MILÃO / COMO IR AO LAGO DI COMO ?


Estando em Milão, não deixe de ir ao Lago di Como é um passeio imperdível pois é um lugar lindo e muito próximo de Milão.Tudo que li a respeito não dá conta de falar da beleza do lugar e em minha opinião vale uma hospedagem em uma das cidades à beira do Lago.



Como ir ao Lago di Como ?

Você pode alugar um carro ou participar de uma "excursão".

Aqui vou contar como ir de trem pois foi assim que eu e meu marido fizemos.

O trem para o Lago di Como parte da estação Milano Centrale e os bilhetes são comprados nas máquinas automáticas da seguinte maneira :

Vale ressaltar,que não achei fácil comprar os bilhetes sozinha nas máquinas,tentei muitas vezes e já estava desistindo quando um rapaz nos ajudou.A opção espanhol dá para entender bem todos os comandos.

.se você digitar como destino "Lago" aparecem 3 opções :Lagonegro,Lagnasco ou Lagliese S.Leopoldo.Não é essa a opção correta.

.o correto é digitar "Como" e aparecem as seguintes opções :Como Nord Borghi,Como Nord Camerlata,Como Nord Lago e Como S.Giovanni.

.Toque nessa última,isto é,Como S.Giovanni e então aparecem vários horários de saída do trem e o preço de 1ª classe e 2ª classe.Escolha o horário que achar mais adequado para você,clique nele e depois marque a classe. 

. aparece,então,escrito "adulto" e 3 quadradinhos [ um com o sinal de menos,um vazio e outro com sinal de mais] para que você digite o nº de adultos. O mesmo para "niño".

.no nosso caso tocamos no 2 apareceu o preço total dos bilhetes e a opção de pagar com cartão de crédito ou dinheiro.

.como nós escolhemos pagar com cartão apareceu o pedido do pin[senha].

.assim que pagamos os bilhetes foram impressos.

É importante olhar  no timetable [que tem ao lado das máquinas] o nº do trem para identificar em qual plataforma você deve aguardá-lo.  





No nosso bilhete o nº do trem era 16,o vagão era 7 e a hora de partida  11h10min.Se vocês observarem há uma diferença entre o valor de ida e o valor da volta.O trem de ida tinha como destino Zurich e pararia em Lago di 
Como,já o trem de volta era regional portanto mais barato.
Vivendo e aprendendo !

Esse é o  timetable [tabela] que devemos ficar atentos.  




Não esqueça de validar seu bilhete nessa máquina amarela que tem em todas as plataformas.É só pegar o bilhete e introduzir nessa "boca" abaixo da seta azul.




 
Assim que chegamos a estação do Lago di Como compramos as passagens de volta também nas máquinas eletrônicas.

Da estação dá para ir à pé para o Lago,é só descer as escadas e seguir em frente virando à direita lá pelo 3º quarteirão.Se precisar pedir informação a referência é Piazza Cavour e todos te orientam.










A cidade é uma graça,os turistas ficam pelo centro histórico ou vão fazer o passeio pelo lago.Muitos restaurantes,cafés e gelaterias convidam para uma pausa e contemplação da belíssima paisagem com as montanhas se refletindo nas águas do Como. 





Como é o 3º maior lago da Itália e fica próximo a divisa com a Suiça,tem várias cidadezinhas as sua margens.

Na Piazza Cavour há uma enorme bilheteria e ali compramos o ingresso.Como chegamos tarde tivemos que optar pelo passeio de barco chamado "Fast Como" que só pára em algumas vilas para pegar e deixar pessoas e você só pode descer na vila que você comprou que no nosso caso foi Bellagio.

Nosso passeio foi com essa empresa.




Existem outros tipos de passeio pelo Lago,inclusive alugar barco para passeio particular.

O passeio valeu cada euro,as paisagens são belíssimas,as casas na beira do lago são,na realidade,mansões,um silêncio e o barco deslizando,só se ouvia o "clic" das máquinas de retrato.Por erro nosso compramos o bilhete achando que era ida/volta mas o bilhete era só de ida e custou 11 euros,para voltar pagamos 11,80 euros.






Não consegui fotografar a 1ª parada chamada Argeano.

Veja a 2ª cidade onde o barco parou,se chama Lezzeno. 






Entre uma parada e outra só paisagens lindas.











A 3ª parada foi na cidade chamada Lenno.




Depois paramos em Tremezzo e Villa Carlota.




E finalmente avistamos Bellagio ! Dizem que é uma das cidades mais visitadas do Lago chamada "a pérola do lago Como" por sua beleza.






Logo que desembarcamos no cais vimos uma rua toda com degraus de onde se tem acesso a restaurantes e lojinhas de bijouterias e roupas.  












Caminhando por Bellagio fiquei "namorando" alguns hotéis,e esse o Albergo Gennazini e Metrópole,eu achei especial,na beira do lago,aliás alguns quartos  com varandinha têm essa vista privilegiada,mas estava lotado para qualquer data,assim acabou minha tentação.




Passeamos muito pelas ruas apreciando os jardins,as praças,as casas,e lógico o lago que reina soberano na paisagem.










No final da tarde a estação fica lotada dos turistas que vão até Bellagio apenas para passar o dia e que querem retornar a Como.O melhor é comprar logo a passagem de volta,nós tivemos que esperar 2 barcos e só pudemos embarcar no 3º .






Bellagio deixou um "gostinho de quero mais" e espero voltar em breve.

