07 julho 2016

MURY, LUMIAR, SÃO PEDRO DA SERRA, MACAÉ DE CIMA

Mury, Lumiar, São Pedro da Serra, Macaé de cima.
Estrada do Rio de Janeiro para Nova Friburgo.

Subir a serra, curtir a natureza e comer bem num friozinho gostoso
é sempre um bom programa. 

A Serra Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, tem cidades interessantes 
que reúnem todos esses requisitos e, com certeza, vão te agradar. 
Nova Friburgo é uma delas e, bem pertinho, estão alguns graciosos "vilarejos"como Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima.
Todos têm seu charme próprio, clima agradável no verão e inverno ameno, além de vários atrativos para serem explorados: pracinhas, rios, cachoeiras e trilhas.

Saiba como aproveitar Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima


Mury 

Mury é um distrito de Nova Friburgo e está localizada em meio à reserva florestal de Macaé de Cima. É passagem para quem vem do Rio de Janeiro com destino a qualquer uma dessas vilas citadas acima. Seu nome surgiu como uma homenagem a uma das famílias suíças que muito contribuiu para a colonização da região.

Lugar predominantemente residencial e de casas de veraneio, Mury, tem também, um pequeno comércio : supermercado, farmácia, açougue e padaria.
  Muitos se referem, orgulhosamente, a Mury como o "pólo gastronômico" de Nova Friburgo por reunir excelentes restaurantes tais como: Braün BraünViva Rô e Trilhas do Araçari. É grande o movimento de moradores e visitantes interessados numa comida diferenciada e saudável. 



Restaurante Braun Braun em Mury, RJ.
Restaurante Braun Braun em Mury.

Restaurante Trilhas do Araçari em Mury
Restaurante Trilhas do Araçari em Mury, RJ.
Restaurante Viva Rô, Mury, RJ.
Foto do site www.vivaro.com.br   Restaurante Viva Rô, Mury, RJ.

Estando em Mury, se você seguir pela estrada, sempre em frente, chegará a Nova Friburgo. Mas, se quiser visitar Lumiar e São Pedro da Serra, deverá seguir a orientação de pegar uma estrada secundária, à direita.
  A estrada Mury/Lumiar é ladeada por belos pinheiros, algumas araucárias, casas, sítios, além do lindo condomínio Stucky de onde se tem uma vista fantástica.


Condomínio Stucky, Mury, RJ
Vista do Condomínio Stucky, Mury, RJ
Estrada de Mury para Lumiar, RJ.
Trecho da estrada de Mury para Lumiar,RJ

Na estrada Mury/Lumiar, o Atelier Bambu Rio merece uma "paradinha" para conhecer os móveis e objetos de decoração produzidos em bambu. 


Atelier Bambu Rio na estrada Mury/ Lumiar, RJ
Atelier Bambu Rio na estrada Mury/ Lumiar, RJ

Nos hortos da estrada, as plantinhas sempre estão com ótimo preço.

 Após 20 km, chega-se a Lumiar, onde se vê aquele típico e agradável cenário de cidadezinha de interior. Em torno da pracinha, existem alguns bares, restaurantes, lojinhas e aqueles armazéns de antigamente que vendem de tudo: bala, cachaça, vela, mortadela, chinelos Havaianas, frutas, chiclete etc...


Pracinha de Lumiar,RJ.
Pracinha de Lumiar.

Lumiar é ponto de partida para atividades ligadas à natureza: caminhadas, banhos de rio e cachoeiras. No laguinho, há um quiosque da empresa "Lumiar Aventura" que realiza passeios em jipe 4X4 pelas cachoeiras dos arredores. Na verdade, as atrações, que são indicadas, estão espalhadas por São Pedro da Serra, Lumiar e Boa Esperança.


