18 abril 2012

GRAMADO NATAL LUZ

Nós fomos a Gramado para meu marido participar de um congresso, e não sabíamos que, no início de Novembro, a cidade já apresentava o evento Natal Luz. Adoramos participar das atividades.
Esse evento é organizado na cidade há 26 anos, e surgiu do desejo de revitalizar o turismo na cidade nos meses de verão. Ao longo dos anos vem sendo aprimorado, contando com o patrocínio de muitas empresas [informação retirada do site www.natalluzdegramado.com.br]



                       



As vitrines das lojas ficam tão bonitas, que é comum vermos pessoas fotografando-as.








Durante o dia é possível observar melhor os enfeites, que estão por toda parte, e que são confeccionados com garrafas Pet.


 


Ao longo do ano, as escolas municipais arrecadam garrafas e artesãos ensinam a transformá-las em adereços natalinos. Recebem premiação as escolas e os alunos que mais arrecadações fizerem. Há também uma escola das artes, onde várias modalidades artísticas são ensinadas aos adultos e crianças que, na época do Natal Luz, trabalham no evento. [leia mais no site do evento]



               
A  noite chega trazendo um espetáculo de luzes e canções.

As luzes mudam ao ritmo de músicas natalinas.




Presépio no jardim em frente à igreja São Pedro [dia]

Presépio no jardim em frente à igreja São Pedro [noite]


 
A cidade, que já é linda e bem cuidada, se transforma num cenário de filme.


Luminária de rua confeccionada com garrafa Pet




    


A "Vila de Natal", localizada junto ao lago Joaquina Rita Bier, encanta crianças e adultos. Casinhas de madeira decoradas com motivos natalinos, Papai Noel, Árvores de Natal, um teatro de fantoches e a "oficina do Papai Noel" compõem um cenário muito legal. Cada casinha abriga um atelier de artesanato, que expõe e vende enfeites para árvore, toalhas, panos de prato, velas perfumadas. Tudo relacionado ao tema "Natal".















A "Parada de Natal" é um pequeno desfile pelas ruas da cidade, que deixa, nos turistas, um gostinho de quero mais. E, assim, estimula a assistir ao "Grande Desfile de Natal", que ocorre à noite, em dias já previstos na programação, na Avenida das Hortênsias. [é necessário comprar os ingressos]











Há muitas outras atrações imperdíveis, como o musical "Fantástica Fábrica de Natal", apresentado num teatro ao ar livre, à noite, próximo ao Lago Negro. O acesso é feito de carro ou em ônibus de turismo. Nós fomos de táxi e voltamos caminhando pois a fila para pegar um táxi era enorme.

Outros espetáculos, como a Árvore Cantante, Christmas Rock e Concertos de Natal, ocorrem na rua Coberta e não precisam de ingresso. É interessante chegar com antecedência, para assistir de um lugar confortável.

Árvore Cantante
 
Árvore Cantante

Concerto de Natal



Para o "Grande Desfile de Natal" é necessário comprar ingressos e, assim, garantir um bom lugar na arquibancada. Nós não conseguimos, pois já tinham esgotado.




 

 


Nativitaten é um belíssimo show de ópera, orquestra, fogos de artificio e luzes, que ocorre no lago Joaquina Rita Bier. Os cantores parecem "flutuar" no lago, mas na verdade eles estão em balsas flutuantes. É necessário comprar ingresso.

No Palácio dos Festivais [em frente à rua Coberta] é distribuído o "guia oficial" do Natal Luz com toda a programação [atividade, horário e local]. O Palácio também funciona como central de venda de ingressos para os espetáculos.

Se você pretende conhecer ou visitar Gramado no período do Natal Luz, que vai do inicio de Novembro até meados de Janeiro, é importante se organizar com antecedência e comprar os ingressos dos espetáculos pela internet.


FOTOS: J.C.ALVAREZ

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!