26 junho 2012

ARACAJU E ONDE COMER

Que maravilhosa surpresa conhecer Aracaju!

Há muito tempo, eu e meu marido pretendíamos conhecer Aracaju, mas sempre acabávamos dando prioridade a outro destino. Só agora, vimos o que estávamos perdendo. A cidade é tranquila, limpa, segura e bem cuidada. A Orla da Atalaia é cheia de atrativos para as mais diferentes idades: parque infantil, Oceanário, Projeto Tamar, carramanchão, lago etc..

Arcos de Atalaia

Logo depois desses arcos, encontramos um posto de informação ao turista e entramos para pegar um mapa e algumas informações. Fomos muito bem atendidos por um rapaz, que nos explicou como circular de ônibus por Aracaju e como chegar aos pontos turísticos. 




Aracaju conquista os turistas logo à primeira vista: cidade pacata e com gente muito simpática e prestativa.

Assim que chegamos, fomos passear pela orla da Atalaia. Bem, caminhar pela orla pode ser um bom programa para uma manhã ou uma tarde inteira, pois há muito o que ver, e vale repetir a dose nos dias seguintes.  



Monumento aos Formadores de Nacionalidade

Mundo Maravilhoso da Criança

O Mundo Maravilhoso da Criança é um complexo de brinquedos para as crianças: escorregas, casinha, ponte, mini pista para velocípede. Tudo bem colorido e feito para o tamanho das crianças.  




Lago artificial da Orla

Lago artificial ao entardecer



No meio do lago, numa pequena ilha, há um "condomínio de residências para patos". Não é uma graça?!






Durante o dia, os pedalinhos passeiam pra lá e pra cá pelo lago, e, de noite, como fica tudo iluminado, essa área continua sendo um lugar agradável para uma caminhada ou, apenas, uma pausa.




Nessas mesas, vimos jovens jogando xadrez no meio da tarde, um senhor lendo jornal, um rapaz usando seu laptop, pessoas fazendo uma pausa durante suas caminhadas. Isso nos levou a crer que Aracaju é uma cidade segura.



Mesas para jogar xadrez / Lugar com wifi 





O Centro de Arte e Cultura expõe e comercializa artesanato de diferentes regiões do estado de Sergipe. São várias lojinhas, e, em cada uma tem destaque um tipo de artesanato: esculturas em cerâmica, objetos em palha, bordados em ponto de cruz e renda irlandesa. 




Essa é um tipo de renda produzida por artesãs de diferentes municípios de Sergipe. Em 2009, foi incluída no Livro de Registro dos Saberes e reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. 
[http://www.e-sergipe.com/noticias/renda-irlandesa-produzida-no-estado-de-sergipe-e-referencia-mundial/]

Foto Aracaju Virtual



Ali perto, a Passarela do Artesão também vende artesanato, além de comidinhas, como tapioca, pamonha, curau, pastel e caldo de cana.  Quando a noite chega, esse local se transforma num "point" com muitas famílias reunidas.





Na orla da Atalaia há boas opções para a prática de atividades esportivas: quadras de tênis, pistas de skate, muro de escalada e até um Kartódromo.



  


Da orla, também, podemos avistar, muito ao longe, as plataformas de petróleo e, no final da tarde de sexta-feira, vários helicópteros fazem a rota plataforma/cidade.




A Delegacia de Turismo também está instalada num prédio moderno, na Orla da Atalaia.





Restaurantes na orla da Atalaia :

A maioria dos restaurantes da orla abre para o almoço, fecha durante a tarde e depois reabre para o jantar.

  • O restaurante "República dos Camarões" serve pratos deliciosos para 2 pessoas, por um preço bem honesto.



  • A "Churrascaria Sal e Brasa" é uma opção interessante. 



  • Na lanchonete, recém-inaugurada, "Pastel da Jane", os pastéis são maravilhosos: sequinhos e com recheios bem generosos. Difícil é escolher entre tantos sabores doces e salgados. A Jane está sempre presente, circulando entre os clientes e verificando o atendimento.






  • Ficamos apaixonados pela arquitetura e decoração do restaurante "Maria Flor", localizado em frente ao nosso hotel [Celi Hotel].

Os painéis de vidro coloridos substituem uma das paredes do restaurante e conferem claridade ao ambiente. À noite, com iluminação, é um outro tipo de beleza.





A identificação do banheiro feminino e do masculino é feita por cartazes bem humorados.





  • Passarela do Caranguejo


A Passarela do Caranguejo é uma continuação da orla da Atalaia, repleta de restaurantes e bares, onde predominam pratos com frutos do mar, entre eles, o caranguejo.

Fomos conhecer o famoso "Restaurante e Casa de Forró Cariri" com a intenção de assistir um show de forró. Mas, os gratuitos são apresentados na varanda do restaurante e variam a cada dia: bossa nova, samba, sertanejo...

O verdadeiro show de forró acontece diariamente na "casa de forró", um espaço dentro do restaurante, onde os trios de forró fazem apresentações e as pessoas dançam. Para ter acesso a esse espaço, é preciso adquirir um ingresso. O forró deve ser animadíssimo, pois era grande o número de pessoas chegando.





FOTOS : J.C. ALVAREZ


 
Leia Também:

Onde Ficar em Aracaju
Passeando Pelo Centro de Aracaju
Passeio no Rio Vaza Barris
Mangue Seco, Bate e Volta de Aracaju
Hotel Econômico em Aracaju Ibis Budget
Cânion do Xingó, Maravilha de Sergipe

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!