21 julho 2013

URCA

PASSEIO DO ATERRO DO FLAMENGO ATÉ O FORTE DA URCA

Começamos o ano de 2013 fazendo um passeio muito legal. Estacionamos o carro no Aterro do Flamengo, perto do Porcão Rio's, e dali seguimos à pé até o Forte da Urca, margeando a baía de Guanabara. O Rio de Janeiro é lindo, mas anda meio mal cuidado, mesmo na zona sul, que é uma área turística.

Passeio do Aterro do Flamengo até o Forte da Urca

A baía de Guanabara vem sofrendo um processo de degradação devido a urbanização do seu entorno e ao grande número de embarcações que por ali circula. Um processo de despoluição está prometido para 2016. Será ?

O céu azul e o calor de verão amenizaram o nosso olhar crítico, e, como se fôssemos turistas, passamos a admirar só a beleza da Cidade Maravilhosa

Eis que surge imponente a nos acompanhar, o Pão de Açúcar, que, de qualquer ângulo, é lindo demais !












Continuando o passeio, passamos pelo monumento à Estácio de Sá, que tem um design diferente [obelisco piramidal], e parece vigiar solitário essa parte tão bonita da cidade.

Estácio de Sá foi o fundador da Cidade Maravilhosa, e, em sua homenagem, foi construído esse monumento, projeto do arquiteto Lúcio Costa. No subsolo funciona um centro de visitantes, onde é possível conhecer um pouco da história da cidade.



Bem ao lado desse monumento, observamos duas árvores bem diferentes.



Quando me virei para fotografar essas árvores, me dei conta da quantidade de prédios colados um no outro, formando, assim, uma espécie de "barreira" que contorna toda a enseada de Botafogo e o Aterro do Flamengo: de um lado, a baía; e do outro, prédios.





Abaixo, a vista da ponte da Urca que liga o bairro à Avenida Pasteur. Na verdade, a ponte se chama Domingos Fernandes Pinto.





A Urca só passou a existir como bairro em 1921. Até então, era uma ilha onde se localizava o Forte São João. O acesso ao Forte era feito através de barcos. Após a construção da ponte, outras construções foram feitas, tais como: ruas, escola, prédios...











Da Urca, avista-se, ao fundo, a Ponte Rio Niterói.



Sentar nesse murinho e deixar o tempo passar, só apreciando os diferentes ângulos possíveis, é bom demais.








Próximo ao Forte da Urca tem o ponto final 513 [metrô Botafogo/Urca] . Assim o turista, que está hospedado na zona sul da cidade, pode visitar o bairro de forma barata. Tem também a linha 107, que faz o trajeto Central/Urca.





Chegando a esse gostoso cantinho da Urca, uma surpresa: o bar URCA [em frente fica a famosa e disputada "muretinha"], que serve petiscos e refeições .


Foto do site www.wikirio.com.br/Bar-Urca

Foto do site www.wikirio.com.br/Bar-Urca

Foto do site www.wikirio.com.br/Bar-Urca

O prédio, no qual já funcionou o Cassino da Urca e a extinta TV Tupi, foi restaurado pelo IED [Instituto de Design Europeu]. Atualmente, o Instituto oferece diversos cursos de design no imóvel. Um lado chegou a ser recuperado, mas o outro está em ruínas.





Foto do site www.riodejaneiroqueeuamo.blogspot.com



FOTOS: J.C.ALVAREZ


Leia Também:

2017
Búzios
Cabo Frio
Nova Friburgo
Rio de Janeiro

2016
Nova Friburgo
Paraty

Rio de Janeiro

2015
Paraty

Rio de Janeiro


2013
Búzios

  1. Adorei o post. lindas fotos e dicas. O Rio sendo o Rio: lindo de encher os olhos... ;)

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pelos fins de tarde bebendo uma cerveja naquela mureta perto do bar Urca. Está entre as tarde mais legais que já tive no Rio. Sempre recomendo aos colegas! Excelente dica!!

    ResponderExcluir
  3. A última vez que fomos ao Rio de Janeiro nos hospedamos na casa de parentes na Urca ... apesar de sempre achar que já conheço o Rio de Janeiro adoro perceber que mesmo conhecendo os mesmos lugares as visões que temos de cada um deles pode ser muito diferente.
    Adoro suas fotos, são lindas!
    beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    ResponderExcluir
  4. Poliana, Talita e Liliane
    Quando vierem ao Rio podemos combinar de fazer uns passeios juntas e a Urca é uma excelente opção. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos! É uma pena que o Rio esteja cada dia mais largado :( Promessas de limpar a baía em 2016 - acho que não vai rolar né!
    E ainda sim, a cidade continua sendo linda, com esse contraste natureza e cidade de pedra incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu AMO a Urca! Acho um bairro muito simpático e calmo! E eu tenho muita pena mesmo de terem abandonado a antiga TV Tupi... ah, amo comer no Garota da Urca, vc conhece? Melhor picanha e arroz de brócolis! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. A Urca é realmente maravilhosa. Um dos lugares mais agradáveis do Rio de Janeiro. Vale a pena tirar um tempinho para andar por lá sem compromisso com nada, apenas aproveitando a paisagem e a tranquilidade do lugar.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!