18 dezembro 2014

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO E ARREDORES

Vou começar dizendo que eu adoro São Paulo, e que essa paixão já vem de muito tempo, bem antes de conhecer meu marido, que é paulistano. De setembro de 2014 pra cá, São Paulo me conquistou definitivamente, pois se tornou, também, a cidade onde meu caçula passou a trabalhar e morar.  
Estando em São Paulo não deixo de ir ao Mercado Municipal, à rua 25 de Março, à Pinacoteca e Estação da Luz, ao Conjunto Nacional e Livraria da Cultura, caminhar pela avenida Paulista e visitar a Casa das Rosas, caminhar pela Oscar Freire e visitar o Mercadinho Chic e almoçar na Biondi na Capote Valente.
Bem, destrinchando meu roteiro...

Mercado Municipal 

O Mercadão, como é conhecido, foi construído entre 1928 e 1933 para esse fim, ou seja, local de venda de frutas, verduras, legumes e carnes.

São Paulo, Brasil

Ao entrarmos, o que logo nos chama atenção é a arrumação das frutas nas barracas, parece que foram "lustradas" uma a uma. O cheiro das frutas toma conta do ambiente, mas, além dessas barracas, existem outras, não menos atraentes, que oferecem queijos e frios, temperos, doces e frutas secas.
As barracas especializadas em pastéis e em sanduíches de mortadela são muito procuradas e as filas são grandes, mas o pessoal espera, pois sabe que vale a pena. Os sanduíches valem por uma refeição !
O prédio é uma construção muito bonita e passou por reformas em 2004, quando foi criado um mezanino, onde vários restaurantes e pizzarias se instalaram. 

 
Vitrais, como esse, ficam na parte de cima das portas de entrada do Mercado e mostram trabalhadores em diferentes atividades, nesse caso, em uma plantação. Todos são do mesmo autor, Conrado Sorgenicht Filho.





Vejam a beleza do teto com essas clarabóias  !
 

Como ir ao Mercado Municipal ?

A forma mais adequada é usar o metrô. A linha que te deixa mais perto é a linha azul, estação São Bento. Procure a saída "Ladeira do Porto Geral", desça a ladeira e aproveite para ir apreciando as vitrines de bijuterias. De longe dá pra ver a cúpula do Mercado, mas, se precisar, pergunte e todos saberão explicar.

Endereço do Mercadão

Rua da Cantareira 306


Rua 25 de Março

Nesta rua, e em outras das redondezas, encontram-se lojas de bijouterias, de peças para confecção de bijouterias, de roupa de cama e banho, de bolsas, de objetos de casa e papelarias. Algumas só vendem por atacado.
Além das lojas, tem o comércio nos camelôs legalizados e tem o pessoal que vende "clandestinamente", que fica com um olho no cliente e outro no "rapa". Dizem que a 25 de Março e as ruas adjacentes formam o maior centro de comércio da América Latina.

Como chegar à rua 25 de Março ? 

A maneira mais adequada é utilizar o metrô linha azul, descer na estação São Bento e sair na Ladeira do Porto Geral. Aí é só aproveitar, pois essa ladeira desemboca na rua 25 de Março e todas as lojas oferecem uma grande variedade de produtos. 

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!