23 maio 2019

O QUE FAZER EM CASABLANCA EM 1 DIA

Mesquita Hassan II Casablanca, Marrocos
Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos.


É possível visitar Casablanca em 1 dia e conhecer alguns pontos turísticos interessantes, além da famosa mesquita. Nós começamos nosso tour pelo Marrocos, em Casablanca, e nos hospedamos na cidade só por um dia, seguindo viagem na manhã seguinte. Gostamos bastante de ter passeado em Casablanca, e, em nossa opinião, vale a pena conhecê-la, embora 1 dia seja suficiente.


Mesmo sabendo que o filme Casablanca não foi filmado na cidade, nutria a esperança de encontrar uma Casablanca com um pouco daquela aura do filme que levou o nome da cidade mundo afora. Mas, o que encontramos foi uma cidade real e moderna, cheia de obras, com trânsito super complicado, com o maior porto do Marrocos e que é considerada a capital econômica do país.

Quer saber como chegar ao Marrocos com a Royal Air Maroc ?

O que fazer em Casablanca em 1 dia : 

Como estávamos hospedados no Hotel Oum Palace, no centro da cidade, e adoramos bater perna lá, fomos nós explorar alguns pontos turísticos de Casablanca à pé.

Praça Mohammed V

Praça Mohammed V, Casablanca, Marrocos
Praça Mohammed V , Casablanca, Marrocos 

Localizada na parte nova da cidade, esta ampla praça é considerada a mais importante da cidade e é, também, um ponto central de onde partem vários tours. Chegamos por lá no meio da tarde e vimos muitas crianças brincando acompanhadas de suas famílias. A praça parece mesmo um ponto de encontro de moradores de todas as idades e, pra onde se olha, tem grupos conversando. Só tem que ter cuidado para não ser atropelado por um ou mais pombos pois eles dominam a área e dão voos rasantes.
Um aspecto que logo chamou nossa atenção, pela diferença ao que estamos acostumados, foi o vestuário masculino - túnicas e uma espécie de boina pequena que fica só no topo da cabeça - e o vestuário feminino, esse com maior variação - túnica e véu, semi túnica e lenço na cabeça ou apenas lenço e roupa comum.
  
Na Praça Mohammed V está a prefeitura de Casablanca, assim como outros prédios administrativos. Seu nome é uma homenagem a Mohammed V, sultão que defendeu a libertação do Marrocos em relação ao Protetorado Francês. Foi o primeiro ponto turístico que visitamos e gostamos de ver o movimento da cidade, o tram moderno, que tem parada na praça, e apreciar os prédios com arquitetura francesa e um toque marroquino.

Catedral Sacre Coeur de Casablanca

Construída em 1930, durante a ocupação francesa, a Catedral du Sacre Couer funcionou como tal até 1956 e depois passou a abrigar um centro cultural. Essa linda igreja católica tem estilo art déco com detalhes em estilo mourisco. Ocupa um belo prédio todo pintado de branco e, de longe, é possível ver suas torres. Não pudemos visitar pois estava em obras.

Catedral de Sacre Coeur de Casablanca, Marrocos.
Catedral de Sacre Coeur em Casablanca, Marrocos.

Parque da Liga Árabe 

O Parque da Liga Árabe, que fica ao lado da Catedral de Sacre Coeur, é um espaço de lazer muito bonito com jardins, palmeiras, canais de água e fontes. Vale um passeio por ele. Está em fase final de obras de recuperação.

Parque da Liga Árabe, Casablanca, Marrocos


Estação de trem/ Gare de Casa Port

A Gare de Casa Port é uma das estações de trem de Casablanca. Ela recebe trens regionais e de longa distância. Há trens ligando Tanger, Casablanca, Rabat, Marraquech, Meknes, Fes e outras cidades. O prédio é amplo, todo em vidro com uma das fachadas trabalhada em detalhes mouriscos. Foi remodelada em 2008 para atender ao grande fluxo de viajantes de trem. Tem lojas, lanchonetes e estacionamento. Fica perto do Porto de Casablanca. Vale a visita.

