10 agosto 2015

"TCHÊNCONTRO" I ENCONTRO DE BLOGUEIROS DE VIAGEM DE PORTO ALEGRE


O BsB "1º Encontro de Blogueiros de Viagem de Brasília" foi tão bom que a turminha de blogueiras gaúchas mal saiu da cidade e já lançou o TchÊncontro, cujo nome é ao mesmo tempo um convite e uma confirmação informal, do tipo :  "Ó te encontro lá em POA" .
Não fosse uma de nossas anfitriãs uma poetisa, gente que sabe como mexer com as palavras, não teria surgido esse nome criativo TchÊncontro, que foi, então, o nome dado ao I Encontro de Blogueiros de Viagem de Porto Alegre .
Quem foi ao BsB não quer mais perder um encontro de blogueiros e quem não foi ficou doido pra aproveitar novas oportunidades e foi assim que as inscrições logo se esgotaram.
E essa foi,então, uma ótima oportunidade para conhecer Porto Alegre.
Chegamos em POA numa sexta feira pela manhã, 31/7, com lindo céu azul e um calor carioca em pleno inverno !  
Quem para nos recepcionar ?

O Laçador 
[esse é um Monumento histórico que representa o gaúcho em trajes típicos]

Além dele, a Paula do Mochilinha que mimou os convidados com a carona solidária : pegava no aeroporto deixava no hotel e voltava pro aeroporto para fazer a condução de outros blogueiros.


A 1ª atividade "não oficial" foi almoço no Mercado Municipal, uma forma simpática de reunir quem já estava na cidade.

O Mercado Público Municipal ficou pronto em 1844 e de 1845 à 1915 passou por melhorias e ampliações. Em 1979 foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.

Conta com quiosques/bancas de frutas, legumes e carnes além de restaurantes, doceria e sorveteria.  
  


O 2º andar foi recentemente destruído por um incêndio mas a reforma, que está quase terminada, vai devolver um belo espaço para os restaurantes que aí se localizavam como o Gambrinus onde os blogueiros almoçaram.



O TchÊncontro começou de verdade com um tour pelo centro histórico da cidade com o pessoal do Free Walk POA .

Andando minha gente !

Alguns prédios mereceram destaque ao longo da caminhada.

A Galeria Chaves foi construída por uma família tradicional da época, o andar térreo era reservado a lojas e os demais andares eram residenciais. 


Vejam o trabalho bonito no teto da galeria, é uma sanca cor de telha ?



A Livraria do Globo começou como encadernadora, gráfica até mais tarde se tornar uma editora.Foi local de trabalho de Érico Veríssimo e de Mario Quintana assim como ponto de encontro de intelectuais gaúchos. 


De lá caminhamos, apreciando vários prédios, até a praça da Alfândega.




Essa praça está cercada de prédios imperdíveis !

O antigo prédio dos Correios e Telégrafos, atual Memorial do Rio Grande do Sul, um Centro Cultural. 

O Santander Cultural que já foi sede de Bancos e hoje abriga cinemas, restaurante e cafés, além de ser um espaço para exposições e eventos.




E o prédio do Banco Safra ? 
Pode ser que alguns não o considerem localizado na praça,mas é quase.

Esse prédio é uma joia !

A fachada é toda trabalhada com esculturas, anjos e florões. Obra concluída em 1913 para ser sede da companhia seguradora Previdência do Sul, foi depois o Cine Guarany e mais tarde anexou o prédio da Farmácia Carvalho.  



Gostamos tanto que combinamos de voltar no domingo para vê-lo com calma.

Olha o free walk tour, gente ! Aperta o passo !

 Subimos a ladeira [gaúcho chama "lomba"] General Câmara e chegamos à bela Praça da Matriz importante por ter ao seu redor os 3 Poderes : Judiciário, Legislativo e Executivo. 

Palácio da Justiça tem em sua parede lateral a escultura da Deusa da Justiça com um detalhe importante: sem a venda nos olhos, como que a dizer "estou vendo tudo". 
Tomara !!!! 



Mas nessa praça tem também a Igreja da Matriz.



e o Teatro São Pedro.




De lá fomos conhecer o Viaduto Otávio Rocha, obra que possibilitou a ligação entre a parte baixa da cidade e a parte alta.

Ele não é assim um simples viaduto.

