16 março 2014

MILÃO, COMO IR AO LAGO DI COMO ?


Estando no norte da Itália não perca a oportunidade de conhecer o belíssimo Lago di Como. 
Nesse post, vou contar como ir de Milão ao Lago di Como de trem. 


Milão, Como ir ao Lago di Como, Itália

O belíssimo Lago di Como fica na região da Lombardia, Itália e é o terceiro maior lago do país. Atrai muitos turistas principalmente no verão europeu mas merece ser visitado em qualquer época do ano.

Por ser bem próximo da cidade de Milão, possibilita que as pessoas façam um passeio bate e volta Milão/Lago di Como e curtam o dia nessa incrível região. 

Como ir de Milão ao Lago di Como 

Há algumas formas de ir de Milão ao Lago di Como, entre elas, aluguel de carro e excursão.  
Meu marido e eu fomos de trem e achamos uma maneira bem prática.

 
Pegamos o trem para o Lago di Como na estação Milano Centrale e os bilhetes foram comprados nas máquinas automáticas da seguinte maneira :

Vale ressaltar que não achei fácil comprar os bilhetes sozinha nas máquinas. Tentei muitas vezes e já estava desistindo quando um rapaz nos ajudou. A opção espanhol dá para entender bem todos os comandos.

1] se você digitar como destino "Lago", aparecem 3 opções : Lagonegro, Lagnasco ou Lagliese S.Leopoldo. Não é essa a opção correta.

2] o correto é digitar "Como" e aparecem as seguintes opções : Como Nord Borghi, Como Nord Camerlata, Como Nord Lago e Como S.Giovanni.

3] Nós escolhemos essa última, isto é, Como S.Giovanni e, então, apareceram vários horários de saída do trem e o preço de 1ª classe e 2ª classe. Escolha o horário que achar mais adequado para você. Clique nele e depois marque a classe. 

4] aparece, então, escrito "adulto" e 3 quadradinhos [um com o sinal de menos, um vazio e outro com sinal de mais] para que você digite o nº de adultos. O mesmo para "niño".

5] no nosso caso tocamos no 2, apareceu o preço total dos bilhetes e a opção de pagar com cartão de crédito ou dinheiro.

6] como nós escolhemos pagar com cartão,  apareceu o pedido do pin [senha].

7] assim que pagamos, os bilhetes foram impressos.

8] O mais é importante olhar  no timetable [que tem ao lado das máquinas] o nº do trem para 
identificar em qual plataforma você deve aguardá-lo.  


Como ir de Milão ao Lago di Como na Itália



  9] Em nosso bilhete, o nº do trem era 16, o vagão era 7 e a hora de partida  11h10min. Se vocês observarem, há uma diferença entre o valor de ida e o valor da volta. O trem de ida tinha como destino Zurich e pararia em Lago di Como. Já o trem de volta era regional, portanto, mais barato.

Ao comprar tickets de trem veja se são trens regionais ou intermunicipais, horário, duração da viagem e preço. Algumas vezes, vale a pena pagar mais caro um pouquinho mas chegar logo. 

Vivendo e aprendendo !

Esse é o  timetable [tabela] que devemos ficar atentos.  


Como ir de Milão ao Lago di Como na Itália


Não esqueça de validar seu bilhete nessa máquina amarela que tem em todas as plataformas. É só pegar o bilhete e introduzir nessa "boca", abaixo da seta azul.


Como ir de Milão ao Lago di Como na Itália

 
Assim que chegamos à estação do Lago di Como compramos as passagens de volta, também, nas máquinas eletrônicas.


Da estação de trem dá para ir à pé para o Lago, é só descer as escadas e seguir em frente virando à direita lá pelo 3º quarteirão. Se precisar pedir informação, a referência é Piazza Cavour e todos te orientam. Adoramos ter escolhido descer nessa estação pois assim tivemos oportunidade de conhecer um pouquinho de Como. Caminhamos admirando as ruas, praças, as casas e prédios.


