06 novembro 2016

ROTEIRO ITÁLIA 2016, MILÃO EM 24 HORAS

Milão, capital da região da Lombardia, é a segunda maior cidade da Itália, considerada a capital italiana da moda. É realmente uma cidade elegante! As vitrines exibem roupas, bolsas e sapatos maravilhosos e nas ruas homens e mulheres são elegantes com naturalidade.

Nós adoramos Milão desde nossa primeira visita em 2011 e há tempos queríamos uma oportunidade para voltar a cidade. Foi lá que vimos anunciado um passeio no trem panorâmico Bernina Express que entrou imediatamente para nossa wish list

Uma passagem aérea Rio/Milão/Rio, por um preço especial, deu início à elaboração de um roteiro de 20 dias,Milão foi nosso ponto de partida.  

Chegamos no início da noite com muita fome e logo aproveitamos uma ótima dica da Carol May [clique no nome do blog] do blog Dicas e Roteiros de Viagens e fomos jantar no Ristorante Sabatini que ficava na mesma rua do nosso hotel. 
Saímos do restaurante exaustos mas ávidos para sentir que estávamos realmente em Milão e fomos ver o Duomo de noite.
Lá estava ele, majestoso, sendo apreciado por muitas pessoas !!!!

Duomo

Não resta dúvida que o Duomo de Milão reina absoluto na praça principal. Lindo, em estilo gótico, e todo revestido em mármore.
Como pode o mármore ser esculpido de forma tão detalhada nas muitas estátuas e nas torres pontiagudas ? É um trabalho admirável !
No dia seguinte, voltamos para vê-lo pela manhã.   

Duomo de Milão

Antes de entrar, eu recomendo dar uma volta em torno da Catedral pois de cada ângulo se aprecia uma beleza. 
A Catedral é uma das maiores catedrais góticas do mundo e levou 5 séculos para ser concluída.

Vejam os detalhes nas colunas !

Detalhes das colunas da Catedral Duomo

O tamanho das janelas !

Janela da Catedral Duomo de Milão

Nesse mesmo dia, mais tarde, o sol apareceu para dar o ar da sua graça e realçar a beleza do Duomo.

Catedral Duomo de Milão

Na Piazza del Duomo você também pode apreciar a Galleria Vittorio Emanuele II que foi construída entre 1865 e 1877 mas até hoje conserva seu charme e beleza. Com belo piso em mármore de diferentes cores, abriga lojas famosas e restaurantes.

Galleria Vittorio Emanuele

Abaixo, o Museu Del Novecento, inaugurado em 2010, se dedica à obras do século XX. Dizem que é um museu de traços modernos e que além de seu acervo, a vista lá de dentro é muito bonita.  


Museu Del Novecento

Como só tínhamos um dia em Milão e a fila para o Duomo era gigantesca, com dor no coração, seguimos nosso passeio.

Muitas famílias milanesas circulavam misturadas aos turistas nesse domingo de outono com temperatura agradável.

Bem perto da Piazza del Duomo encontramos uma preciosidade: a Piazza Dei Mercanti, uma praça medieval construída no século XII que reúne prédios públicos importantes e conservados. 
A Piazza Dei Mercanti foi, durante séculos, um centro de comércio da cidade.
Nela estão 3 prédios históricos: 
O Palazzo Della Ragione, o maior deles, foi construído para ser a sede dos Tribunais de Justiça [local de reuniões, arbitragens e ordenanças].

Palazzo Della Ragione


Palazzo Della Ragione

Abaixo, a Loggia Degli Osii que fica em frente ao Palazzo e era o prédio de onde os juízes anunciavam decretos e decisões.

Loggia Degli Osii

Em destaque, o símbolo da justiça que fica na varanda do prédio da Loggia.

Símbolo da justiça que fica na varanda do prédio da Loggia

O Palazzo Delle Scuole Palatine foi sede de uma escola superior. Esse prédio, que é de 1644, foi construído após um incêndio que destruiu o original. 


Palazzo Delle Scuole Palatine

De lá, seguimos para a Pinacoteca de Brera, que dessa vez, não queríamos abrir mão de visitar. Leia o post sobre a visita à Pinacoteca aqui

Ao sairmos da Pinacoteca, fomos passear pelo bairro de Brera que tem um astral maravilhoso: muitos restaurantes simpáticos e...


Bairro de Brera

Bairro de Brera

Bairro de Brera

...ruas gostosas para andar, sem rumo, apreciando os prédios de cores terrosas.


