14 agosto 2021

GUIAS DE TURISMO EM PORTUGUÊS NO EXTERIOR



Guias de Turismo em português no exterior

Contratar um guia de turismo em português no exterior não fazia parte dos meus planos. Até que ... Vem comigo saber ! 
Organizar uma viagem por conta própria é um dos meus maiores prazeres. Pesquisar cada cantinho a ser visitado e sua história, quanto tempo de estadia em cada destino, como se deslocar pela cidade com transporte público ou a pé, onde comer, qual a melhor hospedagem por um custo benefício razoável são itens que fazem parte de uma das etapas de organização em que invisto mais tempo. 

Depois vem o momento das compras online de passagens de trem, de ônibus ou de avião para ir de uma cidade para outra. É ainda nessa etapa que faço as reservas de hospedagem, o que também requer atenção e muita pesquisa. Mas, sabe o que é o legal ? É que ao fazer tudo isso, a viagem já começou. Vou conhecendo um pouco de cada lugar que depois terei o prazer de "ver ao vivo e à cores".


Alguns países, que desejo muito conhecer, têm ficado de fora de meus planejamentos em função do não domínio do inglês ou por achar complexa a logística da viagem/deslocamento.

Eu relutava em buscar outras formas de viajar pois tinha receio de fazer uma viagem corrida, de pagar um valor muito alto, de me sentir sem liberdade de escolher o roteiro, sem flexibilidade de fazer mudanças e de decidir o que desejava fazer a cada dia. Mas, como a vontade de viajar é maior que tudo e não existe uma única forma de viajar, passei a considerar, como uma opção, a contratação de um guia de turismo na cidade ou país a ser visitado.

Quando comecei a pesquisar sobre guias de turismo em português no exterior vi que não era uma tarefa simples encontrá-los. Porém, aos poucos, fui me surpreendendo ao conhecer vários. Quanta gente legal desenvolvendo trabalhos com tanto conhecimento. Fiquei muito feliz. 

O que me motivou a escrever esse texto foi o desejo de compartilhar essa alternativa com pessoas que estejam vivendo a mesma questão. Como disse no início do post, eu não pensava na possibilidade de contratar um guia até perceber que alguns destinos acabariam ficando para sempre de fora dos meus planos de viagem.  

A diversidade de trabalhos desenvolvidos por guias de turismo traz ótimas possibilidades para os viajantes. Quem são esses profissionais que facilitam e enriquecem nossa viagem mundo afora ?
Conheça um pouco de suas histórias e seus trabalhos.

Enviei mensagens para os guias abaixo e eles, gentilmente, me responderam.

Guia de Turismo em Português no Exterior- China 


China- Dani Tassy
Dani é brasileira e decidiu morar na China, por um ano, para continuar os estudos em mandarim. No entanto, esse um ano acabou se estendendo e a Dani vive em Pequim desde 2014. Sua formação é de tradutora inglês/espanhol. Em 2018, começou a trabalhar como guia de turismo, com tour privado, abordando aspectos da história da China, além de curiosidades da cultura chinesa e experiências de estrangeiros na China. Em Pequim, oferece serviço de carro particular e translado aeroporto/hotel/aeroporto. Quando leva viajantes para outras cidades procura incluir algum trajeto de trem bala por ser uma experiência inesquecível para todos que visitam o país. Já acompanhou turistas para Xian, Shangai, Guilin, Hong Kong e Macau. 

Formas de contato com Dani :
email : DaniTassy@hotmail.com
Instagram : danitassy
YouTube: Dani Tassy

Guias de Turismo em português na China
Dani Tassy - guia de turismo em português na China  





Guia de Turismo em Português no Egito 

Egito- Mohamed Moses

Mohamed Moses é licenciado em História e Turismo e trabalha como guia há 20 anos. Aprendeu a falar português estudando no Cairo.
Realiza tours em grupo ou privativo e oferece diferentes tipos, tais como : tour exótico, tour de aventura, tour histórico cultural e de praias.