Como, Itália



Como, Itália
Pelas ruas de Como na Itália.

Cidade de Como na Itália
Pelas ruas de Como na Itália.

Cidade de Como na Itália

Como ir de Milão ao Lago di Como, Itália
Pelas ruas de Como na Itália




Obs : Outra opção para ir de Milão ao Lago di Como é pegar o trem em Milano Nord Cadorna [centro da cidade] e descer na estação Como Nord de frente para o Lago di Como. 
Nós só descobrimos essa maneira ao chegarmos em Como.


A cidade é uma graça. Os turistas ficam pelo centro histórico ou vão fazer o passeio pelo lago. Muitos restaurantes, cafés e gelaterias convidam para uma pausa e contemplação da belíssima paisagem com as montanhas se refletindo nas águas do Lago di Como. 


Lago di Como na Itália
Lago di Como na Itália



Ao nos aproximarmos do Lago di Como ficamos encantados com o cenário que se descortinava: montanhas e águas cristalinas. É considerado um destino de luxo e a hospedagem por lá deve ser cara mas o passeio de barco possibilta a contemplação desse fantástico lago.

Na Piazza Cavour há uma enorme bilheteria e ali compramos o ingresso para o passeio de barco. Como chegamos tarde, tivemos que optar pelo passeio de barco chamado "Fast Como" que só para em algumas vilas para pegar e deixar pessoas e você só pode descer na vila que você escolheu no ato da compra, que no nosso caso foi Bellagio.

Nosso passeio foi com essa empresa.

Passeio pelo Lago di Como, Itália



Existem outros tipos de passeio pelo Lago, inclusive alugar barco para passeio particular.

O passeio valeu cada euro. As paisagens são belíssimas - as casas na beira do lago são, na realidade, mansões e palacetes. Um silêncio e o barco deslizando, só se ouvia o "clic" das câmeras. Por erro nosso, compramos o bilhete achando que era ida/volta, mas era só de ida e custou 11 euros. Para voltar, pagamos 11,80 euros.



Passeio pelo Lago di Como, Itália

Passeio pelo Lago di Como, Itália


Não consegui fotografar a 1ª parada chamada Argeano.

Veja a 2ª cidade onde o barco parou, chama-se Lezzeno. 



Passeio pelo Lago di Como, Itália



Entre uma parada e outra, só paisagens lindas.



Passeio pelo Lago di Como, Itália

Passeio pelo Lago di Como, Itália

Passeio pelo Lago di Como, Itália


Passeio pelo Lago di Como, Itália


Passeio pelo Lago di Como, Itália


A 3ª parada foi na cidade chamada Lenno. Cada cidadezinha mais charmosa que a outra e a nossa vontade era descer do barco nas paradas para conhecê-las.  



Passeio pelo Lago di Como, Itália

Depois paramos em Tremezzo e Villa Carlota.


Passeio pelo Lago di Como, Itália


E, finalmente, avistamos Bellagio ! Dizem que é uma das cidades mais visitadas do Lago, chamada "a pérola do lago Como", por conta de sua beleza.


Bellagio, Lago di Como na Itália


Bellagio, Lago di Como na Itália


Logo que desembarcamos no cais, vimos uma rua/escada toda com degraus de onde se tem acesso à restaurantes e lojinhas de bijouterias e roupas.  


Bellagio, Lago di Como na Itália


Bellagio, Lago di Como na Itália



Bellagio é a mais famosa e badalada do Lago di Como. O programa por lá é explorar a cidade sem pressa, admirando cada recanto. No período de alta estação existe passeio guiado em algumas propriedades.

 Os pinheiros italianos, bem típicos daquelas paisagens de filmes na Toscana, as fachadas floridas e os diferentes ângulos do lago, que se vê a todo momento, deixa, com certeza, belas recordações em quem visita essa vila.