Bairro de Brera

Depois de almoçarmos no Ristorante Nabucco, levei meu marido para rever as Colunas de San Lorenzo e a Basílica de San Lorenzo, que ele não se lembrava, e visitar o bairro Navigli, pelo qual me apaixonei.

Mapa na mão e pernas pra que te quero. 
Esse é o nosso lema durante as viagens.

A Basílica de San Lorenzo Maggiore é muito antiga. Foi construída no final do século IV, fora dos muros da cidade, na Via Ticinese que ligava Milão à Pavia. Não muito distante do Circo Romano e do Anfiteatro, a Basílica era provavelmente ligada ao palácio imperial.

Ao longo dos séculos, passou por várias obras de restauração devido a terremotos e incêndios e por isso tem seu aspecto diferente da construção original. 
Dizem que conserva uma capela com mosaicos muito bonitos. 
Mais uma vez não pudemos visitá-la pois estava fechada.

Basílica de San Lorenzo vista por trás.


Basílica de San Lorenzo vista por trás


Basílica de San Lorenzo vista de frente.


Basílica de San Lorenzo de frente

 À frente da Basílica vemos a estátua do Imperador Constantino I e as 16 colunas romanas em mármore.

"Essas Colunas de San Lorenzo são o que restam do sistema arquitetônico que um dia ligou San Lorenzo Maggiore à Via Ticinese, a antiga estrada romana para Pavia. As dezesseis colunas vieram de um edifício próximo, possivelmente um templo pagão da era imperial"

[trecho retirado de uma placa próxima ao monumento]


Colunas de San Lorenzo

Foi o Imperador Constantino I quem assinou um documento chamado Mediolano ou Édito de Milão no qual declarava que o Império Romano seria neutro em relação ao credo religioso e que acabaria com a perseguição religiosa, especialmente aos cristãos.

Estátua de Constantino I


Milão em 24 horas

Porta Ticinese

Porta Ticinese

De lá seguimos para o Navigli, bairro super charmoso, aliás o caminho para ele já é charmoso, com lojas diferenciadas de roupas e sapatos.


Milão em 24 horas

Os canais de Milão são artificiais e foram construídos entre 1179 e o século XVI para transporte de mercadorias, do mármore [que revestiu o Duomo]e de passageiros. Serviram também para ligar Milão a várias cidades, inclusive ao Lago di Como. Na segunda metade do século XIX a circulação pelos canais caiu em desuso pois era mais rápido o transporte pelos trens e bondes.

Muitos canais foram cobertos e o bairro foi, pouco a pouco, vivendo uma certa decadência.

De uns anos para cá, houve investimento de comerciantes que perceberam que o bairro tinha seus atrativos.
O Bairro Navigli é um bairro boêmio, muito procurado no final do dia e nos finais de semana. Pizzarias, sorveterias, bares, bistrôs e lojinhas interessantes estão sempre movimentadas. Aos domingos, artistas expõem seus trabalhos às margens do Navigli Grande.


Bairro Navigli
  
Bairro Navigli

Bairro Navigli

Aproveitamos muito nosso único dia na cidade de Milão e de noite fomos nos despedir da Piazza del Duomo e do símbolo da cidade. 


Nosso roteiro nesse dia: Duomo, Piazza Dei Mercanti, Galleria Vittorio Emanuelle II, Pinacoteca di Brera, Brera, Basílica de San Lorenzo, Colunas de San Lorenzo e Navigli. 



FOTOS : J.C. ALVAREZ


Leia Também:

Milao

Florenca

Roma
  1. Hmmmm que post delicioso! 24 horas maravilhosas, com certeza. Amei viajar aqui com vocês!

    Beijos,

    Clau

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conheço Milão, mas já sonho com a cidade.
    Adorei o post! Beijão

    ResponderExcluir
  3. Estou me programando para ir à Itália, já sei onde pedir ajuda. Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando precisar de ajuda é só falar Susana,será um prazer ajudá-la,beijocas.

      Excluir
  4. Lilian, que lindas fotos, como sempre! Queria muito conhecer MIlão e acho que este roteirinho enxuto está ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lilian, minha irmã está indo para Itália hoje. Assim que soube, sugeri para que acessasse seu blog. Ela ficou encantada com suas dicas e sugestões, além de ter amado as fotos e os textos, por não considerá-los - digamos assim - técnicos. Suas postagens sobre sua visita ao país foram fontes inspiradoras, os quais contribuíram para que ela criasse um roteiro e tanto. Você está de parabéns! Não desista desse seu brilhante trabalho! Você está de PARABÉNS! SUCESSO!!!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!