11 outubro 2018

BAIRRO DA PASSAGEM, ONDE SE HOSPEDAR EM CABO FRIO


Bairro da Passagem, onde se hospedar em Cabo Frio.

Procurando hotel em Cabo Frio ? Conheça uma excelente opção de onde se hospedar em Cabo Frio : Bairro da Passagem.


Com belas praias, Cabo Frio, na Região dos Lagos, teve, durante muito tempo, a fama de ser a praia dos mineiros devido a grande quantidade de turistas de Minas Gerais que visitavam a cidade durante os feriados e as férias. Os mineiros sabem escolher pois Cabo Frio é uma das lindas cidades da região também conhecida como Costa do Sol. Na verdade, sua beleza atrai visitantes de modo geral e já se consolidou como pólo turístico. As águas de suas praias são bem frias, mas sempre limpas e transparentes o que proporciona passeios incríveis.

Passei muito tempo ouvindo falar de Cabo Frio, porém tinha ideia de uma cidade com turismo de massa e, com medo de encontrá-la muito cheia, acabava não priorizando uma visita. Em 2017 fomos a Cabo Frio, em um bate e volta de Búzios, e, gostamos tanto de passear por lá, que prometi voltar para um fim de semana, dessa vez, hospedada na cidade.


Nessa viagem nem precisei pesquisar- "onde se hospedar em Cabo Frio"-pois já tinha decidido que ficaríamos no Bairro da Passagem pelo qual me apaixonei quando vi umas fotos no Instagram. A realidade é melhor do que eu imaginava. O Bairro da Passagem é um lugar onde a história do início da cidade está bem preservada. Pense como é interessante passear pelo local que foi o primeiro povoado português em Cabo Frio, com prédios coloniais tombados !

Bairro da Passagem, onde se hospedar em Cabo Frio.

Bairro da Passagem,onde se hospedar em Cabo Frio. 

História

Cabo frio é uma das cidades mais antigas do estado do Rio de Janeiro. Essa área era habitada por índios Tupinambás e em 1503 foi descoberta por Américo Vespúcio. Logo foi construída, pelos portugueses, uma pequena fortaleza para controlar o comércio de pau-brasil. Mesmo assim a região sofreu muito com o tráfico de pau brasil feito, por um longo tempo, pelos franceses e depois também por corsários ingleses e holandeses. Por volta de 1556 os franceses tinham o domínio da região. Após algumas batalhas, os portugueses deram início a um processo mais efetivo de colonização da região, inclusive fundando a cidade de Cabo Frio.

O Bairro da Passagem, considerado o berço de Cabo Frio, fica na margem direita do Canal de Itajuru. Recebeu esse nome por ser uma passagem entre o que chegava pelo mar para o continente. Quando o comércio e as moradias foram se deslocando pra onde, hoje, é o centro da cidade esse bairro ficou sendo ocupado por pescadores. Conserva muitas casas coloniais do século XIX, ruas de paralelepípedo sendo alguns desses prédios tombados pelo Patrimônio.
Um destaque do Bairro da Passagem é o Largo de São Benedito cercado por casinhas coloniais atualmente ocupadas por bares e restaurantes. A linda igreja de São Benedito, que foi construída por escravos no século XVIII, completa o cenário que faz qualquer visitante viajar no tempo.
O bairro é um lugar muito tranquilo, charmoso e com bela paisagem de barquinhos coloridos.

Bairro da Passagem, onde se hospedar em Cabo Frio.


Para conhecer melhor a cidade, nos hospedamos no Hotel Boutique Recanto da Passagem, no bairro da Passagem, é lógico !!!!

Estrutura do Hotel :


Um amplo prédio, no estilo colonial, abriga o hotel que fica de frente para o Canal de Itajuru, em uma rua muito tranquila e com uma vista linda : barquinhos e a ilha do Japonês.

Bairro da Passagem,onde se hospedar em Cabo Frio.


O Hotel Boutique Recanto da Passagem tem nota 9,3 no Booking e não é pra menos: o hotel é muito lindo e fica em um lugar privilegiado. A decoração vintage, de extremo bom gosto, traz destaque para cada cantinho do hotel. Tudo é bem cuidado e tem detalhes charmosos.
Hotel Boutique Recanto da Passagem em Cabo Frio, Rio de Janeiro

Você sabia que a distância entre Cabo Frio e Búzios é de 25km ? Bate e volta a Búzios

Nosso quarto era grande, com varanda e ficava de frente para o Canal de Itajuru. Era só abrir a cortina e apreciar os barquinhos coloridos. A decoração floral, em tons de azul e branco, trouxe um ar elegante ao ambiente. O banheiro, também, de bom tamanho, tinha o mesmo padrão de beleza e cuidado. Além do ótimo atendimento no check in, ainda recebemos cartinha com balinha de boas vindas.

Bairro da Passagem, onde se hospedar em Cabo Frio.
Em relação à estrutura de lazer, o Hotel Boutique Recanto da Passagem oferece bicicleta para os hóspedes passearem e 3 ambientes de estar próximos à piscina. Sauna e piscina com ombrelones, espreguiçadeiras e mesas com cadeiras oferecem o relax perfeito. As toalhas, para o uso externo, são disponibilizadas na recepção.

Hotel Boutique Recanto da Passagem,Cabo Frio, área de lazer.
O café da manhã estava bem gostoso, farto, variado e era servido em uma sala com vista, de um lado, para o canal e, de outro, para a piscina.