Formas de contato com Mohamed :
email : mosesmiromizo@gmail.com
Instagram : mohamedmoses
Facebook : facebook.com/mohamed.moses.948

Guia de turismo em português no Egito
Mohamed Moses - guia de turismo em português no Egito



Guia de Turismo em Português no Exterior - Irã 

Irã-  Mojtaba 

Mojtaba é iraniano e, atualmente, mora no Irã. Quando viveu em Braga, Portugal, aprendeu a língua portuguesa e fala fluentemente português e inglês, além, claro do idioma natal. Antes de aprender português, já trabalhava como guia de turismo em inglês. Motjaba trabalha, profissionalmente como guia desde março de 2014. Atende muitos turistas brasileiros e portugueses em grupos ou tour privativo. Acompanha os visitantes desde a chegada ao aeroporto até a saída do Irã com carro sedan ou van, dependendo da quantidade de pessoas. Faz, também, reserva dos hotéis, elabora os roteiros percorrendo todo o Irã e inclui as solicitações dos turistas. "

 Planejávamos uma viagem ao Irã para setembro de 2019 mas, infelizmente, ela não pode acontecer por incompatibilidade nas datas disponíveis. Na ocasião, Mojtaba nos ofereceu várias referências de brasileiros que tinham viajado com ele, entramos em contato e todos só fizeram elogios ao trabalho.
Ainda pretendo realizar essa viagem e com certeza iremos com o Mojtaba.

Formas de contato com Mojtaba :
email : myaghot@gmail.com
Instagram : mojtaba_yt
WhatsApp : +98 9179118113 


Guia de Turismo em Português no Irã
Motjaba - guia de turismo em português no Irã



Guia de Turismo em Português no Exterior- Líbano

Líbano- Jose Carlos 

José Carlos Abou Jaoude nasceu no Líbano, mas morou em São Paulo por um tempo. É formado em Hotelaria, Turismo e Gastronomia e trabalha como guia turístico no Líbano há 5 anos, licenciado pelo Ministério do Turismo e WFTGA. Segundo José Carlos, poucos guias de língua portuguesa no Líbano são licenciados. Então, ele alerta sobre a importância de solicitar e ver a licença antes de contratar um guia.
José Carlos prepara excursões em várias cidades do Líbano de norte a sul e em seus roteiros estão incluídas visitas :
# às cidades históricas mencionadas na Bíblia, como Tiro e Sidon.
# à Beirute, capital do Líbano e conhecida como a Paris no Oriente Médio, com bela arquitetura de  edifícios árabes e franceses. É muito admirada pelos visitantes
# às ruínas como : castelos, antigos mercados, museus e banhos árabes. Estes lugares são sempre de  grande interesse.
# à famosa Gruta de Jeíta, onde os turistas apreciarão estalactites e estalagmites navegando de barco em um rio dentro da montanha.
# às florestas de cedro, símbolo do Líbano, mais antigas que muitos países.

Outros passeios incluem as cidades de Byblos, cidade mais antiga e ainda habitada do mundo, com castelos, igrejas e mercados entre 6000 e 7000, além de Trípoli, onde está o maior banho árabe.

" O Líbano tem neve e mar. Você pode esquiar de manhã e ir à praia à tarde, tudo no mesmo dia !
Finalmente, a culinária libanesa que é rica e possui muitos pratos conhecidos no mundo como kibbeh, hommus, baba ganoush e doces extraordinários."