Lago de Lumiar, Rio de Janeiro
Lago de Lumiar, Rio de Janeiro e o quiosque da Lumiar Aventura.
Lumiar inspirou o compositor mineiro Beto Guedes 
a compor a bela canção de mesmo nome:

"Anda, vem jantar
 Vem comer, vem beber, farrear 
Até chegar Lumiar
E depois deitar no sereno
Só pra poder dormir e sonhar
Pra passar a noite
caçando sapo, contando caso
De como deve ser Lumiar..."

Fazer o tour de cachoeiras da região é um super programa. 
Nós já visitamos a Cachoeira Indiana Jones, mas como fomos sozinhos, 
ficamos um pouco receosos e não aproveitamos todo o potencial do lugar. 


Para continuar explorando a região, basta seguir a sinalização : para direita, a estrada para o Encontro dos Rios e, à esquerda, a estradinha para São Pedro da Serra.

Mapa das Cachoeiras de Lumiar e São Pedro da Serra
Imagem do site www.novafriburgoemfoco.com.br 

Encontro dos Rios

Seguindo para Encontro dos Rios, vê-se, de um lado, pequenas casinhas de sítios e chácaras e as montanhas pontilhadas de vaquinhas pastando. 


Estrada que leva para o Encontro dos Rios, Lumiar
Estrada de Lumiar para o Encontro dos Rios.


O Encontro dos Rios, como o nome já diz, é um local onde os rios se encontram, no caso o rio Bonito com o rio Macaé.
Aí se formam pequenas quedas d'água e, muitas vezes, vemos uns corajosos "esportistas" remando seus caiaques rio abaixo ou grupos 
em pequenos botes fazendo rafting.
Há trechos do rio bem tranquilos e os menos aventureiros, 
também, têm programa : banho de rio.

Encontro dos Rios, Lumiar.
Encontro dos Rios,Lumiar
Quer tal conhecer a Toca da Onça
Fique calmo pois é um lugar super tranquilo e sem onça.

Uns chamam de cachoeira da Toca da Onça e outros de poço da Toca da Onça, mas, na verdade, é uma "área de preservação permanente" com estradas de terra, vales, montanhas e um rio calminho de águas geladas. 

Toca da Onça, Lumiar, RJ.
Toca da Onça, Lumiar, RJ.
Uma pequena faixa de areia confere ares de "praia" em uma parte do rio e é ali que os visitantes colocam cadeiras e cangas. 

Toca da Onça, Lumiar, RJ
Toca da Onça, Lumiar, RJ

.
Toca da Onça, Lumiar, RJ
As estradinhas são muito bonitinhas


Um bar, bem ao lado, oferece estrutura para os visitantes que desejam aproveitar uma manhã ou tarde para recarregar as energias em meio ao verde.
Em frente, há um estacionamento gratuito.


Para chegar até a Toca da Onça, atravesse a ponte sobre o Encontro dos Rios e siga sempre em frente. No caminho, a vista é muito singela e contempla até vaquinhas pastando no vale.


Toca da Onça, Lumiar, RJ
Toca da Onça, Lumiar, RJ

O acesso à Toca da Onça nem sempre é fácil pois a estrada não está em bom estado de conservação. Achei mais viável para veículos 4X4. 

São Pedro da Serra

Quem chega a São Pedro da Serra logo se depara com a Praça João Heringer, mais conhecida como Praça do Coreto, e não há como não se encantar. Ela é tipo o cartão postal de São Pedro e tirar uma foto por ali é quase obrigatório.
O coreto é no estilo rural brasileiro e por isso não tem grades em ferro.
No entorno da praça, encontramos restaurantes e uma galeria com lojas variadas.

Praça João Heringer, São Pedro da Serra.
Praça João Heringer, São Pedro da Serra.

Pelas ruas de São Pedro da Serra encontramos mercados, lojas de artesanato, pizzaria, pousadas, restaurantes e bares.
Foi em São Pedro da Serra que, em 1982, começou a produção de calçados da marca Caíques. De forma artesanal e sustentável retalhos de couro e pneus de avião são transformados em confortáveis sapatos e sandálias. 

