FORTE DE TAMANDARÉ, PRAIA DOS CARNEIROS, PERNAMBUCO



Eu sei que quem se hospeda na Praia de Carneiros provavelmente fica tão encantado com a beleza do lugar que dificilmente vai querer outra coisa que não seja curtir as praias da região. Mas, se, por alguma razão, você quiser fazer um passeio bem legal, sugiro visitar o Forte de Tamandaré.
Os Fortes/Fortalezas tiveram importância fundamental na história brasileira para proteção do nosso litoral e fronteiras. O Forte de Tamandaré é patrimônio da Marinha Brasileira e foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco. É pequeno, mas de grande valor histórico. Passou por um processo de restauração, que começou no ano de 2015.
Os Fortes Coloniais seguiam um certo modelo com planta quadrangular ou poligonal.


Leia também : Praia de Carneiros e Praia de Bitingui, Costa dos Corais. 

O Forte de Santo Inácio ou Forte de Tamandaré fica no centro da cidade de Tamandaré, na praia de Boca da Barra e foi construído no final do século XVII para defender a região dos ataques holandeses e abrigar embarcações portuguesas.
Veja abaixo que, em torno do Forte, há resquícios de um fosso. Mas, na época, havia uma ponte móvel que, ao baixar, possibilitava a entrada no Forte.


O Forte abriga, desde 1902, o Farol de Tamandaré, até hoje em funcionamento.


A Capela de Santo Inácio foi construída em 1786 e, após a restauração do Forte, está disponível para casamentos.



Durante a Segunda Guerra Mundial, o Forte de Tamandaré abrigou tropas do exército que protegeram a costa brasileira.
                       

Acima, podemos ver que, o que no passado foi quarto dos soldados, hoje é ocupado com lojas de artesanato. No dia de nossa visita estavam fechadas, mas deu pra ver, pela janela, várias coisas interessantes.

No centro da cidade de Tamandaré há um escritório de turismo com um atendimento bem simpático, onde é distribuído mapa e folder sobre os atrativos da cidade.




Endereço do Forte de Tamandaré : rua Catorze 107
Horário de funcionamento : de 9h às 17h

Hospedagem : Se você estiver planejando uma viagem para Praia dos Carneiros reserve o seu hotel aquiLeia o post Pousada Praia dos Carneiros, Tamandaré, Pernambuco e conheça uma ótima opção de lugar charmoso para se hospedar.
Reservando o seu hotel através desse link você não paga nada a mais do que se fizer a reserva direto no Booking.


                                       

FOTOS: J.C. ALVAREZ

Leia Também:

2013

Recife

2017

4 comentários

  1. Como são bonitas essas histórias de fortes, né? Muito bacana o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de saber a historia dos lugares que visito. O Forte é simples e pequeno mas bem legal de conhecer. Beijocas

      Excluir
  2. Seus posts me inspiram muito! Me deu muita vontade de visitar Pernambuco vendo suas fotos e lendo os textos. Obrigada por compartilhar tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Poli. Pernambuco é um estado com muitas cidades bem legais e muita história interessante.Foi um estado muito rico na época do Brasil colônia. Beijocas

      Excluir