22 maio 2012

PASSEANDO POR SANTIAGO Parte 1

Santiago é uma cidade onde se circula bem, de metrô ou à pé, para conhecer vários pontos turísticos.
Para chegar ao centro, é possível saltar em uma dessas estações: Universidad Católica, Santa LucíaUniversidad do Chile ou Moneda. E, com um mapa em mãos, traçar o seu próprio roteiro. 




Mapa do city tour da Turistik

1] Cerro Santa Lucía

O Cerro Santa Lucía tem duas entradas diferentes - pelo menos assim nos pareceu -, já que, em um dia, vimos lugares e recantos bem diferentes dos que vimos em outra visita .
Bem, o Cerro é um parque público, localizado no centro de Santiago e tem mirantes, jardins, estátuas e pracinhas, onde vimos vários grupos de jovens sentados conversando e tocando violão.







A vista do último mirante é bem legal. Mas, chegar até ele é meio complicado: escada estreita, corrimão frágil e degraus desgastados.  







Subindo pelo outro lado, apreciamos recantos diferentes.







Depois de um tempo passeando pelo Cerro e de ter uma visão panorâmica da cidade, descanse um pouco no gramado ou em uma das várias pracinhas. Continue, então, seu passeio indo ao Parque Florestal.  


2] PARQUE FLORESTAL

É uma das atrações do centro da cidade e um espaço delicioso para um passeio sem hora marcada para terminar. Os chilenos aproveitam o gramado para namorar, ler, andar de bicicleta ou simplesmente ver o tempo passar.



Museu de Arte Contemporânea


3] Plaza de Armas
  
Durante o dia, é grande a movimentação de chilenos que trabalham na região, assim como de turistas que visitam esse ponto turístico. A Catedral Metropolitana, a Prefeitura, os Correios e outros prédios históricos estão na Plaza. Ali perto, encontramos as famosas ruas de pedestres - Ahumada e Huérfanos [Paseo Ahumada e Paseo Huérfanos] - onde ficam os "Cafés com Piernas". Ficamos impressionados com a limpeza do centro da cidade. Não tem comparação com o centro do Rio.






Abaixo, fotos do interior da Catedral








Continuando o passeio pelo centro, logo chegamos ao Palácio La Moneda. 




4] O Palácio La Moneda é a sede da Presidência da República. Mas, foi, originalmente, construído para ser a Casa da Moeda.








5] O Centro Cultural La Moneda fica à direita do Palácio, no subsolo. É uma construção moderna que abriga cinemateca, cafeteria, salas de exposição e a Fundacion de Artesanías de Chile [loja que vende artesanato de diferentes regiões do Chile] .

Descemos para nos refrescar, pois o calor estava insuportável. Mas, nos surpreendemos com o que encontramos e passamos um bom tempo visitando esse exuberante espaço. 







6] PARIS / LONDRES

Adoramos o lugar onde a jornalista Silvia Oliveira, do blog Matraqueando, se hospedou em Santiago e fomos lá conhecer. 

Não sei como os chilenos consideram essa micro região: bairro ou, apenas, um quarteirão???


Na verdade, são duas ruas muito tranquilas, com calçamento de paralelepípedo e prédios de 4 ou 5 andares estilo europeu. Parece uma área residencial, mas vimos alguns hostels e até restaurante. Vale uma visita.







Fotos: J.C. Alvarez


Leia também:

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!