08 novembro 2019

COMO É O NATAL LUZ DE GRAMADO


Natal Luz de Gramado



O Natal Luz de Gramado já se consagrou como o maior evento natalino da América Latina e é tão lindo que inspirou outras cidades a também montarem uma programação de espetáculos de Natal. Impossível não se contagiar com o clima mágico que a cidade vive nessa época.

Conhecer o Natal Luz de Gramado é um programa para todo público, seja família, casal em lua de mel, casal idoso, casal jovem, grupos de jovens, grupos de senhoras ...

Natal Luz Gramado
De dia um tipo de beleza e à noite, quando as luzes se acendem, outro tipo de beleza.

Conheça também o Natal em Canela : Sonhos de Natal.


O Natal Luz teve início em 1986 por iniciativa do então prefeito Pedro Bertolucci e de Luciano Peccin, secretário de Turismo, que queriam pensar numa forma de incrementar o turismo na cidade fora do período de inverno. A inspiração veio do que viram em viagens ao exterior e, no primeiro ano do Natal Luz, colocaram luzes nas fachadas dos estabelecimentos da Borges de Medeiros, caixas de som com músicas natalinas, pinheirinhos enfeitando as ruas e, para culminar, houve um concerto de Natal sob a batuta do Maestro Eleazar de Carvalho. Foi tão interessante o resultado que, a cada ano, foi sendo introduzida uma nova atividade e o Natal Luz só fez crescer. A qualidade dos espetáculos e da ornamentação da cidade encanta aos visitantes. A cada ano é estabelecida uma data de início e término do evento. Em 2019 o Natal Luz está em sua 34ª edição e vai de 24/10 até 12/1/2020.

Nós somos apaixonados por Gramado desde nossa primeira visita em julho de 1995 e, de lá pra cá, foram cinco visitas à cidade, sendo duas para participar do Natal Luz.

A cidade, que já é linda, nessa época, fica mais encantadora e, em cada canto, um detalhe surpreende. As ruas recebem iluminação especial, ornamentação temática e todas as vitrines das lojas são produzidas também com o tema natalino. Tudo é feito com tanto capricho e detalhes que vira atração e cativa a atenção. Todos ganham muito com isso : comerciantes, hotéis, restaurantes, artesãos e, lógico, os visitantes.

Natal Luz Gramado

                          Conheça o Sonho de Natal de Canela 2019 - Fábrica de Sonhos

Para complementar ainda mais a beleza dessa época, a cidade fica bem florida e as hortênsias e os agapantos azuis se destacam.

Gramado na Serra Gaúcha

Como é o Natal Luz 

Vários eventos são organizados dentro do tema Natal : Desfile Natalino, Parada de Natal, "'Árvore Cantante", espetáculos teatrais, apresentação de corais, de grupos musicais, shows de cantores, Vila de Natal - feira de artesanato, show de Acendimento de Luzes. A programação é bem vasta e variada  e é divulgada através de site e da imprensa. A maioria das atividades acontece diariamente, já outras têm datas específicas para acontecer. Várias dessas atrações são gratuitas e outras requerem a compra de ingressos.

# Grande Desfile de Natal "A magia do Noel" - é um desfile teatralizado de personagens que contam a história do Natal culminando com a chegada de Papai Noel. A trilha sonora, as acrobacias, os efeitos especiais de luz e música criam um clima alegre e emocionante e passam uma mensagem de esperança e generosidade. Esse espetáculo ocorre aos domingos e quintas-feiras, no Expogramado e  requer ingresso pago.

Natal Luz de Gramado


# Parada de Natal 
Um mini desfile convida e mobiliza visitantes a entrar no clima do Natal Luz. Parece que um circo natalino com acrobatas, bailarinas e músicos está chegando à cidade. Espetáculo gratuito às sextas-feiras, sábados e domingos, 16:00, no centro da cidade.

Natal Luz de Gramado


# Show de Acendimento das Luzes
Na fachada do Palácio dos Festivais, todos os dias, é encenada uma história que culmina com o acendimento das luzes de toda a ornamentação de Natal da cidade. O público, que se aglomera para assistir, é convidado a "ajudar" os personagens enviando pensamento positivo. É um momento mágico e todos vibram, em especial, as crianças. O Palácio dos Festivais fica em frente à rua Coberta e o espetáculo gratuito ocorre diariamente às 20:00.

Natal Luz de Gramado

# Rua Coberta
Todos os anos, em um palco na rua coberta, são oferecidas variadas apresentações gratuitas. A rua, como diz o nome, é coberta, então, mesmo com chuva a programação se mantêm. Além disso, há  restaurantes, cervejaria, chocolaterias e lojas. Diariamente 19:30.

Rua Coberta em Gramado


# Vila de Natal
É o nome dado à feira de artesanato montada na Praça das Etnias para o Natal Luz. Em casinhas/ stands, os artesãos locais comercializam lindos artesanatos natalinos.

Natal Luz de Gramado



A Praça das Etnias ganha uma ornamentação especial com pinheiros enfeitados, casa do Papai Noel etc...

Natal Luz de Gramado


Mas, essa praça é um lugar especial de Gramado e merece sua visita porque lá está uma espécie de padaria, "Fornos de Gramado", que assa na hora e vende fresquinhos e deliciosos pães e cucas.Tem também a Casa do Colono, tipo um armazém com produtos de agricultores regionais e 3 casas típicas que representam os povos que colonizaram Gramado: o Memorial Casa Italiana, a reprodução de uma casa de imigrantes italianos, a casa portuguesa e a casa alemã, que é a Casa do Colono.
O artesanato tem lugar de destaque o ano inteiro por ali, no Espaço de Feiras Francisco Oberherr.

