08 fevereiro 2020

RIAD OU HOTEL EM MARROCOS, DICAS DE HOSPEDAGEM.


Hotel em Marrocos : dicas de hospedagem

Marrocos, país situado no norte do Continente Africano, se apresenta de forma única aos visitantes e não dá para deixar de viver certas experiências que só lá encontraremos. Uma delas é a hospedagem e, por isso, no momento de escolher entre um riad ou um hotel em Marrocos, decidimos ficar nas típicas e encantadoras casas/palacetes denominadas "riads".

O turismo é uma das maiores fontes de renda do Marrocos e a estrutura de hospedagem no país compreende os mais variados tipos: hotéis internacionais incluindo redes conhecidas, hotéis executivos, hotéis boutique, riads e albergues. Hospedar-se num riad é uma maneira especial de desfrutar de uma cidade marroquina. Mas você pode estar se perguntando que "raios é um riad"? Então, lá vai a explicação :

Os riads, que são casas típicas do Marrocos, ficam nas medinas [centro histórico] e são construções fechadas para o lado externo com uma única porta de entrada rente à rua. A grande surpresa ocorre quando a porta se abre, a começar pelo pátio interno em torno do qual a casa se organiza. As salas e quartos se abrem para esse pátio, que geralmente é quadrado ou retangular, e tem no centro uma fonte ou jardins. Muitos riads foram moradias no passado e, após reformas e adequações, passaram a ser usados como hotel, mas outros riads são modernos e foram construídos nesse estilo para servirem como hotel/hospedagem. Alguns riads são quase sinônimo de hotel boutique.

Hotel em Marrocos,dicas de hospedagem
Riads em Marrocos.
Tivemos o privilégio de conhecer tanto os riads tradicionais quanto riads modernos.

Riad ou Hotel em Marrocos, Dicas de Hospedagem 


Rabat- Riad Zyo


Como dizia um antigo anúncio da Valisére: "o primeiro sutiã a gente nunca esquece"! No nosso caso foi: "o primeiro riad a gente nunca esquece". Que graça de lugar e que boa experiência !

Asim que chegamos fomos convidados a nos sentar em uma sala de estar com vista para a piscina na área central. Logo depois, nos foi oferecido biscoitinhos e veio, então, a grande estrela da recepção que é a preparação do chá. O rapaz que nos recebeu parecia muito orgulhoso em nos mostrar sua performance de preparação do chá de menta e fazia pose para ser filmado. Com certeza todos os turistas devem ficar encantados. O chá de menta tem um aroma e sabor delicioso.

Hotel em Marrocos, dicas de hospedagem
Riad Zyo, Rabat, Marrocos 

Fazer o seguro de viagem é uma maneira de viajar mais tranquilo. Escolha o que mais se adaptar a sua realidade no site Seguros Promo, comparador de seguros.

O riad Zyo é moderno, clean e bem decorado. O quarto que nós ficamos, apesar de um pouco pequeno, era muito aconchegante e oferecia todos os itens para uma boa estadia, além de roupão e garrafa de água mineral.

Riad ou Hotel em Marrocos, dicas de hospedagem.
Riad Zyo, Rabat, Marrocos
O café da manhã, que é servido em cada mesa, é variado e muito saboroso : iogurte caseiro de maçã, 4 bolinhos, azeitonas, 2 pastéis de forno de maçã, pães, suco de laranja, cream cheese, chá, leite e café .

Riad ou Hotel em Marrocos, dicas de hospedagem.
Café da manhã no Riad Zyo, Rabat, Marrocos

A localização do riad Zyo é perfeita : dentro da medina, mas em uma rua tranquila e perto do portão que dá acesso às demais atrações. Aproveitamos muito.

 Leia Rabat, Marrocos, o que fazer em 1 dia.

Conheça outras opções de hospedagem em Rabat.