Café da manhã, Hotel Boutique Recanto da Passagem em Cabo Frio

Café da manhã no Hotel Boutique Recanto da Passagem,Cabo Frio

Enquanto eu tomava o café da manhã, ficava só "namorando" certos espaços que tornam o hotel  um lugar aconchegante.
Bairro da Passagem, área de estar do Hotel Boutique Recanto da Passagem.
O hotel tem estacionamento então, você pode esquecer o carro por lá e explorar o bairro à pé. Caminhar pela "orla" super fotogênica é relaxante. Um píer aqui e outro acolá é um convite à contemplação. De dia apreciamos um tipo de beleza !


Bairro da Passagem,onde se hospedar em Cabo Frio.

                À noite, outro tipo de beleza pode ser admirada ao se caminhar pelo calçadão.

Noite no Bairro da Passagem,Cabo Frio,RJ.

Muito pertinho do Hotel Boutique Recanto da Passagem está o simpático Largo de São Benedito, onde fica a Capela de São Benedito e vários ótimos restaurantes. Nas ruas próximas, há outras opções para jantar.

Não pode faltar a foto clássica do Arco da Passagem, que liga o porto ao Largo de São Benedito.

Arco da Passagem, Bairro da Passagem : onde se hospedar em Cabo Frio.

Há, no final da rua Constantino Menelau, rua do hotel, uma pequena praia, canoas havaianas do Clube de Canoagem Maikai Hoa e um píer com lojinhas. Desse píer partem táxis aquáticos para a Ilha do Japonês. O Canal de Itajuru, por ser de águas muito tranquilas, favorece passeios em pequenos barcos e a prática de remo.

Pier Transatlântico, Bairro da Passagem :onde se hospedar em Cabo Frio,RJ.O bairro da Passagem é um lugar especial, onde você vai amar se hospedar!!!!!

Bairro da Passagem, onde se hospedar em Cabo Frio.
Largo de São Benedito
O Hotel Boutique Recanto da Passagem é o lugar certo pra uma estadia especial enquanto você passeia pela cidade de Cabo Frio e arredores.


VIAGEM DE CARRO À REGIÃO DOS LAGOS

VIAGEM DE CARRO À REGIÃO DOS LAGOS

Nosso roteiro pela Região dos Lagos foi assim :
Saímos de carro do Rio de Janeiro, cidade na qual residimos, em uma 5ª feira, final da manhã. Pegamos a Ponte Rio-Niteroi, a estrada Rio/Manilha e depois a Via lagos.

Do Rio até Cabo Frio são 167km mas como fomos devagar só chegamos por volta de 14h.

No 1ª dia fomos conhecer o entorno do Hotel Boutique Recanto da Passagem que fica no lindo bairro da Passagem e revisitar outros pontos turísticos de Cabo Frio. No 2º dia fomos a Arraial do Cabo, voltamos para Cabo Frio por volta das 15h e aproveitamos o resto do dia na cidade.
No 3º dia passamos a manhã na Ilha do Japonês e fomos a tarde para Búzios de onde só retornamos às 21h30. Já no 4º dia nos despedimos dos vários recantos de Cabo Frio e voltamos para o Rio às 15h.

Pra ida e volta a Cabo Frio além dos passeios por Arraial do Cabo e Búzios gastamos um tanque e meio de  gasolina.
A hospedagem em Cabo Frio foi no Hotel Boutique Recanto da Passagem  3 diárias, reservadas através do site do Booking-----R$ 873,25 parcelado em 6 vezes.
Jantamos em um dos restaurantes do Largo de São Benedito
No dia que fizemos bate e volta a Búzios almoçamos e jantamos no Bananaland, rua Manoel Turibio de Farias 50 .


                                                    FOTOS : J.C. ALVAREZ

Leia também
Cabo Frio : Bate e volta de Búzios






  1. Deyse Marinho de Abreu24 de junho de 2020 às 10:48

    Que texto maravilhoso sobre Cabo Frio e o bairro da Passagem, e da dica de hospedagem. Passei todas as minhas férias escolares lá, mas não estive no bairro. Amei a indicação e gostei da pousada. Uma ótima opção para um futuro retorno à região dos Lagos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bairro fica escondidinho e por isso bem preservado. Tenho dado essa dica pra muitas pessoas que visitam Cabo Frio. Vocês vão adorar. beijocas

      Excluir
  2. Adoro dicas de hospedagem. Já fui a Cabo Frio muitas vezes mas nunca fiquei nesse bairro. Já anotei a dica do hotel boutique recanto da passagem, para ficar em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um achado e tanto esse bairro. Muito lindinho e mesmo que não fique hospedada por lá não deixe de visitar. Beijocas

      Excluir
  3. Que graça esse hotel. Boa dica. Quando as coisas forem normalizando, acho que essas viagens mais próximas serão muito bem vindas.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia esse Hotel Boutique Recanto da Passagem. Eu adoro Cabo Frio, mas realmente preciso voltar para conhecer melhor a região. Adorei essa dica de onde ficar. Já vou salvar esse post aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá pelo menos visitar e ver de perto um pedacinho da história do início da cidade. beijocas

      Excluir
  5. Maravilhosa esta opção de hospedagem em Cabo Frio. O Hotel Boutique Recanto da Passagem é maravilhoso, decoração delicada e encantadora. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  6. Estou precisando voltar à Região dos Lagos. Faz muito tempo que fiz uma viagem de carro quando morei no Rio, mas fiquei hospedada em Arraial do Cabo. Quero ir na próxima e ficar em
    Cabo Frio e com certeza vou querer ficar no bairro da Passagem e de preferência no Hotel Boutique Recanto da Passagem. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  7. Tô planejando uma viagem para Cabo Frio e já achei onde ficar! Amei sua sugestão, vou seguir com certeza

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei seu artigo! Que lugar encantador, deu muita voontade de passear por lá! E o hotel só completa a experiência que deve ser maravilhosa!

    ResponderExcluir
  9. Adorei as sugestões de onde se hospedar em Cabo Frio, quando fomos alugamos uma casa.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!