São Pedro da Serra,Rio de Janeiro.
São Pedro da Serra,Rio de Janeiro.


Essa é a Igreja de São Pedro, padroeiro da cidade de São Pedro da Serra. É a mais antiga igreja católica do município de Nova Friburgo, tendo sida inaugurada em 1865.


Igreja de São Pedro em São Pedro da Serra
Igreja de São Pedro em São Pedro da Serra



Conforme contei no post "Nova Friburgo/Mury, nossa Serra Fluminense", alguns imigrantes suíços, um tempo após a chegada a Nova Friburgo, abandonaram a terra oferecida a eles porque não era de boa qualidade. Migraram para outras áreas, e, assim foram responsáveis pela colonização de cidades vizinhas como São Pedro.   

A cidade tem pousadas e restaurantes que ficam bem movimentados nos fins de semana. Faz parte do nosso roteiro em São Pedro visitar um pequeno ateliê de artesanato que produz vasos de cerâmica pintados à mão e almoçar comida mineira no restaurante Tutu e Torresmo.

Cerâmica de São Pedro da Serra.
Vasinhos de cerâmica de São Pedro da Serra 


Macaé de Cima
  
Macaé de Cima está localizada numa encosta da Serra do Mar e é uma área de proteção ambiental do ecossistema Mata Atlântica. Em Macaé de Cima localiza-se a nascente do rio Macaé. Água geladinha e transparente é convidativa até para os menos corajosos e dá, pelo menos, para molhar os pés.


Rio Macaé em Macaé de Cima
Rio Macaé em Macaé de Cima. 


O caminho para Macaé de Cima é uma graça, sempre cercado de pequenas montanhas, vales, sítios, o rio margeando a estrada e ao final, a igrejinha. Bromélias, orquídeas e alguns pinheiros complementam o cenário.



Estrada para Macaé de Cima,RJ.
Estrada para Macaé de Cima,RJ.
Igrejinha de Macaé de Cima.
A igrejinha foi construída pelos moradores e abre para missa uma vez por mês


Macaé de Cima não tem um centrinho. É uma região de sítios, casas e pousadas. Mas não se engane pois atividade não vai faltar.

Apesar de haver vários caminhos para chegar a Macaé de Cima, o mais indicado é o que tem início na rodovia BR116. Localize o Hotel Garlip [na BR116] e entre nessa estradinha. Alguns trechos são asfaltados e outros de terra [nem sempre  em boas condições]. 

As "vilas" de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima são pacatas e oferecem uma ótima oportunidade para contato com a natureza e dias tranquilos. Um fim de semana não é suficiente para conhecer todas essas cidadezinhas, mas já dá para sentir o gostinho. 
Venha para a Serra Fluminense.

A Klécia do blog Fui Ser Viajante explora sempre que pode a região serrana do estado do Rio de Janeiro. Veja o que fazer em Nova Friburgo sob o olhar dessa blogueira viajante animada.  





Duas sugestôes de hospedagem : 
Refúgio Ecológico Amadamata em Macaé de Cima 
Lumiar Chalés DaDidi- em Lumiar [pelo AirBnB]


FOTOS : J.C. ALVAREZ


 
Leia Também:

2017
Búzios
Cabo Frio
Nova Friburgo
Rio de Janeiro

2016
Nova Friburgo
Paraty

Rio de Janeiro

2015
Paraty

Rio de Janeiro


2013
Búzios
Rio de Janeiro

  1. Lilian, eu adoooro esses "vilarejos" de Nova Friburgo. Já acampei em Lumiar com as meninas e ficamos rodando pela estrada Serra-Mar. É pra se encher de energia da natureza e comer super bem! Eu não conheci Macaé de cima. No nosso roteiro incluímos as cachoeiras de Sana.
    Lindas fotos! Me deu saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estado do Rio tem lugares muito gostosos. Não conheço Sana,mas já ouvi falar bem.