Fes -  Riad Al Pacha

Cada riad, uma experiência diferente e fantástica. Sempre tive muita curiosidade em conhecer o interior de uma casa de influência moura, dessas que têm pátio interno. E essa foi a minha grande oportunidade. Como já falei, os riads ficam, de modo geral, dentro das medinas e a medina de Fes é imensa. Então, confesso que estava um pouco receosa de me perder nessa hospedagem da cidade de Fes.

Riad ou Hotel em Marrocos, dicas de hospedagem
Quando chegamos ao estacionamento, esse carrinho nos esperava para carregar as malas até o riad.

O aspecto exterior é muito sóbrio e chega a assustar aos novatos como nós, além do que não dá para imaginar o que encontraremos ao cruzarmos a porta de entrada.

Hotel em Marrocos,dicas de hospedagem
Chegando ao Riad Al Pacha, Fez, Marrocos. 
Mas, foi só a porta se abrir para entrar de verdade em algo que sempre sonhei. Paredes, piso, chafariz revestidos de mosaicos coloridos, porém, cada um com um padrão diferente. Fiquei a imaginar a quantidade de artesãos que trabalharam para produzir coisas tão lindas. Portas, portais, molduras de janelas em madeira minuciosamente trabalhada em baixo relevo.
Hotel em Marrocos, Dicas de hospedagem
Riad Al Pacha, Fez, Marrocos 
Mais uma vez, fomos recebidos com chá de menta e fiquei feliz só de pensar que esse ritual se repetiria a cada riad.

Depois de circularmos pela medina decidimos jantar no riad Al Pacha e experimentamos, pela 1ª vez, o tajine, prato tradiconal do Marrocos. Estávamos um pouco temerosos pois somos muito chatos para comidas diferentes. A surpresa é que adoramos e achamos uma comida bem saudável. O tajine pode ser de frango ou de peixe e sempre vem acompanhado por arroz e legumes cozidos, mas sempre bem temperados.

Riad Al Pacha em Fez, Marrocos.
Jantamos ao som de música marroquina.

O café da manhã do riad Al Pacha é uma refeição muito bem cuidada e excepcionalmente gostosa : a toalha branca, que forrava a mesa, tinha delicados bordados em ponto de cruz e foi sendo ocupada pouco a pouco : azeitonas, queijo, frutas, suco, mel, geleias, frios, pães [diferentes dos que estamos acostumados], tudo fresquinho e de "lamber os beiços", ou seja, bom demais.

Riad ou Hotel em Marrocos,dicas de hospedagem
Riad Al Pacha, Fez, Marrocos


Fazer o seguro de viagem é uma maneira de viajar mais tranquilo. Escolha o que mais se adaptar a sua realidade no site Seguros Promo, comparador de seguros.

Fes -  Riad Dar Skalli


Tivemos a ótima chance de nos hospedar em 2 riads diferentes em Fes pois em nenhum dos dois  havia vaga para os 3 dias que ficaríamos na cidade. É importante reservar com antecedência porque os riads são muito procurados.
O Riad Dar Skalli fica também dentro da medina, contudo em uma região diferente do Riad Al Pacha e próximo ao Bab Boujloud/Portão Azul, que, por ser um ponto turístico muito conhecido, era uma referência, então, ficou fácil circularmos pela cidade, entrar e sair da medina sem nos perdermos. Aliás, nos sentimos muito seguros nas cidades marroquinas por onde passamos.
Embora os dois riads fossem do mesmo estilo, cada um tinha personalidade própria e detalhes que marcavam diferença entre ambos.

O Dar Skalli fica em um prédio muito antigo, mais de 1000 anos, mas muito bem conservado. Depois de sermos recepcionados com aquele delicioso e tão aguardado chá de menta e biscoitinhos...

Riad Dar Skalli,Fez, Marrocos
Riad Dar Skalli

...conhecemos outro costume marroquino para receber os hóspedes : água de rosas para passar nas mãos e na roupa. Que cheirinho especial !

