06 novembro 2020

10 LINDAS ESTAÇÕES DE TREM

10 Lindas Estações de Trem



Meu marido e eu somos apaixonados por viagens de trem além de consideramos uma das formas mais práticas de circular de uma cidade pra outra e entre países.Melhor ainda é quando o local de desembarque nos surpreende. Selecionamos 10 lindas estações de trem que já conhecemos e temos certeza de que você também vai se encantar.

Foi no século XIX que os trens surgiram e logo se consolidaram como principal meio de transporte. Muitos povoados cresceram em torno de estações de trem. Os trens tiveram papel importante para escoar a produção de cidades do interior para os centros urbanos e portos. Muitas estações ferroviárias foram construídas como elegantes locais de embarque e desembarque de passageiros. Ao longo do tempo, muitas delas passaram por grandes transformações e se tornaram espaços que reúnem diversos serviços - informação turística - além de lojas, padarias, cafés, restaurantes, supermercado e até hotéis. Muitas estão conectadas às estações de metrô, o que facilita muito a vida dos passageiros, sejam, eles, turistas ou moradores.

Vamos desembarcar em lindas estações de trem portanto preparem as câmeras !!!!



10 lindas estações de trem - Estação São Bento - Porto - Portugal

O prédio, onde funciona a estação de trem São Bento, impressiona pelo tamanho e beleza. Inaugurada em 1916, sua construção se deu no local onde, anteriormente, existia um convento. O estilo arquitetônico de sua fachada tem influência francesa. A grande estrela é o saguão principal, onde os belíssimos e imensos painéis de azulejos - de autoria de Jorge Colaço - retratam cenas da história de Portugal, de batalhas, da vida no campo e atraem os olhares de turistas e passageiros. Impossível passar por ali sem admirá-los, afinal são quase 20 mil azulejos que compõem essa maravilha.  

Quer uma excelente dica de onde se hospedar no Porto ? Leia o post Hospedagem no Porto.

Das 2 vezes em que estivemos no Porto, sempre que passávamos na porta, entrávamos para observar os painéis e estava sempre com muitos visitantes fazendo o mesmo. 

A estação de trem São Bento é um ponto turístico da cidade que deve estar incluído em seu roteiro.

10 Lindas estações de trem - Estação São Bento,Porto.
10 Lindas estações de trem - Estação São Bento, Porto.


10 lindas estações de trem - Estação Rossio - Lisboa - Portugal. 

Em belo estilo neomanuelino, a estação de trem do Rossio foi inaugurada em 1890. Na época de sua construção, pretendia-se que fosse uma grande estação para fazer de Lisboa a "porta da Europa". Foi obra do mesmo arquiteto que projetou o Hotel Avenida Palace - que fica bem próximo - e onde muitos passageiros se hospedavam ao visitar a capital. 

As portas, em especial, as principais, são destaque na fachada : em formato de "ferradura" com rosáceas em vidro e ferro, ficam mais lindas se observarmos os detalhes em pedra nas molduras das mesmas.

Uma ótima dica de hospedagem em Lisboa  

Localizada entre a Praça do Rossio e a Praça dos Restauradores, é dessa estação que partem os trens para Sintra. Desde 1991, no subsolo, há conexão com a estação de metrô Restauradores. 

A estação, já eleita como uma das 10 mais belas da Europa, vale a visita !


Estação de trem Rossio, Lisboa, Portugal.
Estação de trem Rossio, Lisboa, Portugal.


10 Lindas Estações de Trem - Estação Del Nord - Valência - Espanha

Inaugurada em 1917, a estação de trem Del Nord encanta aos passageiros que ali chegam de viagem pois é um dos belos exemplares da chamada "art nouveau valenciana". Cerâmicas coloridas formam mosaicos com flores, folhagens, figuras femininas e figuras geométricas revestindo pilastras, teto e paredes do saguão da estação. O design da fachada e os elementos decorativos do prédio seguem o mesmo estilo modernista e dão destaque à construção. A estação foi declarada Imóvel de Interesse Cultural em 1987.

