05 maio 2019

CHEGANDO AO MARROCOS : AEROPORTO, IMIGRAÇÃO, DINHEIRO E CHIP.

CHEGANDO AO MARROCOS : AEROPORTO, IMIGRAÇÃO, DINHEIRO E CHIP.

Nossa primeira vez no Marrocos

 

Casablanca, Marrocos
Mesquita Hassan II em Casablanca, Marrocos.

Visitar o Marrocos era nosso sonho há muito tempo, e, meu marido e eu, estávamos com muitas expectativas sobre a viagem para um país tão diferente.
Iríamos voar pela primeira vez com a Royal Air Maroc e isso, também, nos causava uma certa apreensão.
Como acho que muitas pessoas ficam com as mesmas preocupações, vamos contar aqui como foi nossa experiência :

Roteiro de 11 dias de carro pelo Marrocos

Vôo Royal Air Maroc

# A aeronave, que faz o trajeto Rio/Casablanca/Rio, é um 767/300, o que significa um avião de porte médio, modelo antigo de avião, com distribuição de assentos 2-3-2. A aeronave, que faz o trajeto São Paulo/Casablanca/São Paulo, é nova e bem maior.
# No 767/300 é bom o espaço entre as cadeiras, há telas individuais e os filmes disponíveis são com áudio em francês ou inglês e legendas em árabe. Eu assisti 4 filmes na volta ao Brasil : Nasce uma estrela, Bohemian Rhapsody, Marley, Poderia me perdoar ? Deu pra entender mais ou menos por já saber a história.
# Os comissários de bordo da classe econômica eram todos do sexo masculino. Atendimento simpático em inglês, francês e árabe e pouquíssimas palavras em português.
# Foram distribuídos tapa-olho, fone de ouvido, meias, lenço umedecido além de travesseiros e cobertor.
# Nosso  bilhete, na classe econômica, dava direito a despachar 2 malas de 23 kg por pessoa e bagagem de mão.
# A comida surpreendeu de forma positiva, veio bem servida e gostosa. Jantar : purê de batata e frango, salada, pão, queijo Polenguinho, barra de chocolate Snickers, iogurte e de sobremesa um brownie. Para beber tinha água, refrigerante, suco e após o jantar café ou chá de menta. Para o café da manhã: dois sanduíches de queijo e peito de peru, chá ou café, bolinho, iogurte e barrinha de chocolate. A comida estava gostosa. 
# O vôo de ida atrasou meia hora e o de volta 1h30.
# A limpeza do banheiro deixou a desejar. Logo após o jantar, não tinha mais papel higiênico disponível.
Imagem do site www.pixabay.com

Aeroporto de Casablanca- Aeroporto Internacional Mohammed V 

# Nós chegamos e partimos de Casablanca que é a grande porta de entrada no país para os vôos oriundos do Brasil.
# O aeroporto de Casablanca não é grande e, tanto o desembarque quanto o embarque na aeronave, é feito na pista após os passageiros serem transportados em um ônibus.
# Desembarque no aeroporto de Casablanca - A segurança no aeroporto é bastante rigorosa e cada passageiro passa por 5 verificações de documentos. Ao entrar nas dependências do aeroporto há um scanner para bagagem de mão,bolsas, mochilas e outros apetrechos de viagem. Enquanto isso, todos os passageiros passam pelo raio-x [ os homens são também revistados] e apresentam passaporte e bilhete aéreo para funcionários. Nós não tivemos nossas bagagens de mão revistadas, mas lemos  relatos de que isso acontece.
# Sala da imigração - antes de entrar na fila, é necessário pegar uma ficha e preencher informações sobre a hospedagem e tempo de estadia no país. A verificação dos documentos pelos funcionários da imigração é minuciosa e, portanto, leva tempo. Não é permitido que o casal vá junto ao guichê.
# Logo após foi  necessário mostrar a documentação para funcionários em 2 pontos distintos.
# Retiramos a bagagem nas esteiras e, antes de sair para o saguão do aeroporto, foi necessário passar toda a bagagem por um scanner.
# No saguão de desembarque não é permitida a permanência de empresas de translado e os motoristas aguardam os passageiros para tours do lado de fora do aeroporto, em uma área reservada.
# No Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Casablanca, a área de alimentação, anterior ao setor de embarque, oferece poucas opções. Porém, na praça de alimentação, próxima aos portões de embarque, tem vários lugares bem legais para um lanche ou até mesmo refeição : Starbucks, Paul, Pomme du Pain, Illy Café, Venezia e Le Medina.

Imagem do site www.pixabay.com

Imigração 

# Para ingressar no país não é exigido visto de passageiro brasileiro nem certificado de vacina.

# Na imigração deve ser apresentado o passaporte, bilhete aéreo, formulário preenchido [o formulário está disponível em um balcão na própria sala de imigração] e comprovante de reserva de hotel. No nosso caso, que íamos fazer um tour, mostramos um recibo da empresa Excursão no Marrocos onde constava o nome dos hotéis.
# Na chegada ao Marrocos preenchemos o formulário com o nome do 1º hotel onde nos hospedamos e no formulário de saída o nome do último hotel e cidade.

Imagem do site www.pixabay.com
Tour privativo de 11 dias pelo Marrocos.

Dinheiro

# Há algumas casas de câmbio no saguão do aeroporto. Nós trocamos 100 euros para ter uma ideia da cotação e, no dia 11/4, estava 10,32 dihrams. Em outros lugares estava 10,56, 10,60....
# No dia de retornarmos ao Brasil, trocamos os dirhams que sobraram por euros no próprio aeroporto.

Imagem do site www.pixabay.com

Chip de celular

# No saguão do aeroporto há stands de venda de chip para celular e são muitoooo baratos. Nós compramos o chip da Orange perto do hotel onde nos hospedamos, em Casablanca, e pagamos 70 dirhams por 15 dias o que equivalia a R$ 30,51.

Imagem do site www.pixabay.com

Seguro de viagem 

# Algumas vezes as pessoas perguntam se é obrigatório seguro de saúde para viajar para tal país. Mesmo que não seja uma exigência do país para onde você pretende viajar é importante demais viajar com seguro de saúde. A empresa Seguros Promo é uma comparadora de seguros de saúde para viagem e ali você vai poder ver os planos de várias empresas escolhendo o que mais se adapta ao seu perfil e bolso.   



Obs :
No dia do retorno ao Brasil chegamos cedo ao aeroporto com 4 horas de antecedência e foi muito bom pois há também um processo demorado de verificação da bagagem que passa por scanner logo no acesso ao aeroporto. A análise dos documentos na imigração também leva um bom tempo. 

Em breve, posts sobre nossa primeira visita ao Marrocos.

                                                      FOTOS : J.C. ALVAREZ

  1. Excelentes informações. Muito bom saber como foi sua experiência com a Royal Air Maroc e o trâmite no aeroporto. Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber antes de viajar como certas coisas funcionam, né ? Espero vê-los em breve embarcando também rumo ao Marrocos. beijocas

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search