Riad Dar Skalli, Fez, Marrocos


O pátio interno era revestido com mosaicos de cores vivas no chão e pilastras. A sala de estar, contígua ao pátio, era elegantemente decorada com sofás revestidos em tecido azul. Na verdade, olhando atentamente, percebi que o azul e amarelo estavam presentes não só nos sofás, mas, também, nos vasos e mosaicos das mesas e paredes. Sentamos em cada canto do riad e fotografamos querendo registrar tudo, porém  nem era preciso pois momentos muito especiais como esses ficam guardados, para sempre, em nossa memória.

Pátio interno do Riad Dar Skalli, Fez, Marrocos


Riad Dar Skalli, Fez, Marrocos.
Sala contígua ao pátio interno do Riad Dar Skalli, Fez, Marrocos.

O quarto e banheiro - de bom tamanho - com linda decoração marroquina : colcha de tecido colorido, almofadas, luminária e abajur em metal trabalhado, cabeceira da cama em madeira esculpida em baixo relevo.  Cama confortável, amenities no banheiro e wifi ótimo que serviu para enviar fotos e mais fotos para os filhos.

Hotel em Marrocos, dicas de viagem.
Riad Dar Skalli, Fez, Marrocos

Mais uma vez, a  hospitalidade marroquina tornou nossa estadia uma experiência muito legal.
Acordar no Riad Dar Skalli com um café da manhã super caprichado não tem preço. O pátio interno é o local das refeições e, logo que nos sentamos, a mesa começou a ser servida. As delícias foram chegando aos poucos e sempre ficávamos na expectativa do que seria servido pois a cada dia algo diferente era colocado à mesa. O ovo veio na panela chamada tajine. O rapaz que serviu o café da manhã era muito simpático e ficava feliz ao ver nossa admiração por tudo.

Hotel em Marrocos, dicas de viagem.
Café da manhã do Riad Dar Skalli, Fez, Marrocos
Conheça outras opções de hospedagem em Fez.

El Jadida -  Riad la Maison des Épices

A medina, onde está localizado o Riad la Maison des Épices, é diferente das demais medinas que conhecemos pois as ruas são mais largas e ela é bem menor. Foi fácil circular pela cidade e chegar ao riad que fica próximo da praia e da Cité Portugaise, dois atrativos da cidade.
La Maison des Épices embora acolhedor, era um riad mais simples. O simpático proprietário que nos recebeu, com chá de menta, tinha acabado de chegar de São Paulo e estava muito entusiasmado com o Brasil e em receber brasileiros. Logo fomos levados ao quarto confortável e de bom tamanho.
Riad La Maison des Épices, El Jadida, Marrocos
Riad La Maison des Épices, El Jadida, Marrocos
Veja aqui outras opções de hospedagem em El Jadida.

Essaouira - Riad Raoud Rayane
Ao final de um estreito beco da medina, encontramos o fantástico Riad Raoud Rayane onde nos hospedamos em Essaouira. Com uma localização privilegiada, ao lado do comércio, de restaurantes e da muralha, o Riad Raoud Rayane, apesar de ficar perto de tudo, era muito tranquilo e silencioso. De lá, era possível sair à pé para fazer vários passeios e comprinhas tentadoras também. Na hora que serviram o chá de menta com biscoitinhos, me bateu saudade pois me dei conta que esse seria nosso último riad no Marrocos.

Hotel em Marrocos,dicas de hospedagem.
Riad Raoud Rayane, Essaouira. 

Moderno, elegante e super bem decorado o riad Rayane é daqueles lugares que você pensa "porque não reservei mais dias aqui". O charme e os detalhes estão por toda parte e, enquanto éramos atendidos no check-in, eu ia admirando tudo, dos lustres aos gatinhos que circulavam pela recepção.

São 3 andares e, em todos eles, existem vários ambientes de estar com sofás, poltronas, almofadas, quadros, abajures e luminárias de muito bom gosto. O riad Raoud Rayane tem, também, spa, restaurante e hammam, sauna à vapor.

Hotel em Marrocos, dicas de hospedagem
Riad Raoud Rayane, Essaouira, Marrocos

Quarto lindo de bom tamanho com decoração moderna e requintada. Cama super confortável com dossel e almofadas. Adorei o banheiro todo revestido com cerâmica preta.