Fica bem ao lado da Plaza de Toros, onde ainda hoje, acontecem touradas. 

Conheça também dois lindos mercados em Valência.


Estação de trem Del Nord, Valencia, Espanha.



10 Lindas Estações de Trem, Estação Del Nord, Valencia, Espanha
Estação Del Nord, Valencia, Espanha


10 Lindos Estação Sirkeci - Istambul - Turquia

Inaugurada em 1890, o belo prédio da estação apresenta uma mistura arquitetônica : tijolinhos vermelhos, janelas em estilo bizantino, rosáceas em vidros coloridos, portas com moldura no formato de ferradura. 

Essa era a estação final do luxuoso trem Orient Express que ligava Paris a Constantinopla [nome antigo de Istambul]. No percurso, o trem passava por belas cidades e, durante anos, os passageiros precisaram fazer baldeações, sendo transportados em barcos e carruagens em alguns trechos. Com certeza, devia causar o maior frisson nos viajantes. O trem ficou muito conhecido devido ao livro escrito por Agatha Christie : O assassinato no Orient Express que também deu origem a filmes. 

O funcionamento do Orient Express foi interrompido durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial e, em 1962, saiu de circulação sua rota original. Hoje existe uma rota Londres/Veneza no trem de luxo Venice Simplon Orient Express.  

Atualmente, a estação Sirkeci recebe trens regionais e internacionais e é visitada por turistas e curiosos. O restaurante Orient Express, que ainda está funcionando, nos instiga a olhar pela janela e a imaginar um tempo de tanto glamour. 

Em nossa estadia em Istambul, fiz questão de visitar a estação ferroviária Sirkeci onde assisti ao show dos Derviches Rodopiantes em um salão da estação e amei. Fomos de tram e saltamos na estação Sirkeci, compramos o ingresso na hora, pagamos um valor em conta e achamos o lugar de fácil acesso.   

Estação de trem Sirkeci, Istambul.


Estação de trem Sirkeci, Istambul.


10 Lindas estações de trem - Grand Central Terminal - Nova York - EUA

Localizada no coração de Manhattan/ Nova York, a Grand Central Terminal é considerada a maior estação do mundo. Foi inaugurada em 1913, em substituição à Grand Central Depot que funcionava, desde 1871, recebendo trens de 3 ferrovias. Contribuiu para grande crescimento na área onde está instalada, mas, ao longo dos anos, também enfrentou problemas que quase levaram à sua demolição. 

É impressionante o luxo dos detalhes como o suntuoso relógio Tiffany - maior relógio da Tiffany - na fachada da 42nd st. O imenso saguão principal, com piso de mármore e escadarias em seus extremos, deixa os visitantes extasiados. O que dizer do teto abobadado com pintura em folhas de ouro e cheio de estrelinhas de fibra ótica ?  Outro ponto que merece destaque é o centro de informações onde fica um relógio de 4 faces avaliado em 20 milhões de dólares. 

Passou por restaurações e modernização e conta com lojas, restaurantes e um mercado - Grand Central Market. Um tour guiado é oferecido para quem quiser conhecer a história do local, assim como alguns detalhes que só um passeio desse tipo irá oferecer. 

Trens e metrôs passam por essa estação fazendo circular em torno de 100 mil pessoas por dia. Visitas turísticas de quase 20 milhões de pessoas por ano. É ou não um lugar pra você incluir no seu roteiro pela cidade ?

Grand Central Terminal, Nova York, EUA
Grand Central Terminal, Nova York, EUA


10 Lindas estações de trem - St. Pancras - Londres - Inglaterra

A estação histórica com fachada em tijolinhos vermelhos no estilo neogótico já foi considerada uma das lindas do mundo. Inaugurada em 1868, sua arquitetura impressionou por muitas coisas, entre elas, pelo enorme teto em vidro e ferro que, para a época, deve ter sido um grande desafio. Na época de sua construção, ligava Londres à cidades do norte do país. 

