04 dezembro 2013

BORDEAUX


Considero quase um pecado termos passado por Bordeaux tão rápido, como fizemos.
Saímos de Toulouse bem cedo e fomos de trem para Bordeaux. No dia seguinte, seguimos de avião para Milão.

A estação de trem em Bordeaux não ficava longe do centro, mas, mesmo assim, resolvemos pegar um táxi, pois estávamos em 3 e sairia mais caro usar o transporte público. Pagamos 10 euros e saltamos na porta do hotel.
O Citotel le Chantry era muito simples, mas confortável: limpo e com quarto enorme. Pagamos 66,55 euros a diária para 3 adultos. 
A recepcionista era uma simpática brasileira, que deu várias dicas e reservou nosso táxi para o aeroporto.

Como queríamos otimizar nossa estada em Bordeaux, logo saímos para passear.

Aqui, as dicas de um passeio corrido para aproveitar o dia em Bordeaux.
  
A Place de la Bourse é um dos pontos turísticos mais apreciados em Bordeaux e ela merece, pois é imensa e linda. Contornada - em semi círculo - por prédios do século XVIII : a Câmara de Comércio e o Musée des Douanes, tendo à frente o rio Garonne e o espelho d'água. 

Bordeaux - França


 No meio da praça existia uma estátua em homenagem à Luis XV e foi substituída, há muito tempo, por uma fonte chamada "Três Graças".



Abaixo, está o "Miroir des Quais". Esse espelho d'água cobre uma área de 3450 metros quadrados. Muitos adultos e crianças andam por ele, e do chão saem jatos d'água de diferentes alturas, o que refresca a todos no calor e é uma farra para as crianças.



Depois que passar pelo espelho d'água e descer alguns degraus, você estará em um amplo calçadão e diante do rio Garonne, aquele lá de Toulouse e de Carcassone.



Nós resolvemos caminhar pelo calçadão que margeia o rio. Muita gente curtindo o fim de semana: uns com skates, outros de patins, uns de bicicleta, outros correndo...

Há um trecho do calçadão com restaurantes, delicatessen e lojas.




Abaixo, a Place de la Victorie com muitos bares e restaurantes no seu entorno.

Essa é a Porta de Aquitane, construída, no ano de 1753, em substituição a um portão medieval que fazia parte da muralha que cercava a cidade.

 


A tartaruga, abaixo, foi inaugurada em 2005 junto com outra tartaruga e um obelisco. Todas são obras de um escultor tcheco.





Outro lugar que todo turista vai atrás é o Grand Cloche de Bordeaux. Foi o campanário da antiga Câmara Municipal, construído sobre as muralhas do século XIII.

Quando as pessoas se referem ao Grande Cloche, falam, também, do relógio e das duas torres. Acima dele está um catavento e um leopardo dourado, símbolo dos reis da Inglaterra, que durante um período dominou Bordeaux.   











O relógio é de 1759.






Monumento aos Girondinos [ grupo político moderado durante a Revolução Francesa ]


Esse monumento, do século XIX, é na verdade uma coluna com uma estátua em cima, representando a liberdade e foi construído para prestar uma homenagem aos Girondinos, que na Revolução Francesa foram decapitados. 
A coluna fica em uma fonte com várias outras estátuas. Esse monumento fica na praça Quinconces, considerada a maior praça da Europa. É uma área muito ampla e arborizada.

De um lado, está a representação da Concórdia. 



E do outro, a Liberdade.





Abaixo, vemos o "tram". Aliás, o nome correto é "tramway", que é o quê ? Um trem ? Um metrô de superfície ? Um bonde ? Não sei exatamente o que é, mas parece um transporte muito eficiente. É silencioso e não polui o ambiente. Se você tiver mais dias em Bordeaux, é legal circular pela cidade a bordo de um tram.





Cathédrale St Andre

É uma catedral muito antiga. Sua construção se deu entre o século 12 e o século 16. É um exemplo da arquitetura gótica medieval. É considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Ao lado da igreja está a torre Pey Berland.
Vários aspectos da Catedral chamam atenção como, por exemplo, a "rosácea" acima da porta principal.






No alto da torre tem uma estátua da Virgem com o filho. Dizem ser Notre Dame d'Aquitane.


Meu filho subiu na torre Pey Berland, que fica separada da igreja, e fotografou, lá de cima, a igreja e a cidade. São 232 degraus numa escada "apertada" em caracol.









Por dentro, a Catedral é também muito bonita.








O hotel Regente, hoje chamado Grand Hotel de Bordeaux, é um 5 estrelas em frente ao Grand Theatro, fica bem no centro histórico e no meio da circulação dos turistas. Ocupa um prédio de 1779 e foi projetado pelo mesmo arquiteto francês que desenhou o teatro em frente.

Sentamos no bar do hotel, que dá para a rua, e tomamos um drink.  






Achamos muito bonito, também, o prédio onde fica o cinema.





No dia seguinte, seguiríamos viagem para Milão e nos despediríamos de nosso filho. Acordamos bem cedo e fizemos um passeio pelas ruas vazias da cidade, para nos despedirmos, também, de Bordeaux. 










FOTOS : J.C. ALVAREZ





Leia Tambem



  1. Fiquei de boca aberta com a beleza da praça, acho que as crianças devem querer passar o dia todo ali. E nem acreditei que tem tanto para ver. Sabe, fui passar um ano novo em Bordeaux quando eu tinha 17 anos e fiquei só na casa da família em que me hospedei. Não conheci nada e agora vendo suas fotos percebo o quanto perdi. Preciso voltar. É realmente lindo.
    Me conta algo, as crianças podem subir naquela enorme tartaruga? É uma tentação para os pequeninos...
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lugar lindo! Que construções! Fiquei aqui amando as fotos!
    Pena ter sido rápido! Mas pareceu bem proveitoso, já anotei as dicas!
    Beijos, Julia

    ResponderExcluir
  3. Oi,Tati
    as crianças sentam na tartaruga,não sei se "pode" mas até adultos sentam !

    ResponderExcluir
  4. Oi,Julia eu e meu marido aproveitamos tudo mesmo em pouco tempo,andamos até tarde da noite,acordamos cedo para fotografar,andamos por todos os lados.beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada! Que fotos lindas e que lugares fantásticos! Cheia de vontade de conhecer! Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Quantas fotos lindas! E que interessante, um espelho d'água tão grande, nunca tinha visto antes! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Sempre fico hipnotizada pelas fotos do seu blog! Que arquitetura maravilhosa!
    Beijocas
    Li

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!