20 outubro 2018

ARRAIAL DO CABO, BATE E VOLTA DE CABO FRIO

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.
Praia do Forno em Arraial do Cabo
Fomos visitar Arraial do Cabo em um bate e volta de Cabo Frio e nesse post damos todas as dicas para você também aproveitar uma viagem e conhecer duas lindas cidades. 
Arraial do Cabo é um dos paraísos da Região dos Lagos : praias lindas, dunas, gruta no mar, ilhas e costões tornam a cidade pra lá de especial. A transparência da água aliada à grande riqueza e diversidade, em termos de vida marinha, faz com que Arraial do Cabo seja muito procurada por mergulhadores de várias nacionalidades, sendo conhecida como a capital do mergulho. Outro grande atrativo e diferencial é que, em Arraial, há diferentes lugares para mergulho, cada um com sua especificidade e indicação para agradar um tipo de mergulhador.

Procurando hotel ?  Pesquise boas opções de hospedagem.

A distância entre Cabo Frio e Arraial do Cabo é de 14km e entre Búzios e Arraial do Cabo de 37km. A proximidade entre as três cidades faz com que um bate e volta de Cabo Frio seja muito possível e uma ótima maneira de conhecê-las em uma só viagem .

Um dos programas mais procurados em Arraial do Cabo é o passeio de barco e alguns também incluem mergulho e batismo. Os passeios saem da Marina dos Pescadores e fazem o seguinte roteiro : Ilha do Farol, Prainhas do Pontal, Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul, Restaurante Flutuante e Praia do Forno. Há várias agências de turismo, nas ruas próximas à Marina dos Pescadores, oferecendo os passeios, mas eles também podem ser adquiridos pela internet.


Leia também : Onde se hospedar em Cabo Frio


Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.
Marina dos Pescadores, Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo, bate e volta de Cabo Frio.

Nós saímos de Cabo Frio, de carro, logo após o café da manhã, animadíssimos para fazer o passeio de barco. O dia estava muito bonito e Arraial lotada de turistas por ser final de férias. Em função do vento, a Marinha não liberou o passeio de barco. A impressão que tivemos foi que todos os visitantes que iam passear de escuna procuraram como alternativa o mesmo lugar : as Prainhas do Pontal do Atalaia. A conclusão foi superlotação !!!!!

O Pontal do Atalaia é um bairro de Arraial que fica no alto de um morro de onde se tem belíssimas vistas e é nesse bairro que ficam as famosas Prainhas do Atalaia. São praias lindíssimas de um azul e transparência quase inacreditável.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.


Há um controle no acesso ao Pontal do Atalaia e por dia só entram 250 carros. Ao atingir esse limite, só táxis podem circular, Então, é organizado, ao lado da guarita, um ponto de táxis e quem quiser ir às Prainhas tem que deixar o carro estacionado por perto e embarcar. Foi isso que fizemos,  estacionamos nosso carro e dividimos um táxi com outro casal. Cada passageiro pagou 10 reais.

Já visitou a Ilha do Japonês em Cabo Frio ? Veja como é legal.

Na verdade, acho que nesse dia foi liberado um número de carros maior que o permitido e não tinha local para todos estacionarem. Muitos carros estacionados na estrada estreita contribuíram para uma confusão no trânsito. Depois de algum tempo, chegamos à escadaria de acesso às famosas prainhas.

Essa foi a vista maravilhosa, assim que saltamos do táxi.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.

Para chegar à praia, é preciso descer uma escadaria, mas a vista que se aprecia para todos os lados compensa qualquer sacrifício. 

 Dica de hospedagem em Cabo Frio :  Hotel Boutique Recanto da Passagem em Cabo Frio.


Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.

A praia do Pontal do Atalaia estava muito cheia e o vento não dava trégua, então, depois de uma caminhada pela praia, resolvemos encarar a escadaria e ir embora. Os táxis ficam próximos à escadaria aguardando os possíveis passageiros, sendo assim, não tivemos que esperar.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.


Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.


Na volta, o motorista deu uma "paradinha" para tirarmos a última foto[ lá de cima] da linda vista que se tem do mar.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.


Pegamos nosso carro para continuar o passeio por Arraial do Cabo e paramos na Praia Grande, que, como o próprio nome diz, é uma praia enorme, começa em Arraial e vai até Saquarema. É praia de mar aberto, por isso, não tão tranquila. É muito bonita, tem areia branquinha e fininha, além de várias dunas. O mar em tons de azul seria muito convidativo não fosse a temperatura gélida. Os quiosques que ficam no calçadão oferecem almoço e petiscos.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.
Praia Grande em Arraial do Cabo
O canto esquerdo da Praia Grande é especialmente lindo e pode ser admirado de diferentes ângulos.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.
Canto esquerdo da Praia Grande em Arraial do Cabo.
Visitamos, também, a Praia dos Anjos, com extensa faixa de areia, quiosques em um calçadão pavimentado e aluguel de cadeiras e mesas. No canto esquerdo da praia ficam as embarcações que fazem passeios.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.
Praia dos Anjos vista da trilha para Praia do Forno
Há registros históricos mostrando que Arraial do Cabo foi um dos primeiros lugares no Brasil onde Américo Vespúcio esteve entre 1503 e 1504. Em 1967 foi inaugurado na cidade o marco da chegada de Américo Vespúcio em Arraial.

Arraial do Cabo,bate e volta de Cabo Frio.
Marco oficial da chegada de Américo Vespúcio em Arraial do Cabo.
Outro lugar que vale a visita é a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506. A primeira missa celebrada no Brasil em local fechado foi nessa igreja.   