Antigamente era comum construírem um hotel bem próximo das estações de trem para facilitar a vida do viajante e, assim, em 1875, foi inaugurado o Midland Grand Hotel. A fachada do hotel e da estação se confundem. 

Por volta de 1966, tanto o hotel quanto a estação estavam ameaçados de demolição. O hotel reabriu em  2011 após grande investimento em reformas. Agora chama-se St. Pancras Renaissance London Hotel.  

Desde 2007, St. Pancras recebe o trem super rápido vindo de Paris e passou por melhorias para ser a estação de desembarque.

A estação está conectada a algumas linhas de metrô, inclusive a que leva ao aeroporto, a outras linhas de trem. Lojas famosas, bares e restaurantes podem ser encontrados na estação.

10 Lindas Estações de Trem, St. Pancras, Londres
10 Lindas Estações de Trem, St. Pancras, Londres


10 Lindas estações de trem - Atocha - Madri - Espanha

Inaugurada em 1892, Atocha é a mais importante estação de trem da Espanha. Essa construção fantástica, inicialmente, se chamava Estação do Meio-Dia e foi a primeira do país. Passou por algumas reformas, tendo sido ampliada para receber trens de grande velocidade. Muito legal foi a preservação da parte antiga, onde construíram um belo jardim com plantas exóticas. O teto, em aço e vidro, lhe confere grande luminosidade.

Hoje ela é composta de 3 partes : Atocha Renfe - metrô, Atocha Cercanias - trens da cidade, Puerta Atocha - trem bala. Está conectada também à várias linhas de ônibus, inclusive ao que passa no aeroporto. 

10 Lindas estações de trem: Atocha, Madri
10 Lindas estações de trem: Atocha, Madri

10 Lindas estações de trem, Atocha em Madri

Saiba sobre uma hospedagem próxima à estação Atocha


10 Lindas estações de trem - Gare du Nord - Paris - França

Paris tem 6 estações de trem e a Gare du Nord é a mais antiga e a maior da cidade. Consta como a  estação de trem mais movimentada da Europa. Inaugurada em 1846, foi demolida em 1860, por ser pequena e reinaugurada em 1864, já em uma versão maior. É considerada um monumento histórico.

Em estilo neoclássico, conta com 23 estátuas femininas, em sua fachada, representando cidades europeias, destinos de alguns trens que partem dessa estação. O Eurostar, com destino a Londres, sai dessa estação. Como as construções típicas da época, ela tem uma enorme cobertura em ferro e vidro sobre área dos trilhos.. 

Há um projeto de ampliação dessa estação em curso, mas tem sido muito contestado por arquitetos e por parte da população.

Gare du Nord, Paris, França
Gare du Nord, Paris, França


10 Lindas estações de trem - Toledo - Espanha

Inaugurada em 1920, a estação ferroviária de Toledo é um belo exemplo do estilo neomudejar. Tudo é digno de observação nessa linda estação, que pode ser considerada o primeiro ponto turístico da cidade.

O rei Alfonso XIII, após uma visita a Londres, decidiu que a estação merecia estar de acordo com a cidade e decidiu por uma melhoria que resultou no que vemos hoje, embora já tenha passado por melhorias como a restauração, em 2005, para receber os trens rápidos.

Apesar de pequena, há muito o que apreciar pois é um primor cheia de detalhes na fachada e no revestimento de teto, colunas e paredes. Tanto os trabalhos em madeira quanto os vitrais coloridos mostram desenhos/traços que lembram um rendilhado. Outro detalhe que chama atenção são os mosaicos de azulejos. A bilheteria é toda trabalhada em madeira.

O prédio é tão lindo que, em 1991, foi declarado como imóvel de interesse cultural. 

Estação de Trem de Toledo, Espanha.
Estação de Trem de Toledo, Espanha.