      Excluir
  2. Lilian, eu tenho certeza que vou amar estes lugares! E a música do Beto Guedes? Amo muito! Adorei o post! Obrigada por compartilhar estas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso país tem tantos cantinhos gostosos,né ? Beijocas, Liliane

      Excluir
  3. Que delícia! Adoro esses refúgios mais calmos, pra desacelerar e ficar em contato com a natureza!
    Já anotei as dicas no meu caderninho e logo menos a gente aparece por lá, com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Que paz esse lugar!! Me encheu de tranquilidade!! :)

    ResponderExcluir
  5. Gente, que lugar lindo. Que céu azul. Desejei.

    ResponderExcluir
  6. Sempre que vejo as fotos desse lugar fico encantada. Da última vez que fui a Friburgo, o tempo não estava bom, então acabei desistindo desses passeios.
    Mas da próxima vez vou e aproveito para seguir as suas dicas. :)

    Beijos!

    P.S.: Também sou apaixonada por coretos. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayana, você é uma querida ! Volte para aproveitar esses lugares com um dia ensolarado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Adorei esses lugares! Da serra do Rio conheço bem a região de Penedo e já fui algumas vezes a Petrópolis, e são realmente lindas. Já vou colocar Nova Friburgo e as demais cidadezinhas na lista para um futuro roteiro, é exatamente o tipo de ecoturismo que amamos fazer em família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas cidadezinhas não são muito conhecidas mas merecem uma visitinha.beijinhos

      Excluir
  8. Essa região das serras do Rio é mesmo linda, sempre tive curiosidade de conhecer. Esse roteiro pelas cidades de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima já tá prontinho pra gente visitar essa região, cada uma mais linda que a outra, sem falar nas paisagens do percurso.

    ResponderExcluir
  9. Deyse Marinho de Abreu11 de junho de 2020 às 13:07

    Nossa, como é linda a Estrada do Rio de Janeiro para Nova Friburgo, né? Lilian, eu sou daquelas mineiras apaixonadas pelas regiões de Serra, e conheço algumas, porém no Rio só conheço a Serra de Petrópolis e a da Mantiqueira. Nova Friburgo estava nos nossos planos pra este ano, para enfim conhecermos e desconhecia os graciosos "vilarejos"como Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima. Já estão agora no meu roteiro, estou encantada! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade de Friburgo tem alguns atrativos mas o entorno tem muitas atraçòes legais. beijocas

      Excluir
  10. Que delícia esse São Pedro da Serra! Lindo esse Rio Macaé! Adorei ler esse post embalado pela música de Beto Guedes! Já guardando as dicas aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino como era Lumiar no tempo que ele se inspirou e compos a música. beijocas

      Excluir
  11. Lilian, adorei seu post sobre essa cidade que preciso voltar urgente. Quando estive em Mury, lumiar e são Pedro da Serra eu meu filho mais velho era pequeno. Tenho que voltar assim que tudo isso passar ,

    ResponderExcluir
  12. Que destinos mais aprazíveis, parecem encantadores mesmo, Lilian. Infelizmente não conheço nada na Serra Fluminense. Agora, Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima, foram todos de uma vez para minha wish list, rsrs.
    Quem sabe a gente não faz esse roteiro juntas? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Gi
      Adorei a ideia de um roteiro juntas pela serra Fluminense. beijocas

      Excluir
  13. O louco! Não sabia que existia nada parecido no Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  14. Que saudade que senti agora de Nova Frigurgo , Lumiar, íamos sempre carnaval pra lá, era nosso refúgio ! Parabéns pelo post, matou um pouquinho a saudade é deu muita vontade de voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que a leitura do post te fez revisitar bons momentos do passado. beijocas

      Excluir
  15. Que ligar lindo! Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente perfeito seu post sobre as lindas cidades de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Macaé de Cima. Um roteiro perfeito e super completo. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo belo trabalho. Amei as dicas. Gostaria de saber onde devo me hospedar, para curtir essas maravilhas. Lumiar ou Friburgo?

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!