Arraial do Cabo, bate e volta de Cabo Frio.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios em Arraial do Cabo.


A belíssima Praia da Ilha do Farol só é acessível através do passeio de barco, então ficou fora do nosso roteiro de 1 dia na cidade. Infelizmente, nesse dia a Marinha suspendeu os passeios no mar !
Depois de passearmos por Arraial do Cabo retornamos a Cabo Frio e aproveitamos o resto do dia no bairro da Passagem.


Se quiser conhecer outras belezas da região, tem que ler o artigo O que fazer em Saquarema -Roteiro imperdível na cidade do Surf no blog Diário de Uma Viajante. 


Como ir de Cabo Frio a Arraial do Cabo :

De ônibus : A linha B150 da Viação Salineira faz o trajeto Cabo Frio X Arraial do Cabo com intervalos de 8/10 minutos.  Para maiores informações veja o site da Viação Salineira.

Nossa despesa em Arraial do Cabo :

Táxi para subir e descer das prainhas do Pontal do Atalaia : 10 reais por passageiro.
Água de côco na Praia Grande : 4 reais.


Viagem de carro à Região dos Lagos :


Nosso roteiro pela Região dos Lagos foi assim :
Saímos de carro do Rio de Janeiro, cidade na qual residimos, em uma 5ª feira, final da manhã. Pegamos a Ponte Rio-Niteroi, a estrada Rio/Manilha e depois a Via lagos.

Do Rio até Cabo Frio são 167km, mas, como fomos devagar, só chegamos por volta de 14h.

No 1ª dia passeamos pelo entorno do Hotel Boutique Recanto da Passagem, que fica no lindo bairro da Passagem, e revisitamos outros pontos turísticos de Cabo Frio. No 2º dia fomos a Arraial do Cabo, voltamos para Cabo Frio por volta das 15h e aproveitamos o resto do dia na cidade.
No 3º dia passamos a manhã na Ilha do Japonês e fomos, à tarde, para Búzios, de onde só retornamos às 21h30. Já no 4º dia nos despedimos dos vários recantos de Cabo Frio e voltamos para o Rio às 15h.

Pra ida e volta a Cabo Frio, além dos passeios por Arraial do Cabo e Búzios, gastamos um tanque e meio de  gasolina.
A hospedagem em Cabo Frio foi no Hotel Boutique Recanto da Passagem  3 diárias, reservadas através do site do Booking-----R$ 873,25, parcelado em 6 vezes.
Jantamos em um dos restaurantes do Largo de São Benedito
No dia que fizemos bate e volta a Búzios almoçamos e jantamos no Bananaland, rua Manoel Turibio de Farias 50 .

Na nossa experiência, para curtir melhor as belezas de Arraial do Cabo, o ideal é ir em um fim de semana que não seja feriado nem férias. A cidade é para ser aproveitada durante o dia nos vários lugares lindos que oferece pois a vida noturna não é seu ponto forte. O crescimento desordenado de Arraial me preocupou no sentido de vir a interferir negativamente no turismo, que é a grande fonte de renda da cidade.


FOTOS : J.C. ALVAREZ

Leia também :
Ilha do Japonês, Cabo Frio.
Bairro da Passagem, onde se hospedar em Cabo Frio.
Onde ficar em Búzios : Pousada Caminho das Aroeiras.





  1. Suas informações sobre esse bate e volta em Búzios ficou muito vazio, precisei de informações nesse sentindo, como valores e como chegou, se carro ou de ônibus entre outros. Detalhes muito importante para quem ler seu Glog, não me leve a mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Regiane
      obrigada pelo toque,às vezes, não percebemos o que está faltando para nossos leitores.
      Acrescentei algumas informações.
      beijocas, Lilian

      Excluir
  2. Faça contato conosco, estamos em Monte Alto, Arraial do cabo.Acesse nosso link : facebook.com/arraialpousada

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que em apenas um bate e volta saindo de Cabo Frio era possível aproveitar tanto assim de Arraial do Cabo. Eu pretendo conhecer essa cidade muito em breve! As fotos já são lindas, fico imaginando ao vivo.

    ResponderExcluir
  4. Quando viajei para Cabo Frio pensei que não valeria a pena fazer um bate e volta para Arraial do Cabo, mas depois me arrependi muito! Preciso voltar um dia para conhecer a região toda!

    ResponderExcluir
  5. A gente vê essas cores azuis e só pensa em mergulhar, nem pensa na temperatura que a água pode ter. Mesmo sem poder tomar banho, passear nessas paisagens já vale muito o passeio em Arraial do Cabo.
    Vc já experimentou fazer mergulho (lá ou noutro lado)?
    Lindo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia, nunca fiz mergulho pois sei nadar muito mal e acho que não conseguiria usar o equipamento.

      Excluir
  6. Sou apaixonada pela região dos lagos, inclusive acabo de voltar de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Com certeza vale muito a pena esse bate volta, principalmente para quem tem pouco tempo.

    ResponderExcluir
  7. As primeiras vezes que fui a Arraial do Cabo foi justamente assim: fazendo bate-volta saindo de Cabo Frio. Mas depois Arraial me conquistou tanto, que comecei a ir diretamente pra lá. No entanto, para passar o dia tb é uma opção bem válida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me hospedei algumas vezes em Arraial mas nos últimos anos achei a noite por lá bem desanimada e tenho preferido ficar em Búzios ou Cabo Frio

      Excluir
  8. Em janeiro vou passar ins dias em Cabo Frio e certamente conhecerei Arraial. Já salvei suas dicas

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!