Estação de Trem de Toledo, Espanha.


10 lindas estações de trem - Estação da Luz - São Paulo - Brasil

Inaugurada em 1901, essa estação em estilo neoclássico e ares ingleses não é assim por mero acaso. Foi projeto de um arquiteto inglês e os materiais usados em sua construção vieram da Inglaterra. Dizem que o relógio de sua torre foi inspirado no Big Ben. O prédio é  muito bonito e imponente com fachada em tijolinhos vermelhos e telhado em estilo francês. Seu interior, com muitos detalhes em ferro, já foi palco tanto do desembarque de passageiros ilustres, quanto de imigrantes que chegavam ao porto de Santos com destino à cidade de SP. 

Estação da Luz, São Paulo, Brasil
Estação da Luz, São Paulo, Brasil

Na verdade, a Estação da Luz começou sua história bem antes e sua primeira versão foi inaugurada em 1867 para conectar fazendas de café ao porto de Santos. Era uma pequena e simples estação. Em 1888, passou por demolição para construção de outra bem maior para dar vazão ao grande movimento de passageiros e circulação de mercadorias. Mais tarde, outras reformas e melhorias foram realizadas na estação da Luz, incluindo a que preparou a inauguração em 2006, do Museu da Língua Portuguesa em parte de suas instalações. 

Dica especial : Hospedagem super bem localizada em São Paulo.

Em frente à estação está o Parque da Luz e a Pinacoteca. Bem próximo, a antiga estação Sorocabana, hoje desmembrada em Memorial da Resistência e Sala São Paulo.

Em 1982 foi tombada pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico - devido a importância desse patrimônio arquitetônico.  

Estação da Luz, São Paulo, Brasil.
Estação da Luz, São Paulo, Brasil.


Essas são as 10 mais lindas estações de trem que eu conheço. Cada uma com características que as tornam únicas e que valem uma visita mesmo que você não vá viajar de trem. Tomara que eu desembarque em muitas outras por esse mundo afora. 

                                                


                                                         FOTOS : J.C. ALVAREZ




  1. Lindas essas estações de trem. Das que você citou só não conheço a de Valência. A que eu acho mais bonita é a St. Pancras em Londres seguida pela São Bento no Porto.

    ResponderExcluir
  2. Gente, é uma estação de trem mais linda que a outra! Fico encantada como cada uma passa um pouco da história do lugar ou da época em que foi criada né? Adorei sua seleção das mais bonitas estações de trem, bem diversas e tem até a nossa Estação da Luz ali (que é a única que eu conheço - por enquanto! haha).

    ResponderExcluir
  3. Linda e atraente postagem. Nós também somos apaixonados por viagens de trem e realmente, é surpreendente cada estação que a gente chega. Cada uma mais linda que a outra. Desse grupo de 10, só não conhecemos a de Toledo e Stambol. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Ai ai ai... e lá vou eu colocar mais alguns destinos na minha lista infinita de lugares para conhecer (risos). Amei a seleção, realmente são lindas!!!

    ResponderExcluir
  5. Legal que conheço grande parte das estações de trem mais bonitas do mundo. Me falta conhecer a de Valência, Toledo e a de Istambul

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei impressionada com a Estação de Lisboa! Que espetáculo. Dessas da sua lista só conheço a Estação da Luz em São Paulo e é realmente linda!

    ResponderExcluir
  7. Adorei conhecer essas 10 lindas estações de trem com o seu post! Nós aqui também somos amantes de viagens de trem. Da sua lista, eu já estive na Gare du Nord, em Paris. Mas foi tão corrido, quase um perrengue, que nem apreciei a estação. Um uma linda que estive foi a de Milão - Centrale de Milano. Dessa eu tenho várias fotos! Amei o post!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa seleção de 10 estações de trem. São realmente muito bonitas. Conheci apenas 3 dessa lista. Já me animei a conhecer as outras!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!