ROMA 17 ANOS DEPOIS / 1º DIA


 Falou Itália e logo me vem a cabeça umas músicas italianas bem antigas,que amo até hoje e eu queria chegar em Roma com essa trilha sonora https://www.youtube.com/watch?v=UKIJrj0Wm0M



"Mas caindo na real" desembarcamos na estação de trem Roma Termini vindos de Florença,sem trilha sonora. O hotel Rímini ficava a 100 metros da estação em uma rua em frente a uma das saídas,a Via Marghera. A região é muito procurada por turistas que,como nós,viaja de trem.É muito prático por um lado,mas por outro não é um lugar bonito. 


Foto do site www.ilovetravel.com.br


A estação Roma Termini ,como muitas estações de trem na Europa,se transformou em um lugar de grande suporte ao turista e também ao morador da cidade pois tem : restaurantes,lanchonetes e excelentes lojas vendendo desde souvenirs até calçados,roupas,artigos esportivos,perfumaria, além lógico,de máquinas pra bilhetes de metrô,trem para diferentes cidades e para o aeroporto.


1º Dia em Roma

Igreja Santa Maria Degli Angeli,Termas de Diocleciano,Piazza della Repúbblica,igreja Santa Maria Maggiore,Forum Romano,Arco de Constantino,Coliseu,Circo Massimo,Termas de Caracalla.

Nosso dia em Roma começou com a visita a igreja Santa Maria degli Angeli.
Por fora é uma igreja bem simples mas quando entramos é uma surpresa pois seu interior é imponente.A igreja foi construída aproveitando parte da construção das Termas de Diocleciano. 











Piazza della Repubblica



Foto do site  www.travelfix.blogspot.com

Todos os dias ao sairmos do hotel dávamos uma passadinha por essa praça pois era caminho do nosso hotel para as atrações turísticas. Aí começa a Via Nazionale importante avenida de Roma.



Termas de Diocleciano

São ruínas do que um dia foram as Termas de Diocleciano,as maiores da época imperial .




A linda Santa Maria Maggiore estava sempre fechada na hora que passávamos por ela.É bem antiga foi construída entre 432 e 440.






Chegamos ao Fórum Romano.Essa foi uma área importantíssima na Roma antiga,coração da cidade pois aqui ficavam estabelecimentos comerciais,edifícios do governo e a mais importante avenida a "Via Sacra".

Por incrível que pareça nós não entramos pois já tínhamos visitado em nossa 1ª viagem à Europa,o calor estava derretendo miolos e a quantidade de turistas era imensa.Mas do lado de fora deu pra rever.







Estando aqui pra onde você olhar verá ruínas de edificações importantes e ainda assim eles estão sempre com áreas fechadas para trabalhos arqueológicos,isto é,novas descobertas e restauração do acervo já descoberto . 

O Arco de Constantino foi inaugurado em 315 para comemorar a vitória de Constantino I,imperador Romano,contra o imperador Massêncio  na batalha da Ponte Mílvia em 312. 






O Coliseu é um anfiteatro construído na Roma Antiga,entre os anos 70 e 80 considerado desde 2007 uma das "sete maravilhas do mundo moderno".É bem cuidado e ainda hoje é um prédio grandioso. Apesar de ter tido vários usos o que todos nós lembramos é que era palco para luta dos gladiadores.  






Visto de qualquer ângulo é fascinante.








Seguimos por uma grande avenida até o Circo Massimo,arena onde ocorriam as corridas de bigas.Havia uma espécie de arquibancada de onde o público assistia.Hoje é apenas uma grande área plana gramada,mas como em torno desse antigo circuito existem algumas placas exibindo a planta de como foi o Circo é possível olhar o espaço e imaginá-lo.  







As Termas de Caracalla são de 216 d.c. e estão muito bem preservadas.
As Termas tiveram diferentes usos :ser um lugar de banho,ponto de encontro entre as pessoas e até mesmo espaço para fechar negócios.














FOTOS : J.C. ALVAREZ




Nenhum comentário