No dia seguinte seguimos de trem de Milão para Florença mas isso é assunto para o próximo post.





FOTOS : J.C. ALVAREZ





28 comentários

  1. Boa noite,
    Quanto custou o bilhete de barco?
    Adorei a descrição e as fotos :)

    ResponderExcluir
  2. oi,tudo bem
    o bilhete de ida custou 11 euros e o de volta 11,80 euros,acho que tem um ida/volta que fica mais barato do que comprar separado,nós compramos pensando que era ida e volta,só na hora de voltar é que soubemos.
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Irei de Milão a Como, onde ficarei hospedada, de 04/08/15 a 08/08/15 . O hotel, já reservado, fica no centro de Como. Devo fazer a reserva do bilhete do trem por aqui, já que é alta estação ? Quais as dicas que pode me dar ar respeito da passagem ida/volta e passeios na região ? Vale um bate e volta até Lugano ?
    Obrigada, e mais uma vez, valeu pelas informações. Me ajudaram na escolha do roteiro de minhas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      desculpe a ousadia mas depois desta explicação fiquei "apaixonada" pelos lagos. Pode dar-me uma dica da melhor maneiira de usufruir 4/5 dias, em junho, em Itália? Estava a pensar Veneza e Florença mas agora o Lago Como tem de "entrar" ou, então, reservar lá a estadia e visitar as cidades apartir daí, de comboio. Qual o aeroporto mais próximo ?

      Muito obrigada
      Paula Ferreira
      paula.p.m.ferreira"gmail.com

      Excluir
  4. Obrigada pelas referências...
    Adorei tudo!!!
    Será que me pode informar quanto tempo leva a viagem da estação em Milão até Como, S. Giovanni?
    Muito grata
    Solange

    ResponderExcluir
  5. De Milão,vcs foram pra outros lugares da Italia? Obrigada
    Se tiver outros roteiros da Italia,poderia me enviar?

    ResponderExcluir
  6. Nossa,como nunca soube? :/ Chorando....Vou ter que voltar.... Farei esse sacrifício! Muito , muito lindo. Besitos.

    ResponderExcluir
  7. Queria muito ter feito este passeio enquanto estava em Milão, mas não tive tempo. Deixamos para a próxima viagem à cidade. Em breve! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que lindo relato e que lindas fotos, tudo muito inspirador!

    Claudia Bins

    ResponderExcluir
  9. Uau, que lugar legal e que fotos linda! Suspirei de vontade.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh... sou louca pra ir pro Lago di Como!! Já fui pra Itália 5 vezes e somando todas elas já passei mais de 7 meses nesse país incrível, mas acredita que ainda não tive a oportunidade de conhecer Milão e seus arredores? Seu post me deu uma saudaaade da Itália!!! Ai ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca na próxima oportunidade pois vale cada centavo, Nini.

      Excluir
  11. Realmente é uma paisagem mais linda que a outra! E muito explicativas suas instruções para a compra do ticket! Creio que mesmo assim eu me perderia, hahah! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu levei tudo anotadinho e mesmo assim precisei de ajuda, Guaci.

      Excluir
    2. eu levei tudo anotadinho e mesmo assim precisei de ajuda, Guaci.

      Excluir
  12. Hmmm que delícia este post! Eu morro de vontade de conhecer esta região. Passei batido pelo Lago quando fui de Milão para os Alpes Suíços. Fiquei olhando o lago e pensando: como eu queria parar um pouquinho! Mas fica pra uma próxima, sem dúvida! Amei as fotos e fui viajando no seu relato! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Olá !
    Estarei com minha esposa em Milão 4 dias no início de Abril e ficamos encantados com o passeio para o lago Como, em um Domingo você acha que teremos problemas de encontrar o comércio (lojas e restaurantes) aberto ? Estou reservando o trem das 8 de ida e retorno as 16 para visitar o Bellagio... É suficiente ?
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comércio fica aberto aos domingos Rene. O tempo é suficiente mas se vc quiser ficar mais tem coisas para fazer. Abraços, Lilian

      Excluir
  14. Vou a Milão no finalzinho de julho (mês que vem), será que devo comprar os bilhetes de trem ida e volta Milão-Como S.Giovanni com antecedência ou posso comprar lá no dia?
    Obrigado pelas ótimas dicas!
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode comprar lá mesmo,mas não deixe para comprar no dia pois é verão e por isso muito movimentado. Dê uma olhada na estação como está a venda de bilhetes e dependendo compre uns dias antes. Boa viagem !

      Excluir
  15. Que passeio incrível, iremos fazê-lo em setembro/16 e agora ficou mais fácil com suas dicas. As fotos estão sensacionais, parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Que dicas valiosas que você está dando, agora fiquei com medo de uma coisa, você disse que teve que esperar 3 trens para poder voltar, no ticket não tem a hora e o trem que temos que pegar? Se não puder embarcar, eu perco? Ou podemos ir em qualquer trem?

    ResponderExcluir
  17. Que dicas valiosas que você está dando, agora fiquei com medo de uma coisa, você disse que teve que esperar 3 trens para poder voltar, no ticket não tem a hora e o trem que temos que pegar? Se não puder embarcar, eu perco? Ou podemos ir em qualquer trem? Desculpe esqueci de perguntar outra coisa, em alguns posts ví que só podia comprar pela estação Cadorna pela Trenord, agora ví que você comprou pela Estação Central de Milão, porque eu vou ficar no hotel em frente a estação, o Hotel New York

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir