09 abril 2015

PARIS 6º E 7º DIA

6º dia

Nós não achamos fácil andar de metrô, pois são muitas as possibilidades: escadas para baixo, para direita e esquerda. A pessoa pode se perder se não  ficar atenta à estação onde precisa saltar para fazer uma conexão. Por isso, já saíamos do hotel com o mapa na mão e tudo assinalado.

Nesse dia, fomos até a estação Ecole Militaire, para conhecer esse lado da  cidade, que até então só tínhamos visto do alto da torre Eiffel.

Paris, nessa época do ano, fica especialmente bonita, pois as árvores estão com folhas amarelas, vermelhas, laranja, rosa e ocre.


França







Hotel dês Invalides foi construído para ser um hospital e um lugar onde os soldados inválidos pudessem viver amparados pelo governo.
Nesse prédio está o túmulo de Napoleão, sob uma cúpula dourada. Hoje, também, funcionam ali museus, e visitamos duas exposições: ”Armaduras e Armas” e "I e II Guerras Mundiais". Esta última, exibia trechos de filmagens das  guerras, mapas interativos, fotos, roupas/uniformes, objetos, além de cartas e diários de soldados e de civis. A forma como esta exposição estava organizada, isto é, seguindo uma cronologia, possibilitava uma revisão de todos os acontecimentos antes, durante e depois das 2 guerras mundiais.

Acoplado a esse prédio está a igreja ”Saint Louis dês Invalides.



Saindo dali, nossa intenção era visitar a exposição sobre a cultura turca no Grand Palais, mas desistimos devido ao tamanho da fila que se formava na entrada.

Fomos, então, conhecer o Petit Palais que é, também, uma linda construção, e fica em frente ao Grand Palais
No 1º andar e no térreo estão as exposições permanentes de quadros de pintores consagrados e objetos, tais como: tapeçarias, móveis, cerâmicas, porcelanas etc...
No térreo há um jardim interno em forma de círculo e um restaurante, cujas mesas e cadeiras estão distribuídas na varanda, de onde se desfruta uma bela vista.
Esses dois belos edifícios foram construídos para abrigar a Exposição Universal de 1900.


Em nossa visita ao Petit Palais, fomos surpreendidos por uma divertida apresentação de jovens mímicos, caracterizados como no teatro mambembe, que circulava antigamente pelas cidades. Traziam uma carroça cheia de objetos, roupas, animais empalhados, instrumentos musicais e iam com mímicas e músicas conduzindo o público pelo andar térreo. Em determinado lugar paravam e apresentavam um número. 
Muito interessante e bem feito. Atraiu a atenção de crianças e adultos.






7º dia

Nesse dia conhecemos a rue Cler, localizada no 7º arrondisement, só de estabelecimentos relacionados a alimentos: açougues, padarias, pâtisseries, quitandas, peixarias, lojas especializadas em queijos, em vinhos. É de dar água na boca. Portanto, vale uma visita.


Como era nosso último dia em Paris, resolvemos nos despedir da cidade revendo e fotografando alguns lugares.


Essa época do ano, outono em Paris é especialmente interessante. Faz frio, mas se você se agasalhar e andar à pé, logo se aquece. As árvores,  que estão com folhas nos mais diferentes tons, vão, pouco a pouco, se despedindo das mesmas. 









Fotos:  J. C. Alvarez



LUGARES PARA UMA REFEIÇÃO SIMPLES:

Bistro Romain - tem 13 endereços em Paris, 8 nos arredores e em 14 cidades francesas. Serve saladas, massas e pizzas
Pomme de Pain - tem 20 endereços em Paris e está presente em outras cidades francesas. Serve saladas, quiches, tarteletes, sanduiches, sucos, cafés e viennoiseries.
Brioche Dorée - tem vários endereços em Paris e outras cidades francesas. Tem sanduiches, saladas, tarteletes...
Rue Moufettard - vários restaurantes. [Quartier Latin]
Rue Cler [7º arrondissement] - lojas especializadas em alimentos, creperies,  restaurantes.
Rue de Lappe - vários bares e restaurantes [Bastilha]


TRANSLADO:

Roissybus - é um ônibus que faz o trajeto Aeroporto/Ópera/Aeroporto [aeroporto Charles de Gaulle]. Ele passa pelo terminal 1 e 2. Pergunte, no guichê de informação ao turista [I], onde esperar por ele. Quando fomos, ele parava em frente ao Mac Donald's, e não era possível esperar do lado de fora por causa do frio.
ticket é comprado, na hora, com o motorista. No trajeto de volta ao aeroporto, o motorista pergunta aos passageiros o nome da companhia aérea e informa o terminal onde devem desembarcar.


LOJAS DE ROUPAS DE FRIO: Atualizado em 15/12/2017

. Damart - 3 rue Saint Dennis, 67 boulevard Haussmann, 134 rue de Vaugirard, 79 Boulevard de Picpus.

. Decatlon - 24 Boulevard de Madeleine, 113 Avenue de France, 203 Boulevard Macdonald, 15 rue de Commerce.  

. Uniqlo 17 rue Scribe e 39 rue des Francs Bourgeois.

Obs: Se o tempo esfriar e você não tiver levado roupa adequada, essas 3 lojas vendem casacos, camisetas, meia calça, ceroula, pijama etc..., por um bom preço.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!