13 março 2013

PORTO ROTEIRO DO 1º DIA




ROTEIRO  1º DIA


  • Estação São Bento, Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados, Câmara Municipal, Torre dos Clérigos, Praça dos Leões, Universidade do Porto, Igreja do Carmo e dos Carmelitas, livraria Lello, loja "A Vida Portuguesa", rua Santa Catarina, Cais da Ribeira, Vila Nova de Gaia, restaurante Bacalhoeiro.


PORTO   ROTEIRO DO 1º DIA


Sempre tive muita vontade de conhecer Portugal, mas meus argumentos nunca foram suficientes para convencer meu marido em relação a esse destino. Finalmente, em fevereiro de 2013, consegui e, assim, embarcamos rumo a Portugal.


Uma ótima época para viajar para Europa é próximo ao Carnaval pois fazemos o movimento inverso ao que muitos turistas estão fazendo. Isto é, eles estão chegando e nós estamos saindo. Além disso, faz um frio agradável em alguns países europeus.


Chegamos ao Porto na manhã de uma segunda feira de tempo nublado, em um voo tranquilo, direto do Rio de Janeiro. Optamos por fazer o translado do aeroporto para o hotel de táxi, embora tivéssemos todas as orientações para fazê-lo de metrô. Como nosso hotel ficava no Cais da Ribeira, pagamos 25 euros, mas chegamos sem nenhum estresse e sem carregar malas pelas ladeiras.




Pegamos na recepção do hotel um mapa da cidade, e o recepcionista assinalou onde ficavam os pontos turísticos.


estação de trem São Bento foi o primeiro lugar a ser visitado. É uma estação antiga e tem suas paredes internas revestidas de azulejos, característica de muitas construções em Portugal.


Esses murais retratam cenas da história do país e dos transportes.




Seguimos nosso passeio e chegamos à praça da Liberdade.


Ela é considerada o coração da cidade. Por ser um ponto turístico, é frequente vermos no seu entorno ônibus "hop on hop off" e vários turistas fotografando a estátua de D.Pedro IV.

A Avenida dos Aliados é imponente, ampla e tem, ao final, o prédio da Câmara Municipal, como que a tomar conta da Avenida.



Os prédios antigos que ainda existem nessa área são muito bonitos e estão bem conservados ou em obras de recuperação. Aliás, vimos muitas obras pela cidade em ruas, casas, praças e prédios .

A Torre dos Clérigos, por ser bem alta, serve de referência para quem estiver meio perdido em seu passeio pelo centro, pois é vista de longe. Nós não chegamos a visitá-la pois, no momento que passamos por lá, estava fechada.




Mais adiante, a praça dos Leões, onde está localizado um dos prédios da Universidade do Porto.









Muito próximo, estão as igrejas do Carmo e dos Carmelitas. Olhando de fora, parece um prédio só. Entramos na igreja Carmelitas que é muito bonita. Não pudemos ver a igreja do Carmo pois estava fechada. Admiramos seu painel externo de azulejos.






 

O interior da igreja dos Carmelitas é riquíssimo.





Fomos passeando sem rumo certo, até que encontramos a livraria Lello, considerada a livraria mais bonita do mundo. Não sou a pessoa certa para concordar ou discordar pois conheço apenas algumas cidades, mas confesso que não a vi dessa forma. É um prédio pequeno e bonito por fora. Seu interior impressiona pelo conjunto: escadas em madeira, que mais parecem 2 serpentes armando o bote. A claraboia é um vitral maravilhoso !
 O teto é todo em gesso pintado imitando madeira trabalhada em marchetaria, mas você jura que é madeira.

É um dos lugares imperdíveis da cidade do Porto !





Loja "A Vida  Portuguesa"
A loja "A Vida Portuguesa" é simplesmente fantástica !
No passado, o prédio foi ocupado por uma loja de tecidos. Por fora não chama atenção. Por dentro é uma loja muito interessante. As prateleiras de madeira clara, que exibem os mais variados produtos, lembram as cristaleiras de antigamente.



Dá vontade de comprar todos os produtos: latas de sardinha, cadernos, placas de metal, perfumes, sabonetes e latinhas, sempre com embalagens antigas.  
Enfim, uma loja de produtos portugueses antigos, com preços bem possíveis para turistas brasileiros.

Caso se interesse em comprar algo, faça isso na loja do Porto, já que a loja de Lisboa é muito pequena e oferece poucos produtos.




Sabe quando você chega a uma cidade com mil indicações de lojas, ruas, restaurantes que não pode deixar de conhecer e, quando menos espera, dá de cara com esses lugares ?

Pois foi assim que encontramos a rua Santa Catarina, rua de pedestre com muitas lojas, tais como: Zara, Fnac e o shopping Via Catarina [H&M, Massimo Dutti, Geox, Levi ] 

Foto do www.tripadvisor.com.br
Tradicional Café Majestic na rua Santa Catarina 




No meio da tarde já estávamos com muita fome e decidimos que era hora de procurar um dos restaurantes indicados para saborear um bacalhau.


O restaurante Bacalhoeiro fica em Vila Nova de Gaia, na Av. Diogo Leite 74 [esta é a rua que beira o rio Douro]. De um lado do rio Douro fica Porto e do outro lado do rio está Vila Nova de Gaia. Então, se quiser visitar Vila Nova, é só atravessar à pé a ponte D. Luis I.

O restaurante é pequeno e muito bonitinho.
Eu escolhi o bacalhau com natas [9 euros], mas não lembro o nome do prato que meu marido escolheu.




Ficamos muito satisfeitos pois a comida estava deliciosa, farta e o preço foi barato.




FOTOS: J.C. ALVAREZ
  1. Nossa! Que fotos lindas! A igreja dos Carmelitas é linda! E essas comidinhas deliciosas... Hum....

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian,
    Estou indo visitar meu filho na Irlanda e de lá vou á Portugal, onde passarei 6 dias. Meu marido é português, mas já faz muito tempo que não vai a sua terra.
    Vou me hospedar em Lisboa. Acho que fizemos errado, reservamos o hotel para todos os dias, mas tudo bem, erros acontecem. Queria uma sugestão e saber também se vamos de Lisboa ao Porto primeiro ou a Braga, essa noite pernoitaremos em alguma dessas cidades. Gostaríamos de ir no alfa pendular? Tem que comprar antes?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Liliam Pina
    Acho mais interessante ir de Lisboa para o Porto,dormir uma noite no Porto e depois de Porto para Braga,fazer um bate e volta.Compre a passagem de trem antes.Entre no site da Companhia de trem portuguesa : www.cp.pt

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!