto de apoio, para almoçar e descansar.

Esse post está sendo útil para você ? 

Compartilhe nas redes sociais pois ele pode ser útil para outras pessoas.

O restaurante é um lugar agradável, decorado com bonitas peças de 

artesanato brasileiro e serviu um almoço gostoso. 

mangue seco

Ainda deu tempo de ir ao shopping !!!!! 


Na praça principal do vilarejo fica o shopping e a igrejinha.


Chegou a hora de ir embora e eu me despedi do vilarejo com vontade de ficar mais um dia e curtir aquela paz. 



Informações práticas :

1] A van da Nozes Tour, empresa de turismo, passou no hotel no horário combinado já com os demais integrantes do passeio. Nosso motorista e guia se chamava Wagner, muito atencioso, foi dando informações acerca da cidade, praias e riquezas do estado de Sergipe.
Fizemos o trajeto Aracaju/Porto do Cavalo.A van ficou estacionada embaixo da ponte e o motorista nos acompanhou na escuna.

2] Quando você chega em Mangue Seco, não significa que chegou à praia e  não se consegue chegar, à pé, na praia, é necessário pegar um buggy. De buggy você pode fazer o passeio pelas dunas e depois ir para praia ou seguir direto para praia.

*** Atencao, minha amiga Paula Brum do blog Mochilinha Gaucha ja se hospedou em Mangue Seco [e explica como e possivel chegar a pe ate a praia. Oba !!! La vai : "saindo do centrinho e so caminhar pelo rio,passar na frente da Pousada O Forte, pegar uma estradinha de areia e caminhar ate o mar se abrir lindao"
Aproveite para visitar esse poetico blog e se inspirar a viajar para lugares incriveis.

3] O ponto de apoio da Nozes Tour em Mangue Seco é o Restaurante e Pousada Fantasias do Agreste localizado em frente ao cais da escuna. É um local muito bem estruturado.

4] O almoço é servido nesse restaurante e antes de sair para o passeio de buggy cada pessoa tem que escolher o prato que deseja para o almoço.
 O valor do almoço está incluído no valor do passeio.

5] O valor do passeio de buggy não está incluído no valor do passeio 
a Mangue Seco.  

6] São oferecidos 3 tipos diferentes de passeio de buggy : um de 90 reais com 2 paradas, um de 130 reais e o mais completo por 170 reais. O que difere um do outro é a duração do passeio e número de locais de parada. Em todos eles, ao final do passeio de buggy você é deixado na praia e pego em horário combinado.

7] Use protetor solar sempre, mesmo com mormaço.  



Vai visitar Aracaju ? Então, uma ótima opção de hospedagem é o Hotel Ibis.  
Veja também outras opções no Booking

Eu estive em Aracaju a convite da rede Ibis que estabeleceu uma parceria com a ABBV. Esse passeio foi uma cortesia da Nozes Tour. 
Esse post é um relato da experiência vivida e expressa com sinceridade a minha opinião.

Siga as dicas do blog e faça "uma senhora viagem" !!!
Se precisar de ajuda é só escrever aqui nos comentários e se quiser deixar suas dicas, elas, também, serão bem vindas.







 Leia Também

Arraial D'Ajuda




Santa Cruz de Cabrália e Santo André

Trancoso

2 comentários

  1. Ai, bateu uma saudade, aqui. Agora, ao visitarmos Sergipe, estivemos bem pertinho, na praia do Saco, mas resolvemos não fazer a travessia e aproveitar o dia. Mas, quando passamos dias deliciosos aí, tudo foi mais que perfeito. Banho de rio e de mar, anoiteceres espetaculares e noites frescas com a brisa nordestina. Ó, sabia que dá para ir a pé até a praia? Saindo do centrinho é só caminhar pelo rio, passar na frente da Pousada O Forte (onde nos hospedamos), pegar uma estradinha de areia e caminhar até o mar se abrir lindão - tá, as gaúchas são loucas, eu sei! hahahaaa! Como estávamos no meio do caminho, hora íamos para o mar, ora para o centrinho pelo rio. Gorda lembra logo de quê? Ah, as melhores moquecas do mundo! Amei relembrar pelo seu post, querida. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otima dica, ja incorporei ao post. Obrigada pela visita e contribuicao, beijocas. Volte sempre.

      Excluir