Há lugar para os veículos circularem e para os pedestres subirem e descerem por suas escadas laterais. Marca presença com uma arquitetura caracterizada por arcos que formam galerias. 








Aqui nos despedimos do Free Walk POA.

Esse tipo de tour é muito legal pois é conduzido por pessoas que, de modo geral, conhecem bem a cidade e que desejam encantar os turistas mostrando seus cantinhos e falando de curiosidades. 


Assim conhecemos um pouquinho de Porto Alegre com três guias visivelmente apaixonados pela cidade. 

Como o próprio nome já indica o tour é gratuito, mas para que esse trabalho possa continuar eles esperam, ao final, uma contribuição de cada participante.


A 2ª atividade do dia foi passear em um ônibus de 2 andares, linha Turismo da Prefeitura .

Nos encontramos no Largo da Epatur e lá fomos nós ver a cidade de outro ângulo.





Esse prédio lindo de 1911 foi construído para ser a sede da Cervejaria Bopp  [clique nesse link para saber um pouco dessa história] anos mais tarde se uniu a outras cervejarias para enfrentar crises econômicas e essa fusão passou a se chamar Cervejaria Continental. Em 1964 foi incorporada pela Brahma. 

Atualmente funciona nesse prédio tombado o Shopping Total.

E a Linha Turismo segue seu percurso.  

Gente, fala sério ! 

O que é isso ? 

Prédio fantástico !


  
Hotel Majestic no passado e desde 1990  Centro Cultural Mario Quintana.

Vamos percorrendo a orla do "rio Guaíba" que não é rio e sim Lago.


Fundação Iberê Camargo na orla do Guaíba.


Usina do Gasômetro .



Assim que terminou a linha Turismo uma turminha animada, pegou um ônibus comum, orientada pelos amigos gaúchos Glacy e Alex para ver o famoso por do sol no Guaíba.






Descobri que Porto Alegre não é uma cidade exibida, não se mostra toda de uma vez.

Ela vai aos pouquinhos mostrando uma beleza, vai seduzindo vagarosamente, depois mostra outra beleza, e quando você se dá conta está completamente encantado com a diversidade de ambientes naturais e culturais.

Pra terminar o dia com chave de ouro fomos recebidos no Ibis Moinhos de Vento com um coquetel farto e delicioso regado a refrigerante, cerveja além de vinhos  e espumantes Aurora
Me apaixonei pelo Moscatel !

Ganhamos de presente Espumantes Aurora e Mapa Mundi da Letícia do Viagema .

O TchÊncontro  I Encontro de Blogueiros de Viagem de Porto Alegre aconteceu no fim de semana de 31/7 à 2/8  e foi organizado pela Paula e Naiá do blog Mochilinha Gaúcha, pela Laura do blog Colecionando Viagens e pela Glacy do blog da Glacy


O Free Walk POA oferece 4 roteiros diferentes, sempre aos sábados, o nosso aconteceu na sexta feira, por uma parceria firmada com as organizadoras do TchÊncontro .

O Hotel Ibis Moinhos de Vento também numa parceria com o TchÊncontro ofereceu o Coquetel de Abertura na sexta feira 31/7.

A Prefeitura nos brindou com 2 passeios da Linha Turismo : Centro Histórico na sexta feira e Linha Turismo Zona Sul no domingo 2/8. Os passeios saem do Largo da Epatur .

Agradecemos de coração podermos conhecer Porto Alegre dessa forma.



O trecho abaixo foi retirado do blog Mochilinha Gaucha.





Leia Também:

Porto Alegre

  1. Queridas, foi um prazer reencontrá-la e conhecer José Carlos. Foram dias corridos, sabemos, mas foi delicioso ter tantos amigos por aqui. Estou curtindo muito essa segunda etapa, de ler as impressões da galera sobre o #TchÊ e ver as imagens de minha terra espalhadas pelos blogs. BjO!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ficou ótimo. Foi realmente um encontro de guardar no coração. Um encontro de amigos que tem em comum acima de tudo o prazer de viajar.

    E vou aproveitar para ler com atenção as dicas de Florença, Milão e Roma, que estou a caminho!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Neneca
    Que legal ! Aproveite bastante a Itália ! Se precisar de alguma ajuda é só falar .
    bjs

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!