11 dezembro 2017

CABO FRIO: BATE E VOLTA DE BÚZIOS



Cabo Frio é uma das cidades mais procuradas da Região dos Lagos, para fins de semana, por quem mora no estado do Rio de Janeiro. Com lindas praias e boa infraestrutura conquista muitos visitantes também de outras regiões do país. Dizem que Cabo Frio é mesmo a queridinha dos mineiros.
Apesar de já ter ido a Cabo Frio 2 vezes, nunca tinha chegado a conhecer as praias, mas, dessa vez, fizemos um bate e volta de Búzios e conhecemos lugares bem legais, tais como : Praia das Dunas, Praia do Forte, Forte São Mateus e o Mirante do Morro do Arpoador.
Como Cabo Frio fica a 24 km de Búzios, é um excelente passeio bate e volta.


Leia :  Onde ficar em Buzios. 

Atrações em Cabo Frio

# Praia das Dunas
Tem esse nome em função da quantidade de dunas no local. É uma praia muito bonita, e da calçada, em alguns trechos, não se consegue ver o mar devido ao tamanho das dunas. Impressionante como a areia é branquinha e fininha e o vento forte é constante. Em poucos minutos o vento cobre qualquer coisa que caia no chão e também leva muita areia de um lugar para outro. Quando o vento bate é complicado atravessar as dunas.
A Praia das Dunas é muito procurada pelo pessoal do surf já que tem boas ondas, mas me pareceu meio perigosa para o banho de mar pois parece ter correntes marítimas.



# Praia do Forte
É a maior e a mais famosa praia da cidade. Apesar de seus 7,5 km, fica cheia pois é uma referência na cidade. À noite também fica movimentada, com pessoas caminhando e curtindo os bares e restaurantes. Água bem gelada, mas transparente, dá prazer entrar para um mergulho. Tem um bonito calçadão com quiosques, restaurantes, áreas de lazer e de atividade física.



Orla da Praia do Forte em Cabo Frio
Enfeitando a Praça Verde, na orla da Praia do Forte, atrás dos quiosques, várias esculturas de crianças brincando. Elas são obra do escultor Ivan Cruz que sempre retrata as brincadeiras infantis, grata recordação do seu tempo de menino em que brincava nas ruas do subúrbio onde morou.

A ponta esquerda da praia do Forte é um recanto especial pois reúne o Forte São Mateus - em uma  ilhota -, uma pequena prainha com coloridos barquinhos de pescadores e gaivotas, além do Mirante da Ponta do Arpoador.

# Praia do Forte / ponta esquerda

Ao chegar nesse trecho da praia, lembrei-me muito de alguns cantinhos de Cinque Terre. Vários pescadores vendendo peixes, polvo e outros frutos do mar fresquinhos, e o interessante é que são limpos na hora. Chegando em casa, é direto pra panela !!!

 # Mirante do Arpoador
Um agradável caminho leva ao Mirante do Arpoador de onde se tem uma vista privilegiada da Praia do Forte, do Forte São Mateus e do entorno.
# Forte São Mateus 
Foi construído por volta de 1618 para substituir o Forte de Santo Inácio que era muito vulnerável aos ataques inimigos. Era fundamental proteger o povoado de Santa Helena de Cabo Frio e o Canal de Itajuru [na época, barra do canal da Lagoa de Araruama] dos holandeses, ingleses e franceses que exploravam e contrabandeavam pau-brasil, abundante na área. O Forte São Mateus foi tombado pelo IPHAN em 1956. Essa função de proteção foi exercida até 1889 quando passou a ser usado para outros fins. Atualmente, após várias restaurações, é um espaço cultural aberto a visitação.

Cabo Frio tem muitos lugares legais e, na verdade, a cidade merece um fim de semana só para ela por isso temos certeza que, em breve, voltaremos.
Nos despedimos da cidade com essa vista. E eu te pergunto : é ou não é para se apaixonar ????


Esse post faz parte de um fim de semana em Búzios, para entender melhor e aproveitar outras dicas leia também :

Onde ficar em Búzios
Onde comer em Búzios
Búzios : sempre charmosa, badalada e chic


                                                FOTOS : J.C. ALVAREZ

Leia Também:

2017
Búzios

Nova Friburgo
Rio de Janeiro

2016
Nova Friburgo
Paraty

Rio de Janeiro


2015
Paraty

Rio de Janeiro


2013
Búzios
Rio de Janeiro

  1. Que lugar lindo! Em janeiro estarei viajando para o Rio de Janeiro. Quero fazer esse bate e volta nos dias que estiver em Búzios! Parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keul, obrigada. Tem outros lugares bem legais em Cabo Frio mas não deu tempo de conhecermos. beijocas

      Excluir
  2. Quando fomos a Búzios não tive tempo de conhecer Cabo Frio. Quero muito voltar para conhecer Cabo Frio e Arraial do Cabo. Vejo tantas fotos lindas de lá!!
    Obrigada pelas dicas!
    beijos, Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas cidades são muito bonitas e tem vários atrativos e passeios. beijocas

      Excluir
  3. Conheço Cabo Frio desde que me lembro por gente e ainda não fui na Praia das Dunas, acredita? Depois desse post eu tenho que ir!
    E a propósito, essas fotos estão maravilhosas! J.C. arrasou! Só perde pro seu texto Lilian, que é uma maravilha para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Amanda
      A Praia das Dunas é muito bonita e dá para fazer uma caminhada pelas dunas bem legal e se imaginar num deserto. kkkkk
      Obrigada, JC vai adorar saber.
      beijocas

      Excluir
  4. Lilian, preciso muito muito muito conhece esta região! Fiquei apaixonada pelas suas fotos e pelo seu relato!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de passeio e que lindas as estátuas das crianças. Ai que vontade de praia
    Abracitos

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!