ROMA 17 ANOS DEPOIS / 2º DIA

Dedicamos nosso 2 º dia ao lado de lá do rio Tibre,isto é,a região conhecida como Trastevere onde está a Basílica de São Pedro,o Vaticano e o Castel Sant'Angelo.Fomos de metrô da estação Termini até a estação Ottaviano.

Era um bonito domingo de sol e nossa intenção era ir primeiro à Basílica mas quando nós chegamos a fila fazia várias voltas,impossível esperar debaixo daquele sol.

Vimos então que,era o último domingo do mês e que a entrada para o Museu do Vaticano era gratuita e como a fila ficava na sombra,lá fomos nós.

Percorremos os museus do Vaticano e tudo é lindo: as pinturas murais,os painéis de tapetes,os tetos pintados,as esculturas,o trabalho nas sancas.

O teto da capela Sistina é obra de Michelangelo.Dizem que ao ser contratado para esse trabalho ele pensava estar sendo perseguido por inimigos que o desviaram do trabalho que realmente desejava fazer que era esculpir o mausoléu do papa.Fez com tamanho capricho e dedicação que seu trabalho se tornou alvo dos maiores elogios.

Os turistas ficam de pescoço duro de tanto olhar para os afrescos que adornam o teto e as paredes laterais da Capela Sistina.Vários artistas também participaram desse trabalho tais como : Bernini, Botticelli e Rafael.

A criação de Adão é o nome desse afresco.

Abaixo o afresco "O Juízo Final" pintado por Michelangelo.

Os jardins do Vaticano,tão indicados,nós só conseguimos ver da janela.

Nesse domingo o museu fechava às 14 horas e os funcionários,à medida que íamos passando,iam fechando as alas para que a imensa leva de turistas fosse saindo.

A galera descendo pelas escadas e aproveitando para um último click !

Saímos torcendo para as filas estarem menores e podermos visitar a Basílica com calma.De fato,não havia mais aquela imensa "serpente de gente",mas ainda assim tivemos que dividir nosso passeio com muitos turistas.

A Basílica de São Pedro fica no estado do Vaticano e é uma das igrejas mais visitadas da Europa.
Ali,esperando,é interessante ouvir diferentes línguas possivelmente falando sobre as mesmas expectativas quanto ao que iriam encontrar.
Na fila vimos também várias pessoas se preparando [quem estava de camiseta improvisava com pashimina um xale,alguém que já tinha visitado a basílica cedia a calça para outra pessoa vestir por cima da bermuda,outros trocavam lentes de suas poderosas máquinas de retrato] para poder entrar e apreciar seu interior.

Uma das maravilhas é o "baldaquino" que segundo definição da Wikipedia é :

1. "Em arquitetura, um baldaquino se refere a qualquer obra de arquitetura ou remate escultórico constituído por uma cúpula sustentada por colunas e que resguarda um altar, um retábulo, uma escultura ou um portal."

As colunas são feitas de bronze e ficam apoiadas em cima de colunas de mármore.

O baldaquino está localizado abaixo da cúpula de Michelangelo e em cima do túmulo de São Pedro

Com a devida proteção aí está a Pietá,obra prima de Michelangelo.As fotos não ficam boas por causa do reflexo causado pelo vidro mas ninguém resiste a trazer,para casa,essa lembrança.

Ao sairmos da Basílica temos essa visão.

Uma sensação de amplidão por causa tanto da forma oval da praça de São Pedro,que foi projeto do artista Bernini,construída para acolher os fiéis que iam tomar benção do Papa,quanto da ampla avenida que liga essa praça à outra,Piazza Giovanni XXIII,em frente ao Castel Sant'Angelo.

Pegamos essa avenida, Via della Conciliazione, para continuar nosso passeio e logo chegamos ao nosso destino,o Castel.

Essa construção foi inicialmente o mausoléu da família do Imperador Adriano. Outro imperador chamado Aureliano,muito tempo depois,mandou construir uma muralha para defesa da cidade e incorporou o mausoléu,que após obras se tornou uma fortaleza,a essa estrutura defensiva.

A história desse castelo está contada em detalhes no blog "navegandocomgi"

No topo da torre há uma estátua do Arcanjo Miguel em homenagem ao anjo que trouxe para o Papa Gregório,em um sonho,a mensagem do fim da peste que assolava Roma na ocasião.Hoje o Castel abriga um museu.

Antes de entrar demos uma volta em torno do Castel que é rodeado por uma área gramada com pinheiros,bancos de praça,enfim,um lugar agradável.

Lá de cima a vista é fantástica !!!

Essa é a ponte Sant'Angelo também construída pelo Imperador Adriano em 134.Ao longo dela há 10 esculturas de anjos.

Lá do terraço também se avista a Basílica de São Pedro.

Quando descemos não resistimos e fomos fotografar a ponte de outro ângulo.

Conhecer esses 3 lugares em um dia está de bom tamanho,caso contrário,é excesso de informação para seu chip.