22 novembro 2017

BÚZIOS: SEMPRE CHARMOSA, BADALADA E CHIC

                                 
Armação de Búzios, mais conhecida como Búzios, é uma linda e charmosa cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro. Badalada e famosa, vale a pena ser visitada em qualquer época do ano, mas, nós preferimos fora da alta temporada, para curtirmos, no nosso ritmo, tudo que a cidade oferece.

Brasil


Búzios fica a 174 km do Rio de Janeiro, 159 km de Niterói e 139 km de Nova Friburgo e é um lugar muito procurado, para curtir um fim de semana, por quem mora no estado do Rio de Janeiro.

1] Curtir a natureza exuberante  : Praias
Búzios tem praias super badaladas e praias quase desertas. A beleza está por todos os lados: na vista, na praia em si e o entorno das mesmas com rochas, vegetação e mirantes. Algumas praias têm ondas fortes e outras têm mar tranquilo. Ainda tem algumas onde o vento é o atrativo. Em certas praias há infraestrutura do tipo restaurantes/bares que fornecem barracas e cadeiras aos clientes, enquanto outras são mais simples nesse quesito. O acesso para algumas praias é por pequenas trilhas.
Apreciar o por do sol de qualquer uma delas é um momento muito gostoso. Enfim, Búzios tem praias para agradar "gregos e troianos".
Se for sua primeira visita à cidade, não se apresse. Escolha três ou quatro praias para conhecer e, assim, você terá motivos para voltar. 
Como conhecer as  praias ?
# Se você estiver de carro, pegue um mapa da cidade para localizar as praias que deseja conhecer.
# Outra forma interessante é fazer o passeio de escuna ou um tour com os táxis aquáticos..

# Praia Rasa praia oceânica, é a primeira a ser vista logo que se pega a estrada para a cidade. Venta muito nessa praia e por isso é muito procurada pelos windsurfistas. Nunca estive nessa praia, mas, quando a vejo já fico feliz pois sei que estou chegando a Búzios. E ao ir embora, me despeço da cidade apreciando-a da janela do carro.

Foto do site www.buziosturismo.com
# Praia de Manguinhos onde fica um pólo Gastronômico chamado Porto da Barra e uma colônia de pescadores. Não é muito frequentada para banho de mar pois tem água marrom, mas é ótima para caminhadas. Nessa praia venta muito e o pessoal do windsurf e outras atividades, que dependem do vento, está sempre por lá.


# Praia da Tartaruga já foi ponto de desova de tartarugas, mas, com o grande movimento de pessoas, elas se afastaram dali. Suas águas são calmas e menos frias que das demais praias. Muito movimentada em fins de semana e férias. É uma praia muito bonita e um pouco mais reservada, já que não tem casas na sua área. 


# Praia da Armação tem um trecho dela paralelo à Rua das Pedras e nem sempre é possível acessá-la dessa rua. No entanto, pode ser apreciada por quem está em algumas lojas e restaurantes localizados na rua das Pedras.

Praia da Armação vista de uma estreita passagem entre duas lojas da Rua das Pedras.
Quando a rua das Pedras termina ainda é possível ver a praia da Armação por uma boa extensão. Marcando o início desse trecho está um dos píeres da cidade e de onde também se pode partir para um passeio de táxi  aquático.

Praia da Armação
Leia também : Onde ficar em Búzios, Pousada Caminho das Aroeiras. 

 A Orla Bardot é contornada pela praia da Armação. Essa praia quase não exibe sua faixa de areia, que está sempre coberta pela maré. Não é comum ver pessoas em banho de mar nessa praia.

Praia da Armação
# Praia dos Ossos é um charme só : barquinhos e casas lindas em sua orla. ! Fica entre o Iate Clube de Búzios e a igrejinha de Santana no alto, e do outro pelo caminho para Azeda e Azedinha. Bastante tranquila e com faixa de areia estreita. Não sei dizer se é própria para banho, mas tem frequentadores. Seu nome vem das ossadas de baleias que alí eram deixadas pelos idos de 1730 quando havia caça às baleias.

Praia dos Ossos
Da praia dos Ossos também partem táxis aquáticos para passeio pelas demais praias.

# Praias Azeda e Azedinha
Uma das formas de chegar à praia Azeda é subir uma pequena ladeira, ao final da Praia dos Ossos.
Assim que chegamos lá em cima, uma linda vista se descortina e é comum vermos escunas que fazem passeios pelas praias chegando à Azeda.


Descendo uma escada de madeira, chega-se à praia Azeda que é bem pequena e de mar calmo por isso fica bem cheia. É boa para mergulhos com snorkel, pois, próximo às pedras, é possível ver muitos peixinhos. Um antigo casarão colonial abandonado ocupa grande parte da área.

