08 fevereiro 2016

CONHECENDO MUNIQUE: O QUE FAZER NO 1º DIA ?

Conhecer Munique é desejo de muitos viajantes. 
Também pudera, alguns dizem que Munique é a cidade mais bonita da Alemanha.
Eu não conheço muitas cidades alemãs para poder concordar ou discordar, mas posso dizer que a capital da Baviera é uma cidade fantástica!!!!
Chegamos num lindo dia de sol para uma estada de 5 dias.

Alemanha, Europa

Desembarcamos do tram na Theatinerstrabe, rua com muitas lojas elegantes, e caminhamos rumo à Marienplatz [Praça de Maria], principal praça do centro histórico de Munique, onde está a nova Prefeitura, a "Neues Rathaus"


Esse prédio, em estilo neogótico, é muito bonito e as flores nas jardineiras conferem um colorido especial complementado, nesse dia, pelo céu azul.  
Ficamos extasiados !!!!!

É, também, possível entrar e admirar, do pátio interno, a fachada interna do edifício, onde funciona a Prefeitura e outros setores administrativos.



Abaixo, o Ratskeller de Munique. Lembrando que Ratskeller é o nome dado, na Alemanha, ao restaurante que funciona no porão/subsolo de qualquer Prefeitura. 


Na Neues Rathaus está o Glockenspiel, relógio de 43 sinos, composto por 2 andares com cenários, onde bonecos, em determinados horários, ao som de música, representam histórias sobre  fatos acontecidos na cidade.  



Às 11h e ao meio dia [17h e 21h, de Maio à Outubro] uma música começa a ser tocada e os bonecos do "primeiro andar" dramatizam a comemoração do casamento do Duque Wilheim V com Renata de Lorraine.


Abaixo, um vídeo bem amador, que eu fiz super empolgada [me achando!!] pensando : "tenho que registrar para mostrar depois".


No andar inferior, a "dramatização" é de uma dança bávara, feita por fabricantes de barril de pólvora, que teriam sidos os primeiros a dançar pela cidade comemorando o fim de uma peste, em 1517.


Não é preciso dizer que a Marienplatz fica lotada de turistas filmando e fotografando esse showzinho.

Nessa praça vemos, também, a Mariensaule, Coluna de Maria, estátua da Virgem Maria, banhada à ouro. Foi construída em agradecimento ao fim do domínio da Suécia durante a Guerra dos Trinta anos [1618/1648].   


Amo lugares com grande movimentação de turistas exatamente como fica a Marienplatz, praça principal de Munique. 

É possível subir na torre da Prefeitura. E, nós subimos! Lá de cima pudemos ver:
  
Frauenkirche



Peterskirche


Altes Rathaus


A  Fischbrunnen, Fonte dos Peixes



A Fonte dos Peixes fica na Marienplatz, bem em frente à Neus Rathaus.
O blog www.viajoteca.com conta a história dessa fonte, cujo nome em alemão é Fischbrunnen. Veja aqui

Depois, nós fomos conhecer o Hofgarten.

O que é o Hofgarten ?

Hofgarten é o jardim em estilo renascentista do Palácio Residenz, construído em 1613, à mando do Eleitor Maximiliano I.


Abaixo, o Templo de Diana, construído em 1615. Ele fica no centro de um jardim retangular, no encontro de 8 caminhos cercados de áreas gramadas e floridas.




Para completar nosso total estado de deslumbramento, havia um pianista tocando canções.


Dois belos edifícios "delimitam", de certa forma, o espaço do Hofgarten: ao final, está o prédio da Chancelaria do Estado da Baviera, que é a 
Suprema Autoridade Regional e,...


...de um lado, o Residenz, antiga residência dos reis da Baviera, e, desde 1920, um museu. 




Quando saímos do Hofgarten, "demos de cara" com a Odeonsplatz. Praça onde está o monumento Feldherrnhall, que confere à praça um ar italiano, deixando-a muito parecida com a Piazza Della Signorina, em Florença. 

O Feldherrnhall é um monumento composto por 3 arcos, estátuas e 2 leões, erguido sob ordens de Ludwig I, rei da Baviera, para honrar seu exército. 

Esse local tem importância histórica, pois em 1923 foi palco de um confronto entre a polícia da Baviera e seguidores de Hitler, que tentavam fazer uma caminhada. Quatro policiais e dezesseis manifestantes morreram.
Quando Hitler tomou o poder, esse local virou uma "espécie de memorial" aos manifestantes. E a Odeonsplatz, local de comícios e desfiles nazistas.


Nessa praça, também, destaca-se a Theatinerkirche, Igreja de São Caetano, fechada para reformas durante nossa viagem. Dizem que é uma igreja em estilo barroco muito bonita.


Nessa mesma área está o Palais Preyssing, primeiro palácio em estilo rococó de Munique. Foi construído para ser residência do Conde de Preysing, e, hoje é ocupado por lojas. 

  
Caminhando por Munique quase meto a cara no poste de tanto que olhava para cima vendo essas placas e as pequenas estátuas na quina de prédios.









 Ao final do 1º dia estávamos exaustos de 
cansaço da viagem de trem.

Mas, fechamos o dia com "chave de ouro" na Hofbrauhaus, uma das cervejarias mais incríveis de Munique. 


LEIA TAMBÉM :

Berlim

Colônia

Frankfurt

Munique






FOTOS : J.C. ALVAREZ E PEDRO PERRI


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!