Bellagio, Lago di Como na Itália

Bellagio, Lago di Como na Itália

Bellagio, Lago di Como na Itália



Bellagio, Lago di Como na Itália


Caminhando por Bellagio, fiquei "namorando" alguns hotéis, e esse - o Albergo Gennazini e Metrópole - achei especial, na beira do lago. Aliás, alguns quartos,  com varandinha, têm essa vista privilegiada, mas estava lotado para qualquer data, assim acabou minha tentação.

Bellagio, Lago di Como na Itália



Passeamos muito pelas ruas apreciando os jardins, as praças, as casas e, lógico, o lago que reina soberano na paisagem.

Bellagio, Lago di Como na Itália


Bellagio, Lago di Como na Itália


Bellagio, Lago di Como na Itália


Bellagio, Lago di Como na Itália

Lago di Como, Itália


No final da tarde, a estação estava lotada dos turistas que vão até Bellagio apenas para passar o dia e que querem retornar a Como. O melhor é comprar logo a passagem de volta. Nós tivemos que esperar 2 barcos e só pudemos embarcar no 3º.






Bellagio deixou um "gostinho de quero mais" e espero voltar em breve.

Tudo que tinha lido à respeito do Lago di Como não dá conta de traduzir sua beleza e, em minha opinião, vale uma hospedagem em uma das cidades à beira do Lago.


FOTOS : J.C. ALVAREZ



Gostou desse post ? Então, você vai adorar conhecer o maior lago da Itália  
Leia no  blog Mulher Casada Viaja o post super completo: 
Clica no link abaixo

 Lago di Garda: Sirmione, Limone e Riva no verão italiano 







  1. Boa noite,
    Quanto custou o bilhete de barco?
    Adorei a descrição e as fotos :)

    ResponderExcluir
  2. oi,tudo bem
    o bilhete de ida custou 11 euros e o de volta 11,80 euros,acho que tem um ida/volta que fica mais barato do que comprar separado,nós compramos pensando que era ida e volta,só na hora de voltar é que soubemos.
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Irei de Milão a Como, onde ficarei hospedada, de 04/08/15 a 08/08/15 . O hotel, já reservado, fica no centro de Como. Devo fazer a reserva do bilhete do trem por aqui, já que é alta estação ? Quais as dicas que pode me dar ar respeito da passagem ida/volta e passeios na região ? Vale um bate e volta até Lugano ?
    Obrigada, e mais uma vez, valeu pelas informações. Me ajudaram na escolha do roteiro de minhas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      desculpe a ousadia mas depois desta explicação fiquei "apaixonada" pelos lagos. Pode dar-me uma dica da melhor maneiira de usufruir 4/5 dias, em junho, em Itália? Estava a pensar Veneza e Florença mas agora o Lago Como tem de "entrar" ou, então, reservar lá a estadia e visitar as cidades apartir daí, de comboio. Qual o aeroporto mais próximo ?

      Muito obrigada
      Paula Ferreira
      paula.p.m.ferreira"gmail.com

      Excluir
  4. Obrigada pelas referências...
    Adorei tudo!!!
    Será que me pode informar quanto tempo leva a viagem da estação em Milão até Como, S. Giovanni?
    Muito grata
    Solange

    ResponderExcluir
  5. De Milão,vcs foram pra outros lugares da Italia? Obrigada
    Se tiver outros roteiros da Italia,poderia me enviar?

    ResponderExcluir
  6. Nossa,como nunca soube? :/ Chorando....Vou ter que voltar.... Farei esse sacrifício! Muito , muito lindo. Besitos.

    ResponderExcluir
  7. Queria muito ter feito este passeio enquanto estava em Milão, mas não tive tempo. Deixamos para a próxima viagem à cidade. Em breve! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que lindo relato e que lindas fotos, tudo muito inspirador!