Praia da Azeda
Azedinha é menor ainda e fica depois de umas rochas, no canto direito da Azeda. É acessível por um caminho próximo às pedras.
Por que um nome tão "azedo" para duas praias tão bonitas ? Por causa do tom verde limão das suas águas [limão =azedo].

Praia Azedinha

 # Praia de João Fernandes e João Fernandinho
João Fernandes é uma praia calma e de águas não tão geladas, o que facilita a prática de atividades como o Stand Up Paddle e remar caiaques. Outro sucesso é o passeio de banana boat.


Muitos hotéis, pousadas e restaurantes ficam no entorno de João Fernandes, que é muito frequentada por turistas de todas as partes, principalmente estrangeiros. Tem uma boa infraestrutura de barracas e guarda sol para quem almoçar ou petiscar nos bares da praia. É bom chegar cedo pois não há muito lugar para estacionar.


Para chegar a João Fernandinho é necessário continuar pela estrada que sobe e, lá no topo, descer por uma escadaria que vai até a praia. Não há ligação, entre as duas, pela praia.

# Praia de Geribá
É a maior e uma das mais badaladas sendo muito frequentada por quem tem casa de veraneio na cidade.Tem uma super infraestrutura com pousadas, restaurantes e bares. Ao longo de sua extensão são oferecidos aluguel de pranchas e/ou aula de stand up paddle e surf. Suas ondas são curtidas por surfistas experientes e aprendizes. 
É uma praia ótima para uma boa caminhada e, no extremo esquerdo, o mar é mais tranquilo possibilitando um bom mergulho.


Outras praias são igualmente bonitas, mas deixei aqui a sugestão das que visito com frequência. Importante saber que na alta temporada e feriadões as praias ficam muito cheias e os preços sobem.

2] Conhecer a Igrejinha de Santana
Essa singela igreja fica no alto de uma ladeira entre as Praias de Armação e Ossos. Construída em 1743 pelo português Brás de Pina, é a única construção dessa época que ainda existe na cidade.

Vale muito a pena a visita, mesmo que a igrejinha esteja fechada, pois, da frente da igreja, se tem uma bela vista da praia dos Ossos e do mar.   


3] Passear pela rua das Pedras
O astral dessa rua é muito legal : lojas, restaurantes, bares, creperia, sorveteria e muita gente  circulando, principalmente, do final da tarde em diante. Durante o dia é uma calmaria só, pois muitos turistas estão aproveitando as praias e os passeios de escuna.

4] Assistir um show de Rock 
Em uma das extremidades da Rua das Pedras tem um shopping onde fica o  The House of Rock and Roll, restaurante/bar em que as apresentações noturnas de rock são sensacionais !!!!! É um espaço pequeno e está sempre lotado pela qualidade das apresentações de clássicos do rock. Não tem como não dançar, cantar e se emocionar.


Vale conhecer também a rua Manoel Turíbio de Farias, paralela à Rua das Pedras, pois também tem restaurantes interessantes.

5] Caminhar na Orla Bardot
A Orla Bardot é um calçadão muito especial pois é acompanhado, de um lado, pela praia da Armação. Jardins, caramanchões floridos e banquinhos para contemplar o mar. O mar sempre pontilhado de barquinhos coloridos, tendo algumas pequenas ilhas para compor um cenário de sonho. Do outro lado, algumas antigas construções coloniais restauradas abrigam restaurantes. Construções modernas também têm lugar com hotéis, lojas e pizzarias. Portanto, passear pela Orla Bardot é um ótimo programa tanto de dia quanto à noite.

A escultura da atriz francesa Brigite Bardot, que deu nome à orla, é a primeira a ser encontrada e ponto certo para uma foto.


Depois vemos, dentro da água, as esculturas dos três pescadores, que de longe, parece real.


Juscelino Kubitschek, ex presidente do Brasil, também ganhou a sua escultura sentado apreciando a praia da Armação pois frequentava a cidade.


  6] Por do sol no Porto da Barra/ Pólo Gastronômico de Búzios

Porto da Barra é um charmoso complexo de restaurantes, galerias de arte, lojas, padaria integrados por decks em uma área de mangue na beira da Praia de Manguinhos.
Curtir um fim de tarde no Porto da Barra - com direito a um lindo por do sol, tomando uma cerveja e comendo um pastel de camarão - é um ótimo programa. O melhor é que aí você também pode almoçar ou aproveitar um jantar à dois pois não faltam lugares legais.



                                                                FOTOS : J.C. ALVAREZ

Quer reservar sua hospedagem em Búzios  ?
Deixo aqui duas sugestões de pousadas que já experimentamos

Pousada Caminho das Aroeiras

Pousada Villa Mercedes



Leia Também:

2017
Búzios
Cabo Frio
Nova Friburgo
Rio de Janeiro

2016
Nova Friburgo
Paraty

Rio de Janeiro


2015
Paraty

Rio de Janeiro


2013
Búzios
Rio de Janeiro

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!