Formas de contato com José Carlos :
email : guialibano@gmail.com
Instagram: @guialibano
WhatsApp : + 96176597787
Website : www.guialibano.com.br
Facebook grupo : Guia Turístico do Líbano


Guia de Turismo em Português no Líbano
Jose Carlos - guia de turismo em português no Líbano


  

Guia de Turismo em Português no Exterior- Mallorca

Mallorca- Eliana

Eliana Pacífico é mineira de Nova Lima e tem formação, no Brasil, em Comunicação Social-Relações Públicas e na Espanha, em Turismo.
"Sou muito curiosa e gosto de conhecer as novidades. Assim, um dos meus principais objetivos na vida é viajar". 
Pensando dessa forma, Eliana aceitou, há muitos anos, o convite de um casal amigo para visitá-los em Mallorca. Nesta viagem, conheceu uma pessoa com quem decidiu investir num projeto de vida em comum e assim vive em Mallorca desde 1997.
Eliana trabalhou, por um tempo, em Ibiza, mas é em roteiros por toda a ilha de Mallorca que ela conduz turistas do Brasil, Portugal, Espanha e USA, entre muitos outros países. Atuando como guia oficial de turismo das Ilhas Baleares, mostra aos viajantes as belezas dessa região. Os tours são feitos em português, inglês ou espanhol. Quinzenalmente, Eliana publica em seu blog post sobre diversos temas da vida nas Ilhas Baleares.

"Tenho verdadeira paixão pelo meu trabalho, que não considero trabalho, e sim uma tremenda oportunidade de mostrar um dos lugares mais bonitos da Europa-Mallorca". "É indescritível poder ver, até hoje, combinados o azul do mar Mediterrâneo, as montanhas, os vilarejos e o campo em Mallorca".

Formas de contato com Eliana: 
email
Instagram: elianapacifico_guiamallorca
Website : www.eliana-guia.com    eliana-guia.com/blog/
Facebook : facebook.com/elianamallorca


Guia de Turismo em Português em Mallorca
Eliana - Guia de turismo em português em Mallorca



Guia de Turismo em Português no Exterior- Marrocos


Marrocos-Hamid

Hamid é marroquino, nasceu em meio ao deserto do Saara, na região de Merzouga, onde, até hoje, reside sua família. Muito jovem - 15 anos - começou a ter contato com turistas estrangeiros e gostou tanto desse mundo do turismo que atuou em diversas áreas, se aperfeiçoou e abriu a própria agência-Excursão no Marrocos.
Hamid relata, com alegria, que aprendeu a falar português, fez muitos amigos e conheceu aspectos da cultura brasileira quando viveu por 2 anos no Rio de Janeiro. Sua agência trabalha, principalmente, com viajantes oriundos do Brasil, fazendo todo o atendimento em português. "No contato inicial, procuramos entender as principais necessidades e desejos dos nossos clientes para que possamos fazer uma viagem personalizada e da maneira mais autêntica possível"
Roteiros por todo o Marrocos em carros 4x4, translado aeroporto/hotel/aeroporto, reserva de hotéis, guias, jantares típicos, hospedagem no deserto e passeios estão incluídos nos pacotes personalizados e privativos que a agência Excursão no Marrocos organiza.  
Essa empresa familiar tem foco no turismo de experiência e valoriza o trabalho dos guias locais propiciando aos visitantes uma imersão na cultura marroquina/bereber.
Os pais de Hamid são bereber [povo originário do Marrocos] e viveram, durante anos, como nômades no deserto. Ainda hoje, em Merzouga, a mãe e as irmãs de Hamid recebem os viajantes para um almoço típico bereber enquanto ele e os irmãos atuam como motoristas conduzindo os turistas em viagens pelo país.

Formas de contato com Hamid :

Email : excursaonomarrocos.vendas@gmail.com
Instagram : agencia_de_viagens_no_marrocos
Website : excursaonomarrocos.com
A avaliação da agência Excursão no Marrocos no TripAdvisor pode ser acessada através do link 

Obs : Em abril de 2019 tivemos a alegria de fazer um tour privativo de 11 dias com Said, irmão de Hamid. Foi uma linda viagem e só temos elogios ao povo marroquino que nos recebeu e tratou com muito carinho e hospitalidade. 