Gare de Casa Port, Casablanca, Marrocos
Estação de trem Gare du Casa Port, Casablanca, Marrocos

Medina

A medina de Casablanca é pequena, porém o visitante já pode ter uma ideia de como é o funcionamento do comércio e o relacionamento dos comerciantes com os turistas. Pra quem estava, como nós, super avisados sobre a insistência na abordagem, a surpresa foi circular sem sermos incomodados.
Medina é a parte antiga da cidade, ou seja, onde a cidade começou. É cercada por muralhas e tem ruas, moradias, comércio, mesquitas, açougues, restaurantes, padarias, lojas de artesanato. No passado, os portões da medina eram fechados à noite. Eles têm nomes e hoje são pontos de referência para turistas, assim como alvo de muitas fotos.

Medina de Casablanca, Marrocos
Medina de Casablanca, Marrocos.

Boulevard de La Corniche

Essa avenida que beira o mar tem um calçadão ajardinado com quiosques, bares, restaurantes e é muito agradável para caminhadas e atividades físicas. Vários hotéis também ficam localizados aí, oferecendo, aos hóspedes, uma vista muito agradável. Quem se hospeda nesse Boulevard precisa de uma condução para visitar os pontos turísticos do centro da cidade.

Boulevard de la Corniche, Casablanca, Marrocos.
Boulevard de la Corniche, Casablanca, Marrocos.

Mesquita Hassan II

O ponto turístico de maior destaque de Casablanca é sem dúvida a Mesquita Hassan II. Esse ícone da cidade ergue-se imponente em localização privilegiada junto ao mar. Na verdade, parte da Mesquita Hassan II foi construída sob o mar pois foi inspirada em um verso do Alcorão "o trono de Deus estava sob as águas". A Mesquita Hassan II atrai  milhares de turistas de todas as partes do mundo.

Mesquita Hassan II
A belíssima Mesquita Hassan II é a única do Marrocos que aceita a visita de não muçulmanos. Possui o mais alto minarete do mundo. É a maior mesquita do país e a quinta maior do mundo. 

Com arquitetura fantástica, sua construção teve início em 1986 e foi inaugurada em 1993. Seu idealizador foi o rei Hassan II, pai do atual rei Mohammed VI, que contratou um arquiteto francês para execução do projeto. Obra caríssima que envolveu milhares de trabalhadores e 10.000 artesãos.

Não tem quem entre na Mesquita Hassan II e não fique de queixo caído com o tamanho das portas, a altura do teto, o brilho dos mármores, o trabalho em madeira e o colorido dos diferentes mosaicos.

Mesquita Hassan II em Casablanca, Marrocos.
Salão da Mesquita Hassan II, em Casablanca, Marrocos.
Veja o post  Roteiro de 11 dias de carro pelo Marrocos

Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos.
Mesquita Hassan II, em Casablanca, Marrocos
Não esqueça do Seguro de Saúde em sua viagem.

Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos.
Uma das portas da Mesquita Hassan II, em Casablanca, Marrocos.

A Mesquita Hassan II tem capacidade para 25 mil fiéis na sala de oração. As mulheres ficam no balcão e os homens no salão térreo. Do lado de fora podem ficar mais 125 mil fiéis.

Teto trabalhado em cedro com avançada tecnologia que permite sua abertura em poucos minutos. Paredes revestidas em mosaicos belíssimos todos feitos à mão. Piso em mármores de diferentes cores, com sistema de aquecimento no inverno. Colunas em mármore e mosaicos coloridos. Luminárias em cobre e lustres em murano. Portas imensas em titânio e bronze, trabalhadas em arabescos e com abertura elétrica. Uau, tudo é fascinante !

Mesquita Hassan II em Casablanca, Marrocos.
Detalhe de um dos tetos da Mesquita Hassan II, em Casablanca, Marrocos.
Mesquita Hassan II em Casablanca, Marrocos.

A Mesquita Hassan II é composta por uma sala de oração, uma sala de ablução, banhos, escola corânica/ a madrassa, uma biblioteca e um museu.

Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos.
Antes de entrar na Sala de Oração, os fiéis devem lavar o rosto, pescoço,braços e passar as mãos molhadas na cabeça.
Planejando viagem ao Marrocos ? Faça o Seguro de Saúde.

Sala de Ablução Mesquita Hassan II, Casablanca.
Sala de Ablução da Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos.

Apreciar os detalhes da mesquita pelo lado externo também vale super a pena : portas, teto, mosaicos, fontes, chafarizes.

Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos
Observe o marroquino em traje típico e o tamanho das portas.
Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos


Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos
Mesquita Hassan II , Casablanca, Marrocos

Informações práticas da Mesquita Hassan II :


# Só é possível visitar a mesquita em tour guiado que é oferecido em vários idiomas como : espanhol, inglês, francês, italiano, alemão. No dia que visitamos, o maior grupo era o de idioma alemão.
# O ingresso pode ser comprado na hora e o valor do tour guiado está incluso no valor do ingresso.
# Fique atento aos horários para chegar com meia hora de antecedência.
# É obrigatório tirar os calçados para circular na mesquita. Eles fornecem um saco para colocá-los.

Visitas guiadas - 9:00, 10:00, 11:00 e 15:00
Ingressos : 120 Dirhams
Verificar o funcionamento durante o Ramadã.

Tour privativo de 11 dias pelo Marrocos

# Fizemos, de carro, um tour privativo durante 11 dias visitando várias cidades do Marrocos. Fomos recebidos e acompanhados pelo simpático e atencioso Said, motorista e guia. Nos surpreendemos com a boa qualidade das autoestradas e estradas secundárias. Também nos chamou atenção a fiscalização e o policiamento nas mesmas.
# Para realizarmos essa viagem, contratamos a empresa Excursão no Marrocos, que é uma empresa marroquina especializada em atender turistas brasileiros e portugueses. Tivemos um guia específico em Meknes, Fes e Marrakech.

Said, da empresa Excursão no Marrocos, eu e Rhana, nossa guia na cidade de Fes.

Nosso roteiro de 11 dias no Marrocos :

11/4 Casablanca
12/4 Rabat
13/4 Meknes/ Volubilis/ Fes
14/4 Fes
15/4 Fes/Ifrane/Fes
16/4 El Jadida
17/4 Essaouira
18/4 Marrakech
19/4 Marrakech/ Ouarzazate e Ait Ben Haddou/ Marrakech
20/4 Marrakech
21/4 Casablanca/Brasil

# Ficamos muito satisfeitos com o trabalho da empresa Excursão no Marrocos e sei que, muitas vezes, as pessoas ficam inseguras em contratar um serviço assim. Por isso, estou compartilhando nossa avaliação e fazendo a indicação.
# Se você gostou de nossa viagem e quiser conhecer o Marrocos também, entre em contato pelo email excursaonomarrocos.vendas@gmail.com

Chegando ao Marrocos : voo Royal Air Maroc,Imigração,Dinheiro e Chip

Roteiro de 11 dias pelo Marrocos


Gostou das dicas ?  Agora virão os posts por cidade com hotel, atrações, compras.


                                              FOTOS :J.C. ALVAREZ.

Leia Também

Marrocos
Chegando ao Marrocos: aeroporto, imigração, dinheiro e chip
Roteiro de 11 dias no Marrocos
Riad ou Hotel em Marrocos, Dicas de Hospedagem

- Casablanca 2019 -
Onde ficar em Casablanca, Marrocos

- Rabat 2019 -
 Rabat, Marrocos, o que fazer em 1 dia

  1. Puxa, pensei que tinha menos coisas para fazer em Casablanca. Não vejo a hora de substituir minha foto no Marrocos do Epcot Center por uma verdadeira. Acaba, Pandemia!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, pensei que tinha menos coisas para fazer em Casablanca. Não vejo a hora de substituir minha foto no Marrocos do Epcot Center por uma verdadeira. Acaba, Pandemia!

    ResponderExcluir
  3. Vou experimentar uma nova rota da Costa do Marfim para Portugal, com a Royal Air Maroc, que faz escala em Casablanca. Quem sabe aproveito uma dessas viagens para conhecer a cidade, aproveitando todas as suas dicas. Só pela Mesquita Hassan II já vale a pena

    ResponderExcluir
  4. O nome Casablanca imediatamente me traz à cabeça o filme! Mas a cidade parece ser muito mais bonita do que eu pensava... que incrível essa mesquita, esses mosaicos são maravilhosos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as fotografias da Mesquita. Não conheço Marrocos, mas tenho alguma curiosidade. Um viajante nunca perde uma oportunidade de conhecer uma cidade nem que seja num dia. 😄

    ResponderExcluir
  6. Que lindeza Casablanca! Quando fui ao Marrocos não tive tempo de conhecer a cidade, mas quem sabe não volto um dia...

    ResponderExcluir
  7. Quando fui ao Marrocos não estive em Casablanca. Lendo o seu post, estou arrependida. Achei encantador o Parque da Liga Árabe!!! Excelente seu roteiro de o que fazer em Casablanca em 1 dia.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!