20 outubro 2018

ARRAIAL DO CABO, BATE E VOLTA DE CABO FRIO

ARRAIAL DO CABO, BATE E VOLTA DE CABO FRIO

Praia do Forno em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um dos paraísos da região dos Lagos : praias lindas, dunas, gruta no mar, ilhas e costões tornam a cidade pra lá de especial. A transparência da água aliada à grande riqueza e diversidade, em termos de vida marinha, faz com que Arraial do Cabo seja muito procurada por mergulhadores de várias nacionalidades, sendo conhecida como a capital do mergulho. Outro grande atrativo e diferencial é que, em Arraial, há diferentes lugares para mergulho, cada um com sua especificidade e indicação para um tipo de mergulhador.

A distância entre Cabo Frio e Arraial do Cabo é de 14km e entre Búzios e Arraial de 37km.
A proximidade entre as três cidades faz com que um bate e volta seja muito possível e uma ótima maneira de conhecê-las em uma só viagem .

Leia também : Onde se hospedar em Cabo Frio

Um dos programas mais procurados em Arraial do Cabo é o passeio de barco que é oferecido, incluindo, também, mergulho e batismo. O passeios saem da Marina dos Pescadores e fazem o seguinte roteiro : Ilha do Farol, Prainhas do Pontal, Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul, Restaurante Flutuante e Praia do Forno. Há várias agências de turismo, nas ruas próximas à Marina dos Pescadores, vendendo os passeios, mas eles também podem ser adquiridos pela internet.

Marina dos Pescadores, Arraial do Cabo.
Nós saímos de Cabo Frio logo após o café da manhã, animadíssimos para fazer o passeio de barco. O dia estava muito bonito e Arraial lotada de turistas por ser final de férias. Em função do vento, a Marinha não liberou o passeio de barco e a impressão que tivemos foi que todos procuraram o mesmo lugar : Prainhas do Pontal do Atalaia. A conclusão foi superlotação !!!!!

O Pontal do Atalaia é um bairro de Arraial que fica no alto de um morro de onde se tem belíssimas vistas e é nesse bairro que ficam as famosas Prainhas do Atalaia. São praias lindíssimas de um azul e transparência quase inacreditável.



Há um controle no acesso ao Pontal do Atalaia e por dia só entram 250 carros. Ao atingir esse limite, só táxis podem circular, Então, é organizado, ao lado da guarita, um ponto de táxis e quem quiser ir às Prainhas tem que deixar o carro estacionado por perto e embarcar. Dividimos um táxi com outro casal e lá fomos nós.

Hotel Boutique Recanto da Passagem em Cabo Frio.

Na verdade, acho que nesse dia foi liberado um número de carros maior que o permitido e não tinha local para todos estacionarem. Muitos carros estacionados na estrada estreita contribuíram para uma confusão no trânsito. Depois de algum tempo, chegamos à escadaria de acesso às prainhas.

Essa foi a vista maravilhosa, assim que saltamos do táxi.


Para chegar à praia, é preciso descer uma escadaria, mas a vista que se aprecia para todos os lados compensa qualquer sacrifício. 

A praia estava muito cheia e o vento não dava trégua, então, depois de uma caminhada pela praia, resolvemos encarar a escadaria e ir embora. Os táxis ficam próximos à escadaria aguardando os possíveis passageiros, sendo assim, não tivemos que esperar.





Na volta, o motorista deu uma paradinha para tirarmos a última foto[ lá de cima] da linda vista que se tem do mar.



Nossa segunda parada foi na Praia Grande, que, como o próprio nome diz, é uma praia enorme, começa em Arraial e vai até Saquarema. É praia de mar aberto, por isso, não tão tranquila. É muito bonita, tem areia branquinha e fininha, além de várias dunas. O mar em tons de azul seria muito convidativo não fosse a temperatura gélida. Os quiosques no calçadão oferecem almoço e petiscos.

Praia Grande em Arraial do Cabo
O canto esquerdo da Praia Grande é especialmente lindo e pode ser admirado de diferentes ângulos.

Canto esquerdo da Praia Grande em Arraial do Cabo.
Visitamos, também, a Praia dos Anjos, com extensa faixa de areia, quiosques no calçadão pavimentado e aluguel de cadeiras e mesas. No canto esquerdo da praia ficam as embarcações que fazem passeios.

Praia dos Anjos vista da trilha para Praia do Forno
Há registros históricos mostrando que Arraial do Cabo foi um dos primeiros lugares no Brasil onde Américo Vespúcio esteve entre 1503 e 1504. Em 1967 foi inaugurado na cidade o marco da chegada de Américo Vespúcio em Arraial.

Marco oficial da chegada de Américo Vespúcio em Arraial do Cabo.
Outro lugar que vale a visita é a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506. A primeira missa celebrada no Brasil em local fechado foi nessa igreja.   



A belíssima Praia da Ilha do Farol só é acessível através do passeio de barco, então ficou fora do nosso roteiro de 1 dia na cidade.
Depois de passearmos por Arraial do Cabo retornamos a Cabo Frio e aproveitamos o resto do dia no bairro da Passagem.

VIAGEM DE CARRO À REGIÃO DOS LAGOS

Nosso roteiro pela Região dos Lagos foi assim :
Saímos de carro do Rio de Janeiro, cidade na qual residimos, em uma 5ª feira, final da manhã. Pegamos a Ponte Rio-Niteroi, a estrada Rio/Manilha e depois a Via lagos.

Do Rio até Cabo Frio são 167km, mas, como fomos devagar, só chegamos por volta de 14h.

No 1ª dia passeamos pelo entorno do Hotel Boutique Recanto da Passagem, que fica no lindo bairro da Passagem, e revisitamos outros pontos turísticos de Cabo Frio. No 2º dia fomos a Arraial do Cabo, voltamos para Cabo Frio por volta das 15h e aproveitamos o resto do dia na cidade.
No 3º dia passamos a manhã na Ilha do Japonês e fomos, à tarde, para Búzios, de onde só retornamos às 21h30. Já no 4º dia nos despedimos dos vários recantos de Cabo Frio e voltamos para o Rio às 15h.

Pra ida e volta a Cabo Frio, além dos passeios por Arraial do Cabo e Búzios, gastamos um tanque e meio de  gasolina.
A hospedagem em Cabo Frio foi no Hotel Boutique Recanto da Passagem  3 diárias, reservadas através do site do Booking-----R$ 873,25, parcelado em 6 vezes.
Jantamos em um dos restaurantes do Largo de São Benedito
No dia que fizemos bate e volta a Búzios almoçamos e jantamos no Bananaland, rua Manoel Turibio de Farias 50 .

Na nossa experiência, para curtir melhor as belezas de Arraial do Cabo, o ideal é ir em um fim de semana que não seja feriado nem férias. A cidade é para ser aproveitada durante o dia nos vários lugares lindos que oferece pois a vida noturna não é seu ponto forte. O crescimento desordenado de Arraial me preocupou no sentido de vir a interferir negativamente no turismo, que é a grande fonte de renda da cidade.


FOTOS : J.C. ALVAREZ

Leia também :
Ilha do Japonês, Cabo Frio.
Bairro da Passagem, onde se hospedar em Cabo Frio.
Onde ficar em Búzios : Pousada Caminho das Aroeiras.





Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search