Hotel em Marrocos, dicas de hospedagem
 Riad Raoud Rayane, Essaouira, Marrocos
No último andar está o terraço com espreguiçadeiras, um ambiente para relaxar, mas é ali, também, que cada hóspede vai desfrutar o café da manhã.

Riad Raoud Rayane, Essaouira, Marrocos.
Essa é apenas uma parte do delicioso café da manhã no Riad Raoud Rayane, Essaouira.

Com ótimo atendimento, o Riad Raoud Rayane merece uma estadia com mais dias.

Veja aqui onde se hospedar em Essaouira.

 Marrakesh -  Racine Hotel

Sei que em Marrakesh tem muitos riads lindos, porém demoramos a decidir nossa viagem e, infelizmente, quando fomos reservar não conseguimos um riad dentro do nosso orçamento. Então, nos hospedamos no Hotel Racine, na  parte nova da cidade, o que, também, foi uma ótima escolha.


Hotel Racine Marrakech
Hotel Racine Marrakech

O Racine é um hotel de porte médio, classificado como 3 estrelas no site do Booking. Nosso quarto no Hotel Racine era confortável e de bom tamanho. O café da manhã era bem farto e cada hóspede podia se servir à vontade das delícias marroquinas e de outros itens.

Com excelente localização na parte nova da cidade, era tranquilo caminhar do hotel até a famosa Praça El Jnaa o que dava, mais ou menos, meia hora de caminhada por uma avenida tranquila e com atrativos. A rua do Hotel Racine era super florida e tinha restaurantes, padaria e supermercado bem pertinho.

Marrakech, Marrocos


Marrakech, Marrocos
Supermercado Champion Market e Padaria Pomme D'or na rua do Hotel Racine, Marrakech, Marrocos
Fomos caminhando até um shopping center, também na parte nova da cidade, e visitamos uma ótima feira de artesanato com produtos de várias regiões do país.

Conheça aqui outras opções de hospedagem em Marrakech

Os hotéis onde nos hospedamos [Casablanca e Marrakesh] ofereceram um bom atendimento, porém sentimos falta daquele mimo personalizado com chá de menta e biscoitinhos no check-in. Ficamos mal acostumados !!!

Sem dúvida, a hospedagem em riads foi uma experiência única e acho que quem visita o  Marrocos não pode perder. Para nós, representou, entre tantas, uma das melhores recordações do Marrocos.


Tour privativo no Marrocos :


Fizemos de carro um tour privativo durante 11 dias visitando várias cidades do Marrocos. Fomos recebidos e acompanhados pelo simpático e atencioso Said, motorista e guia. Nos surpreendemos com a boa qualidade das autoestradas e estradas secundárias. Também nos chamou atenção a fiscalização e o policiamento nas mesmas.

Para realizarmos essa viagem, contratamos a empresa Excursão no Marrocos, que é uma empresa marroquina especializada em atender turistas brasileiros e portugueses. Tivemos um guia específico em Meknes, Fes e Marrakech.

Ficamos muito satisfeitos com o trabalho da empresa e sei que, muitas vezes, as pessoas ficam inseguras em contratar um trabalho assim. Por isso, estou compartilhando nossa avaliação e fazendo a indicação. Se você gostou da nossa viagem e quiser conhecer o Marrocos, entre em contato pelo email excursaonomarrocos.vendas@gmail.com



                                                FOTOS : J.C. ALVAREZ


Leia Também

Marrocos
Chegando ao Marrocos: aeroporto, imigração, dinheiro e chip
Roteiro de 11 dias no Marrocos

- Casablanca 2019 -
Onde ficar em Casablanca, Marrocos
O que fazer em Casablanca em 1 dia

- Rabat 2019 -
 Rabat, Marrocos, o que fazer em 1 dia
  1. Achei apaixonante seu relato... Desde que assisti "O Tempo entre Costuras" tenho muita vontade de conhecer o Marrocos. Agora já sei que tenho que me hospedar em Riads!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Lili
      eu li o livro e assisti a série. Nós sonhávamos conhecer o Marrocos mas a experiência foi muito melhor do que tudo que havia imaginado. Beijocas

      Excluir
  2. O Marrocos é um país que vale muito a pena. Parabéns pelo posto.