Se quiserem saber mais sobre nossa estadia no Marrocos, leiam também : 




Guias de turismo em português no Marrocos
Said - guia de turismo em português no Marrocos




Guia de Turismo em Português no Exterior- Praga 

Praga- Irena Melounová

Irena é natural da República Tcheca e vive na capital desde que ingressou no curso de Letras da Universidade de Praga. Nessa ocasião, era necessário escolher 2 línguas e a língua portuguesa foi uma de suas opções. Tem como formação Mestrado em Letras/Língua Portuguesa, Mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Economia e Estágio em Administração de Empresas na FGV de São Paulo. Irena atua como guia de turismo desde 2004 quando concluiu sua formação como guia oficial de Praga e guia acompanhante. 

Vários são os tours oferecidos por Irena na capital tcheca : Centro histórico, Bairro Judeu, Bairro do Castelo, O Essencial de Praga. Esses são feitos a pé pois Praga é uma cidade medieval com ruas estreitas. Irena acompanha os viajantes em passeios bate e volta à cidades, tais como: Karlovy Vary, Kutná Hora, Cesky Krumlov, cervejaria em Pilsen e fábrica de cristais da Boêmia. Essas excursões são feitas de carro ou van para se aproveitar mais o tempo e para ter mais conforto.
Também é possível combinar com Irena os mais diferentes tipos de traslados desde aeroporto/hotel até de cidades de outros países para Praga. No site guiaempragairena.com, os interessados podem conhecer todos os trabalhos desenvolvidos, mas Irena também organiza passeios privados e personalizados de acordo com o interesse e disponibilidade dos turistas. 
"Gosto quando os turistas me dizem se gostam de arte moderna, da cerveja, de ir aos cafés, assim eu ajusto os passeios para eles e aproveitam melhor suas férias" . 

Formas de contato com Irena :
email : guiaempragairena@gmail.com
Instagram : guiaempraga.irena
Website : www.guiaempragairena.com
Facebook : facebook.com/guiaempraga.irena/


Guia de turismo em português em Praga
Irena Melounová -  guia de turismo em português em Praga



Praga- Martina Malechová


Martina é tcheca, natural da cidade de Karlovy Vary e mora em Praga. Formou-se em Letras pela Universidade Carlos de Praga, e durante seus estudos, morou em Coimbra/Portugal, onde cursou três semestres, e em Fortaleza/Brasil. Aliás, foi em terras brasileiras que iniciou o trabalho com turismo e, só após 5 anos de muito estudo, realizou os primeiros tours por Praga. 

"Acho que um dos aspectos mais legais no meu trabalho é o fato dele nunca ser igual, sempre trazer novidades, desafios, ser interativo. Através dele, conheci tantas pessoas bacanas e fico mantendo contato com o Brasil ... O turista brasileiro é muito simpático, tranquilo e disposto a curtir a viagem sem estressar"

Martina oferece opções de roteiros prontos tanto pela capital tcheca quanto por cidades da região como a sua linda cidade natal-Karlovy Vary. Elabora também passeios personalizados para os mais variados públicos, como : famílias com bebês, com crianças, com adolescentes e idosos. Ou, ainda, roteiros por tema : arte, cerveja, Segunda Guerra Mundial, região do país de origem dos antepassados do turista.
Outro trabalho desenvolvido por Martina é de assessoria : para roteiros, escolha de hotéis, eventos culturais, eventos de lazer, além de transfers dentro da cidade e para demais cidades tchecas. 

Formas de contato com Martina :

email : martina.guiaempraga@gmail.com
Instagram: martina.guiaempraga
WhatsApp : +420 605333846
Facebook : facebook.com/MartinaGuiaemPragaeRepublicaTcheca
A avaliação de Martina no TripAdvisor pode ser acessada através do link 



Guia de turismo em português em Praga
Martina Malechová - guia de turismo em português em  Praga


   

