26 março 2013

PORTO : RIO DOURO / MATOSINHOS

Um programa que não cansa é passear pelas margens do rio Douro. De um lado é Porto e do outro Vila Nova de Gaia. De dia é um tipo de beleza e à noite é outro.


PORTO :   RIO DOURO / MATOSINHOS


Acima, vemos o barco Rabelo, embarcação típica do rio Douro, que no passado transportava os barris de vinho das cidades onde eram produzidos até a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, em que eram armazenados e comercializados.








Atualmente, esses barcos enfeitam o rio Douro e são usados para passeios.








Fizemos um passeio muito interessante a Matosinhos. Fomos de "autocarro" e voltamos à pé por um trecho, e depois de "eléctrico".


Largo dos Lóios
Mapa do Largo dos Lóios
A melhor opção é pegar o autocarro 500 no ponto final, que é no Largo dos Lóios [fica próximo à rua dos Clérigos ] pois muitos turistas usam essa linha para visitar as praias do Porto. Sendo assim, quando o autocarro chega aos demais pontos, já está lotado. Entrou, sentou e depois é só apreciar o trajeto até chegar ao mercado de Matosinhos. Descemos no mercado, viramos à esquerda e logo passamos a ver indicações dos restaurantes.

Nosso passeio foi motivado pela procura a uma área de restaurantes de frutos do mar, localizados na Avenida de Serpa Pinto e nas ruas transversais. Há também simpáticos restaurantes italianos. 


Seguindo as indicações, logo chega-se às praias. 




Em frente à praia, está a parte moderna da cidade com vários prédios novos .





Nesse dia o tempo estava nublado, mas não fazia muito frio e fizemos uma boa caminhada apreciando o mar e as praias. Depois de um tempo, avistamos o Castelo do Queijo, na verdade, Forte de São Francisco Xavier.


Passamos por várias praias, mas nem sempre identificamos seus nomes. Essa, onde fica a Pérgola da Foz, é a praia do Molhe

Pérgula da Foz
Depois de muito andar, chegamos ao Jardim do Passeio Alegre e, já exaustos, esperamos pelo bondinho.




No bondinho, somente nós e a condutora. Então, ela fez o trajeto com as portas abertas.

Que visual !



FOTOS: J.C. ALVAREZ



Leia também:

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!