    ResponderExcluir
  3. Deyse Marinho de Abreu22 de março de 2020 às 17:17

    Estou impressionada, pois não conhecia os Riads! Achei uma maravilha, lindo casarão totalmente temático com a cultura local, uma verdadeira imersão cultural. Gostaria muito de viver essa experiência, planejamos ir a Marrocos e agora com essa dica, com certeza vou preferir me hospedar num Riad. Excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários tipos de riads, uns mais simples e outros bem sofisticados. Em qq um a experiência será muito interessante, beijocas

      Excluir
  4. Uau, imagino como deve ter sido uma experiência única essa viagem ao Marrocos e ainda se hospedar em riads diferentes. Fiquei encantada com a decoração e cada detalhe e imagino os sabores inesquecíveis no café da manhã. Já queria provar todas as geleias,rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hospedagem é um ítem que faz a diferença no Marrocos. Ir até lá e não ficar em um riad não dá. Foi uma das viagens mais marcantes que já fiz até hoje. beijocas

      Excluir
  5. Que viagem fantástica! Tenho muita vontade de conhecer o Marrocos e achei todas as dicas muito bem-vinda, inclusive em relação aos guias. Tenho a impressão que assim se aproveita mais e com mais segurança a viagem, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Cintia
      Aproveitamos muito a viagem dessa forma de tour privativo, coisa que nunca tinha feito. Tinha medo de como seria essa experiência e voltamos encantados. O Marrocos é um país muito legal. beijocas

      Excluir
  6. Que coisa mais linda é um Riad, Lilian. Sempre tive muita curiosidade também em saber como seria a hospedagem em uma destas tradicionais casas no Marrocos.
    Adorei a variedade de opções que você nos mostrou aqui, das cidades que visitou, ou seja, cada um com suas características, mas todos com muito conforto, beleza e aconchego.
    Os cafés da manhã são uma verdadeira festa para os olhos e o estômago, que delícia, viu?
    Parabéns, um post muito bem elaborado, feito com muito capricho, como sempre o Senhora Viagem faz. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder te levar para passear comigo no Marrocos. Quando puder vá ver com seus próprios olhos. Obrigada pelos carinhosos comentários. beijos

      Excluir
  7. Temos muita vontade de conhecer o Marrocos e eu amei as tuas dicas de hospedagem, assim como da excursão especializada em brasileiros. Vai ficar nos meus favoritos para quando montar o roteiro. E sim, quero ficar em riad também.

    ResponderExcluir
  8. Vocês vão adorar e tenho certeza tb será uma experiência muito rica. beijocas

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha um sonho na infância de morar numa casa assim, um riad, e agora sei onde posso realizar! Adorei a dicas e as fotos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser muito legal morar numa casa desse tipo. Acho que a família se reúne mais. beijocas

      Excluir
  10. As casas típicas marroquinas são bem exóticas e com personalidade e estilo próprios. Conseguimos visitar uma ( exceção)no Marrocos. Este hotel também mantém estas características tão autênticas!! Ótima dica de hospedagem, pois é uma experiencia gratificante hospedar-se em uma " casa marroquina"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu matei minha curiosidade de ver como era por dentro e ainda aproveitei a hospitalidade marroquina. bjs

      Excluir
  11. Lilian, amo a sua escrita. Me senti vivendo cada uma das experiências relatadas. Eu já tinha muita vontade de conhecer Marrocos e só aumentou após viajar em seus registros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Aline
      obrigada. Bom quando nosso relato sobre uma experiência faz o leitor vivenciá-la também. A hora que visitar o Marrocos tenho certeza que vai adorar e vou querer saber tudo. bjs

      Excluir
  12. Vocês vão adorar e tenho certeza tb será uma experiência muito rica. beijocas

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!