Guia de Turismo em Português no Exterior- Rússia


Russia - Suelen e João

A história de João e Suellen, casal de professores brasileiros, com a Rússia começou em 2011, quando eles foram para Moscou a fim de participar de um intercâmbio que durou apenas 1 ano. Em 2017,  mudaram-se para Moscou, onde vivem até hoje, para fazer mestrado e doutorado. Formados em Letras pela USP, Suellen em italiano e português e João em russo e português. Atualmente são doutorandos em ensino de russo para estrangeiros.
Iniciaram o trabalho como guias de turismo no final de 2017, fazendo tours em italiano e inglês.
À medida que a quantidade de turistas brasileiros aumentou, os tours passaram a ser em português, prioritariamente. Um panorama histórico do país desde o seu início até a queda da União Soviética, a literatura e o dia a dia por lá são aspectos abordados nos tours. 

Formas de contato com Suellen e João : 

email : maetonarussia@gmail.com
Instagram : maetonarussia
Facebook : facebook.com/maetonarussia/


Guia de turismo em português na Rússia
Suelen e João - guias de turismo em português na Rússia





Guia de Turismo em Português no Exterior- São Petersburgo


São Petersburgo- Nádia Khristova


Nádia é russa e mora em São Petersburgo, onde chegou, em 1995, para estudar Economia Internacional, na Universidade de São Petersburgo. É também formada como professora de espanhol. Nádia fala russo, espanhol e português que aprendeu inspirada em uma vizinha que falava o idioma. Foi se aperfeiçoando com professor particular e vários cursos.
"Adoro assistir as telenovelas brasileiras que me ajudam bastante a melhorar meu nível de língua e compreender as gírias" 
Desde 2011, Nadia trabalha como guia de turismo e organizadora de passeios turísticos. Reserva de hotéis, de ingressos para museus, transporte e programas personalizados fazem parte dos tours particulares que são elaborados para grupos e famílias.
Quando a visita é de dois dias o centro histórico, o Museu Hermitage, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, passeio pelos rios e canais da cidade estão incluídos no roteiro do primeiro dia e para o segundo dia ficam as Residências Imperiais - Palácio da Catarina e Peterhof, à beira do mar Báltico.
Além dos roteiros preparados de acordo com o tempo de estadia do turista, Nádia também oferece assessoramento em outros aspectos da viagem.

Formas de contato com Nádia Kristova :
email  : cristovan@list.ru
Instagram : passeio.petersburgo
WhatsApp : +7 921 337 04 45
Facebook : facebook.com/visitar.spb


Guia de turismo em português em São Petersburgo
Nádia Kristova - guia de turismo em português em São Petersburgo





Guia de Turismo em Português no Exterior- Tunísia

Tunísia- Salim  Nabli

Salim Nabli é tunisiano e vive em Hammamet na Tunísia. Fez sua formação superior na Tunísia e foi para Portugal fazer a formação em Turismo.  Salim fala árabe, francês, inglês e português. Trabalha como guia profissional nacional de turismo desde 2005. Tem 15 anos de experiência com grupos de brasileiros e portugueses. Acompanha os turistas desde a chegada ao aeroporto até a saída da Tunísia. Reserva hotéis e organiza diferentes tipos de roteiro por todo país : circuito cultural e arqueológico, passeios no deserto e aldeias berberes. Também oferece um programa combinado "cultural & relax Spa" Dependendo da necessidade do turista faz programa à la carte. Atualmente, também está gerenciando uma agência de viagem.

Formas de contato com Salim :
email : salim_nabli@hotmail.com
WhatsApp : +216 28388002
Facebook : facebook.com/salim.nabli

Guia de turismo em português na Tunísia
Salim Nabli  - guia de turismo em português na Tunísia





Guia de Turismo em Português no Exterior- Veneza

Veneza- Júlia Cordeiro

Júlia é brasileira, natural de Campo Grande e foi para a Itália terminar o mestrado. Eis que se apaixonou por um italiano, começou a trabalhar com turismo, e assim já mora em Veneza há cinco anos.  
Atuando como Acompanhante Turística, Júlia faz passeios personalizados e exclusivos, atendendo aos interesses e pedidos dos turistas. Também presta assistência no planejamento de viagem a Veneza. Além disso, no perfil do Instagram, o viajante encontrará várias dicas sobre bairros, passeios, pontos turísticos, cantinhos "secretos" e também sobre a história da cidade.
Se quiser acrescentar ao passeio por Veneza um ensaio fotográfico, Júlia providencia uma fotógrafa brasileira para deixar tudo registrado.