Natal Luz de Gramado
Espaço de feiras Francisco Obeherr, Fornos de Gramado, Memorial Casa Italiana e Casa do Colono.



É, também, na praça que você pode contratar os passeios de agroturismo.


Onde comprar os ingressos do Natal Luz :
Quer curtir a  programação do Natal Luz  2019 ?
Você tem 3 opções para adquirir os ingressos para o Natal Luz : comprar pelo site oficial, comprar com agências de turismo ou comprar nas bilheterias. Lembre de fazer isso com antecedência pois é um evento belíssimo e a cada ano atrai grande número de visitantes.
Nós compramos direto no site oficial.

Dicas para quem vai ao Natal Luz de Gramado

. O Natal Luz ocorre numa época onde costuma chover, então, não deixe de levar guarda-chuva, capa, calçado impermeável e casaco leve.
. Use roupas e calçados confortáveis pois algumas atividades ocorrem na rua e as pessoas assistem de pé.
. Alugar carro é uma ótima opção pois possibilita fazer passeios por lugares próximos, tais como : Castelinho Caracol e Bondinhos Aéreos em Canela, Nova Petrópolis, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra, entre outros.
. Conheça também o Sonho de Natal, a festa de Natal de Canela.


Onde se hospedar em Gramado :
Em Gramado, de modo geral, a hospedagem não é muito barata e em certos períodos, como inverno, Páscoa e Natal Luz, os preços tendem a aumentar. Mas, saiba que é possível encontrar um preço possível/dentro do seu orçamento se reservar hotel/pousada com muita antecedência. Uma alternativa interessante é procurar outro tipo de hospedagem e foi isso que fizemos, alugamos um apartamento pelo site AirBnB no Condomínio Residencial Knorville . Foi uma ótima decisão : apartamento de quarto, sala, cozinha americana e uma super varanda em um condomínio lindo num local arborizado e com paisagismo. Além disso, tinha vaga de garagem e um sistema de segurança bem eficiente. Era  necessário ir de carro para a cidade.

AirBnB em Gramado

Olha só que ótima notícia : Se você se cadastrar no site AirBnB com meu link terá 130,00 reais de desconto na primeira reserva e ainda ganha 49,00 reais para reservar uma experiência que custe 165,00 reais ou mais. O AirBnB oferece muitas experiências interessantes, tais como : caminhada histórica, caminhada para conhecer a arquitetura da cidade, travessias, fotos etc...

                                      Ótima dica de hospedagem em Canela

 

Onde comer em Gramado :

Vou deixar aqui as dicas dessa última viagem. Almoçamos 2 vezes em um restaurante simples, à quilo, VQP "Vale Quanto Pesa", com ótima variedade de saladas e gostamos muito.

Restaurante Vale Quanto Pesa em Gramado
Restaurante Vale Quanto Pesa, Gramado

Jantamos no Restaurante Il Piaccere, que já conhecíamos de outras viagens a cidade. A carne continua muito saborosa, farta e as saladas são gostosas, mas os acompanhamentos mudaram e não estavam tão fartos como de outras vezes.

Restaurante Il Piacere em Gramado
Restaurante Il Piacere em Gramado


Veja também onde comer em Canela: Casa Auxiliadora 40 e Dile Valduga Restaurante.

 

Como chegar em Gramado : 


De ônibus - Saindo da rodoviária de Porto Alegre a Viação Citral, tem ônibus executivo por 111,90 ida e volta ou 84,10 ida e volta em ônibus comum. Alguns ônibus passam pelo Aeroporto Salgado Filho
De ônibus de São Paulo para Gramado tem vários preços dependendo da cidade onde o ônibus fará conexão pois não tem ônibus direto e do tipo de ônibus executivo/semi-leito. O preço mais barato de ida e volta é 507,38 reais e o mais caro 898,08.
De ônibus - Gramado para Canela, a ida e volta custa 8,80 ou 12,40 reais.
De ônibus - Nova Petrópolis para Gramado a ida e volta custa 20,40 reais.
De carro - o valor da diária de aluguel do carro é de 75 a 336 reais [pegando o carro no aeroporto de POA]. Esses valores são de 2018 e podem estar diferentes.

Viagem de Carro no Rio Grande do Sul :


Nossa viagem por terras gaúchas foi assim : fomos do Rio para Porto Alegre de avião. Para as passagens aéreas usamos  milhagem, cada um gastou 11.000 milhas.
Alugamos carro na Rentcars pela internet e pagamos 476 reais por 7 diárias. Ao longo da semana, colocamos 320 reais de gasolina - mas, foi demais - e entregamos o carro com muito combustível.
Nossa hospedagem foi em Gramado, em um apartamento do AirBnB e custou 2.800 reais para 7 diárias.
Estar de carro facilitou muito fazer os passeios por conta própria e visitamos diversos locais de Gramado e Canela, além de Nova Petrópolis, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. Foi uma semana intensa pois durante o dia passeávamos e de noite participávamos das atividades do Natal Luz. Valeu muito cada momento.
                                                   

                                                FOTOS : J.C. ALVAREZ

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!