22 dezembro 2018

SONHO DE NATAL , CANELA, RIO GRANDE DO SUL.


                                                            Atualizado em 1/11/2019



Várias cidades brasileiras têm investido em uma programação especial na época do Natal atraindo assim visitantes de todas as idades. No Sonho de Natal em Canela desfiles, apresentação de corais, ornamentação natalina e iluminação bem colorida criam um clima mágico e o turismo na cidade fica com um toque diferente.

Em 2019, o Sonho de Natal de Canela está em sua 32ª edição, o tema escolhido foi a Fábrica de Sonhos e a programação que começou dia 29 de outubro se estenderá até 12 de janeiro de 2020.

Veja também :

Onde Comer em Canela.
O Natal Luz de Gramado


O diferencial do evento natalino de Canela é o trabalho comunitário que envolve moradores das mais diversas profissões. Inicialmente, em uma reunião, a programação da festa é apresentada aos voluntários que quiserem participar. Depois há um cadastro e um treinamento para que os voluntários possam atuar em diferentes funções no antes e durante os festejos natalinos. 

A cada ano um tema é escolhido e, em 2018, o tema central do Sonho de Natal foi "o brilho no teu olhar". Personagens de uma história mágica como anões, duendes e bailarinas ocupam postes, caramanchões, praças e a entrada da cidade, como se convidassem todos a entrar no clima de Natal.

Sonho de Natal, Canela, Rio Grande do Sul.


Nós tivemos a alegria de assistir duas atividades : o Desfile de Natal e a Chegada do Papai Noel.
O Brilho no Olhar é uma realidade de quem assiste e de quem faz ! Não tem quem não fique com os olhos brilhando ao ver um espetáculo tão envolvente e bonito.

Procurando hospedagem em Canela ? Veja quantas opções legais !

O Desfile de Natal tem inicio na frente da Catedral , segue pela rua Felisberto Soares e vai até a Praça João Correa. Ao som de uma música composta especialmente para o tema do ano, a comissão de frente, personagens e várias pequenas "alas" de bailarinas,  patinadores, acrobatas e pernas de pau desfilam pela rua.  A simpatia e empolgação são  pontos comuns entre os desfilantes das mais variadas idades.
Sonho de Natal, Canela, Rio Grande do Sul.
A estrutura para apreciar o Desfile Mágico de Natal é simples : a rua por onde o desfile passa fica separada da calçada por uma fita de isolamento. A maioria das pessoas assiste de pé enquanto algumas assistem sentadas em cadeiras de praia  Aqueles que desfilam procuram se comunicar com quem está assistindo, brincam com as crianças e acenam para o público.

Quer uma boa dica sobre hospedagem em Canela ?
Minha amiga Olivia do blog Olívia Garimpando Por Aí conta sua experiência.
Onde se hospedar em Canela, na Serra Gaúcha : Hotel Serra Nevada.

Outra linda atividade do Natal de Canela é a Chegada do Papai Noel e ele chega em grande estilo, ou seja, desce de rapel na Catedral de Pedra. Duendes esperam por Papai Noel também escalando a igreja. Isso é o ápice do espetáculo que ocorre no palco em frente à catedral. Um coral de crianças e outro de adultos cantam acompanhados da orquestra ao vivo. Cantores líricos, dançarinos e atores contam a história do olhar do Papai Noel sobre as virtudes humanas nas redes sociais. É um espetáculo fantástico !!!

Sonho de Natal, Canela, Rio Grande do Sul.
Espetáculo da Descida do Papai Noel na Catedral de Pedra, Canela
No dia que assistimos, infelizmente, choveu forte e baixou uma certa neblina. Foi necessário adiar o início do espetáculo, mas quando aconteceu, foi bem lindo.

Muito, muito legal, também, foi ver todo o processo de construção do espetáculo. Através de um vídeo exibido em dois telões fomos conhecendo um pouco sobre cada pessoa que fez o "O Sonho de Natal" acontecer : a costureira que confeccionou o figurino, o dia a dia das crianças que fizeram parte do coral, os ensaios com a coreógrafa, a visita que o personagens fizeram aos bairros da cidade. É uma forma de fazer com que cada pessoa seja um pouco protagonista do espetáculo.

Veja a programação completa do Sonho de Natal de Canela. 2018


# Dica para aproveitar a cidade :

Se você não estiver hospedada na cidade, chegue antes do horário e passeie pela Av. Osvaldo Aranha, pela Praça João Correa, pela rua Felisberto Soares e aprecie a decoração da cidade que tem uma beleza durante o dia e que à noite, com a iluminação, ganha outra vida.

Sonho de Natal, Canela, Rio Grande do Sul.
Casa de Pedra, Canela.
# Chegando antes do horário dessas duas atividades, a cidade tem boas opções para um lanche ou jantar próximos ao local do Desfile e da Catedral. Veja as sugestões.

# Bustour Illumination

Um passeio muito legal e divertido é pegar o Bustour Illumination que nada mais é do que um ônibus hop on hop off de 2 andares todo enfeitado com luzes, que faz o passeio panorâmico à noite por Gramado e por Canela ao som de músicas natalinas. É um passeio de 1 hora e custou, em 2018, a partir de 59 reais.

Sonho de Natal, Canela, Rio Grande do Sul.


O  Bustour funciona o ano todo percorrendo os principais pontos turísticos das duas cidades. O turista pode descer e subir nas paradas estabelecidas fazendo seu roteiro no ritmo de sua viagem. Tem ingresso para 1, 2 ou 3 dias e os ingressos são vendidos online 

Como chegar em Canela : 

# De ônibus - Saindo da rodoviária de Porto Alegre a Viação Citral, tem ônibus executivo por 113,90 ida e volta ou 84,10 ida e volta em ônibus comum.
# De ônibus de São Paulo para Gramado tem vários preços dependendo da cidade onde o ônibus fará conexão pois não tem ônibus direto e do tipo de ônibus executivo/semi-leito. O preço mais barato de ida e volta é 507,38 reais e o mais caro 898,08.
# De ônibus - Gramado para Canela, a ida e volta custa 8,80 ou 12,40 reais.
# De ônibus - Nova Petrópolis para Canela a ida e volta custa 23,70 ou  27,20 reais.
# De carro - o valor da diária de aluguel do carro é de 75 a 336 reais[ pegando o carro no aeroporto de POA].

Viagem de Carro no Rio Grande do Sul :

Passagem aérea: Nossa viagem por terras gaúchas foi assim : fomos do Rio para Porto Alegre de avião. Para as passagens aéreas usamos milhagem, cada um gastou 11000 milhas.
* Carro: Alugamos carro na Rentcars pela internet e pagamos 476 reais por 7 diárias. Ao longo da semana, colocamos 320 reais de gasolina - mas, foi demais - e entregamos o carro com muito combustível.
Hospedagem: Nossa hospedagem foi em Gramado em um apartamento do AirBnB e custou 2.800 reais para 7 diárias em dezembro, período do Natal Luz.
Passeios:  Fizemos base em Gramado e bate e volta para vários lugares. Estar de carro facilitou muito fazermos os passeios por conta própria e visitarmos diversos locais de Gramado e Canela, além de Nova Petrópolis, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra.

Programação Sonho de Natal de Canela 2019 - Fábrica de Natal 

                                                     FOTOS : J.C. ALVAREZ










  1. Encantada com esta viagem! Vontade imensa de ir no próximo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena pois tem programação natalina tanto em Canela quanto em Gramado e Nova Petrópolis.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!