    Claudia Bins

    ResponderExcluir
  9. Uau, que lugar legal e que fotos linda! Suspirei de vontade.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh... sou louca pra ir pro Lago di Como!! Já fui pra Itália 5 vezes e somando todas elas já passei mais de 7 meses nesse país incrível, mas acredita que ainda não tive a oportunidade de conhecer Milão e seus arredores? Seu post me deu uma saudaaade da Itália!!! Ai ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca na próxima oportunidade pois vale cada centavo, Nini.

      Excluir
  11. Realmente é uma paisagem mais linda que a outra! E muito explicativas suas instruções para a compra do ticket! Creio que mesmo assim eu me perderia, hahah! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu levei tudo anotadinho e mesmo assim precisei de ajuda, Guaci.

      Excluir
    2. eu levei tudo anotadinho e mesmo assim precisei de ajuda, Guaci.

      Excluir
  12. Hmmm que delícia este post! Eu morro de vontade de conhecer esta região. Passei batido pelo Lago quando fui de Milão para os Alpes Suíços. Fiquei olhando o lago e pensando: como eu queria parar um pouquinho! Mas fica pra uma próxima, sem dúvida! Amei as fotos e fui viajando no seu relato! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Olá !
    Estarei com minha esposa em Milão 4 dias no início de Abril e ficamos encantados com o passeio para o lago Como, em um Domingo você acha que teremos problemas de encontrar o comércio (lojas e restaurantes) aberto ? Estou reservando o trem das 8 de ida e retorno as 16 para visitar o Bellagio... É suficiente ?
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comércio fica aberto aos domingos Rene. O tempo é suficiente mas se vc quiser ficar mais tem coisas para fazer. Abraços, Lilian

      Excluir
  14. Vou a Milão no finalzinho de julho (mês que vem), será que devo comprar os bilhetes de trem ida e volta Milão-Como S.Giovanni com antecedência ou posso comprar lá no dia?
    Obrigado pelas ótimas dicas!
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode comprar lá mesmo,mas não deixe para comprar no dia pois é verão e por isso muito movimentado. Dê uma olhada na estação como está a venda de bilhetes e dependendo compre uns dias antes. Boa viagem !

      Excluir
  15. Que passeio incrível, iremos fazê-lo em setembro/16 e agora ficou mais fácil com suas dicas. As fotos estão sensacionais, parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Que dicas valiosas que você está dando, agora fiquei com medo de uma coisa, você disse que teve que esperar 3 trens para poder voltar, no ticket não tem a hora e o trem que temos que pegar? Se não puder embarcar, eu perco? Ou podemos ir em qualquer trem?

    ResponderExcluir
  17. Que dicas valiosas que você está dando, agora fiquei com medo de uma coisa, você disse que teve que esperar 3 trens para poder voltar, no ticket não tem a hora e o trem que temos que pegar? Se não puder embarcar, eu perco? Ou podemos ir em qualquer trem? Desculpe esqueci de perguntar outra coisa, em alguns posts ví que só podia comprar pela estação Cadorna pela Trenord, agora ví que você comprou pela Estação Central de Milão, porque eu vou ficar no hotel em frente a estação, o Hotel New York

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Olá Senhora viagem!
    Adorei o post. Estarei indo ao Lago di Como partindo de trem de Cinque Terre. Minha dúvida é como ir ao aeroporto de Milão/MALPENSA saindo di Como. A Estação San Gionvanni possui trens para Malpensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Adriana
      Você terá que voltar do Lago di Como para Milão e de lá pegar o Malpensa Express[ trem que vai para o aeroporto] Leia o post http://www.umasenhoraviagem.com/2016/11/como-ir-do-aeroporto-de-malpensa-para.html

      Excluir
  20. Olá! Quanto tempo durou essa viagem de barco?

    ResponderExcluir
  21. Olá nao conhecia seu blog , e estou adorando.... o ano que vem vou para Italia com meu marido, e tenho uma duvida, como nao temos ingles, so sei Espanhol, voce acha que me viro no passeio de Milao ate a Suiça pelo trem Bernina Express? obrigada

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!