11 outubro 2018

ILHA DO JAPONÊS, CABO FRIO

Vista da Ilha do Japonês, Cabo Frio

Praia, cheiro de mar, caminhadas pela orla e pela beirinha da praia me fazem um bem enorme. Viajar para um lugar de praia sempre me reenergiza. Foi com esse espírito que partimos para Cabo Frio e, lá chegando, ir à Ilha do Japonês era prioridade.

Leia também : Onde se hospedar em Cabo Frio

A Ilha do Japonês, com águas cristalinas e muito tranquilas, é um paraíso, e, por isso mesmo, um ponto turístico muito, muito procurado. Uma ilha pequena, deserta e coberta, em grande parte, por vegetação. Apesar de não apresentar nenhuma infraestrutura, recebe muitos visitantes. Em frente à ilha, o Restaurante Recantu's Bar oferece tudo que for necessário para passar o dia por lá.

Restaurante em frente à Ilha do Japonês em Cabo Frio
Como chegar à Ilha do Japonês ?
Nós pegamos um táxi aquático no bairro da Passagem em um píer chamado Terminal Transatlântico que fica ao final da rua Constantino Menelau. O táxi fez o percurso em 5 minutos e deixou as pessoas por lá. Como ele circula fazendo esse trajeto entre 9h e 17h, para voltar, é só aguardar no mesmo lugar onde desembarcou. O píer tem esse nome pois é nesse terminal que descem os passageiros oriundos de transatlânticos que param afastados.

O que fazer na Ilha do Japonês ?
A resposta é apreciar e aproveitar a beleza da natureza, mas posso afirmar que é até difícil saber por onde começar. Pode dar a volta na ilha caminhando ora pela água, ora pela areia.

Caminhar pelas águas rasinhas, que parecem não ter fim, é uma delícia. Em algumas áreas, é possível caminhar com água no tornozelo ou joelho por um bom trecho. Olha só a galera na foto abaixo !

Da Ilha do Japonês dá pra ver o Mirante do Forte que fica na ponta da praia do Forte.

Mirante do Forte visto da Ilha do Japonês
Como as águas são muito mansas, outra boa opção é alugar prancha de Stand Up Paddle ou caiaque e curtir o dia. Alguns ambulantes circulam pela ilha vendendo lanches e bebidas.

Prancha de Stand Up Paddle e caiaque para aluguel. Ambulante vendendo lanche
 De vez em quando, passa uma galera praticando remo na canoa havaiana.

Quem chega de carro pelo continente pode, na maré baixa, atravessar pra ilha à pé pelo mar. E quem chega de barquinho na ilha pode, também, ir conhecer o quiosque Recantu's da mesma forma. Quando a maré sobe, essa travessia é feita por pequenas canoas de madeira.

Nos fins de semana, para melhor aproveitar a Ilha do Japonês, é aconselhável chegar cedo pois ela é muito procurada pelos turistas e moradores locais. Imagino que em feriados e férias isso se intensifique. Nós passamos só uma manhã por lá e num determinado momento já não tinha lugar para deixar os pertences.

Curta um pouquinho do que é estar na Ilha do Japonês.

VIAGEM DE CARRO À REGIÃO DOS LAGOS

Nosso roteiro pela Região dos Lagos foi assim :
Saímos de carro do Rio de Janeiro, cidade na qual residimos, em uma 5ª feira, final da manhã. Pegamos a Ponte Rio-Niteroi, a estrada Rio/Manilha e depois a Via lagos.

Do Rio até Cabo Frio são 167km mas como fomos devagar só chegamos por volta de 14h.

No 1ª dia fomos conhecer o entorno do Hotel Boutique Recanto da Passagem que fica no lindo bairro da Passagem e revisitar outros pontos turísticos de Cabo Frio. No 2º dia fomos a Arraial do Cabo, voltamos para Cabo Frio por volta das 15h e aproveitamos o resto do dia na cidade.
No 3º dia passamos a manhã na Ilha do Japonês e fomos a tarde para Búzios de onde só retornamos às 21h30. Já no 4º dia nos despedimos dos vários recantos de Cabo Frio e voltamos para o Rio às 15h.

Pra ida e volta a Cabo Frio além dos passeios por Arraial do Cabo e Búzios gastamos um tanque e meio de  gasolina.
A hospedagem em Cabo Frio foi no Hotel Boutique Recanto da Passagem  3 diárias, reservadas através do site do Booking-----R$ 873,25 parcelado em 6 vezes.
Jantamos em um dos restaurantes do Largo de São Benedito
No dia que fizemos bate e volta a Búzios almoçamos e jantamos no Bananaland, rua Manoel Turibio de Farias 50 .