LISBOA, "CADA CANTO UM ENCANTO"


Passear por Lisboa é certeza de encontrar algo para apreciar: ruelas, casas antigas, bonde, lojas elegantes, praças, ladeiras, igrejas,mirantes...


1] Parque Eduardo VII depois da praça Marques de Pombal, no final da Avenida da Liberdade !

O Parque é enorme, com grande área gramada, jardins, lago, restaurantes, pista de corrida, ponte e estátuas.

Esse é o Pavilhão dos Desportos, construído, em 1932, para a Grande Exposição Industrial Portuguesa, quando foi chamado de Palácio das Exposições

Em 2003 foi fechado, e, apesar de ao longo dos anos muitas propostas de transformação em museu ou espaço para eventos terem surgido, nenhuma delas vingou e lamentávelmente um prédio tão bonito está fechado.
  





2] Rua de comércio no centro de Lisboa. Observe a calçada, parece coberta por um tapete. O calçamento, em pedra portuguesa, forma desenhos muito bonitos.  



Veja essas outras calçadas, quase todas, mesmo as mais estreitas, apresentam um trabalho interessante. Eu fiquei admirada!










3] Chafariz na praça do Rossio ou praça de D.Pedro IV


Essa praça é muito movimentada por causa da estação de metrô, de trem e por ser um ponto turístico.





4] Praça do Município, onde está localizado o prédio da Câmara Municipal. No centro, um antigo pelourinho.
Ao fundo, uma grade com esculturas em ferro na cor vermelha.





5] Abaixo, vemos a "Casa dos Bicos", construída em 1523 e, atualmente, é sede da Fundação José Saramago.

Essa fachada peculiar, coberta de mini pirâmides pontudas, foi inspirada em duas construções italianas, o Palácio dos Diamantes e Palácio Bevilacqua.

Estando no Terreiro do Paço, caminhe para a esquerda, acompanhando a beira do rio Tejo e logo verá a Casa dos Bicos. 






6] A praça Luís de Camões é ponto de encontro do "free walk tour", ou seja, um tour gratuito guiado por jovens universitários. Para serem identificados,  eles usam uma bolsa, "tipo carteiro", de tecido bege com o desenho de um bonde em vermelho. Se tiver interesse, pode mandar um email para eles e saber, com antecedência, os dias/horários. 

Fiquei encantada com o chão da praça, todo em pedra portuguesa, formando desenhos. É tão bem conservado que, olhando de longe, parece que está molhado.

A estátua, que fica no centro da praça, é do poeta Luís de Camões e em tamanho menor, um pouco abaixo, estão outros escritores portugueses. 







7] O Pátio da Galé é o nome dado a um espaço, semelhante ao claustro de um convento, em cujas galerias podemos encontrar dois restaurantes, uma loja com produtos de divulgação de Lisboa e uma loja de informação turística. 




8] Teatro Tivoli, na Avenida Liberdade, pelo que entendi, funciona como cinema e teatro.






9] Carnaval de Lisboa é bem diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil. Nesse caso, as crianças vestiam fantasias completas e, junto com as professoras, aguardavam para entrar em um teatro.





10] Em frente ao Parque das Nações há uma avenida linda e sossegada, com chafarizes que, de tempos em tempos, mudam a forma de jorrar a água, que depois corre por canais ladrilhados.





11] O Palácio de São Bento é a sede do Parlamento Português. É um prédio bem imponente, que recebe o público para visitas guiadas.




12] O Jardim da Estrela logo me encantou por causa do "coreto", que ainda hoje é usado para apresentações no verão.






13] Basílica da Estrela era um convento das freiras carmelitas. A igreja é revestida por mármore rosa e amarelo, mas tem um aspecto meio sombrio.








Lisboa tem muito mais a oferecer. Vale a pena ir até lá para descobrir ! 



FOTOS: J.C. ALVAREZ


Leia também:


3 comentários

  1. Que olhor bonito para os detalhes! fotos lindissimas, parabens JC Alvarez.
    Beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  2. Uau, só o filé mignon nesse post. Super legal. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Que lindas fotos! Nunca fui à Europa, mas quando for, começarei por Portugal! Bj!

    ResponderExcluir