Formas de contato com Júlia :  
email : julia.n.cordeiro@hotmail.com   dicasdeveneza@gmail.com
Instagram :   dicasdeveneza   julia._cordeiro
WhatsApp : +39 3317385381
Facebook : facebook.com/dicasdeveneza/


Guia de turismo em português em Veneza
Julia - guia de turismo em português em Veneza


Guia de Turismo em Português no Exterior- Verona

 
Verona- Raphaela Vago


Raphaela é brasileira, natural do Espírito Santo e tem formação no Brasil em Administração de Empresas com Especialização em Gestão Industrial. Em 2007, foi morar em Verona, na Itália, cidade pela qual se apaixonou desde o primeiro momento. Quando recebia a visita de amigos e familiares, levava-os para conhecer a cidade. Em 2012, retornou à sua cidade natal e trabalhou por cinco anos como agente de turismo, organizando viagens à Itália e acompanhando os turistas. De volta à Itália, fez a formação em Guia Acompanhante e está habilitada a desenvolver esse trabalho com grupos e em passeios privativos por todo país. Raphaela realiza tours personalizados pelo centro de Verona, pelo Lago di Garda e Valpolicella, além de outras regiões solicitadas pelos viajantes.


Formas de contato com Raphaela :

email : raphaela@veronadigiulietta.com
Instagram : veronadigiulietta
Site : www.veronadigiulietta.com


Guia de Turismo em português em Verona
Raphaela Vago - guia de Turismo em português em Verona


Os guias de turismo em português no exterior desenvolvem o trabalho com muita flexibilidade e oferecem roteiro personalizado, incluem modificações e pedidos dos viajantes, de forma que a viagem fique ajustada ao seu estilo de viajante.

Agora que você já conhece esse trabalho, que tal revisitar aquela cidade que você ama com um guia que te mostrará cantinhos que só quem mora na cidade conhece ?

Às vezes, uma conexão de 10/12 horas pode ser bem aproveitada com um guia que te pega no aeroporto e faz um tour com o essencial daquela cidade. 

Muitos guias tiveram seus trabalhos interrompidos em função da pandemia e estão atuando em outras frentes de trabalho. Só aguardam as fronteiras reabrirem para retomarem o trabalho como guias de turismo em português. Como planejar a viagem com antecedência é muito importante não deixe de fazer contato com eles quando pensar em um desses destinos em seu roteiro. 



FOTOS : Algumas fotos foram enviadas pelos guias e outras fazem parte do perfil do Instagram de cada um deles. 


















  1. Tudo de bom esse post, nada como viajar com um guia de turismo em português que literalmente fala a nossa língua e nos mostra tudo com detalhes. Fizemos um passeio com a Eliana em Mallorca e foi ótimo, ela é uma fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal vocês terem conhecido o trabalho da Eliana. Quando retomarmos as viagens quero fazer passeios com cada um deles. beijocas

      Excluir
  2. Post super útil e salvo aqui para as viagens futuras! Faz toda a diferença passear com alguém que conhece o local e ainda te explica tudo em português.

    ResponderExcluir
  3. Lilian, esse post é uma preciosidade! Vou salvar aqui e usar de referência sempre! Encontrar guias de confiança e recomendados é um verdadeiro tesouro!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! Muito bom fazer tours no exterior em português. Já segui alguns deles no instagram - os que moram em lugares onde quero ir em breve. Adoro também ir seguindo e acompanhando antes da viagem pra ver e aprender sobre o destino!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que post de utilidade pública, parabéns pela escolha desse tema.

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha! Obrigada por todas essas informações!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!