COM QUE ROUPA EU VOU ????


Viajamos para o Peru no início de setembro, e na hora de arrumar as malas fiquei na maior dúvida: que roupas eu levo ? 
Sei que essa é uma dúvida comum a muitos viajantes, mas a questão fica pior porque sou friorenta - um pouco exagerada -, e detesto sentir frio. Importante acrescentar, também, que vivo no Rio de Janeiro, o que significa que não estou acostumada com temperaturas baixas. 

Depois de muitas pesquisas no www.climatempo.com.br, não satisfeita, passei a pesquisar no www.weather.com. Os dois sites indicavam temperatura máxima de 17 graus e mínima de 14 graus, em Lima. 

Fiz as malas e lá fomos nós !

 Chegamos a Lima e o motorista do transfer disse que tinha chovido no dia anterior ! 
Como assim ? Todos dizem que em Lima não chove, né ? Foi isso que vocês ouviram, não foi ? Mas,
 não é bem assim !

Bem, "turista que é turista, aproveita a viagem de qualquer jeito", esse é o nosso lema - meu e de meu marido.

Enquanto estávamos lá, resolvi anotar as roupas que usei e qual era a temperatura, talvez ajudasse a outras pessoas.

No dia que chegamos em Lima, fazia frio leve, em torno de 15 graus. Então, usei um jeans verde, blusa de malha de manga comprida, casaco em tecido, echarpe de tecido e tênis.




No dia seguinte, embora estivesse nublado, não ventava. Então, a temperatura estava agradável, por isso, só mudei a blusa. À tarde, saiu o sol, e, em vários momentos, tirei tanto o casaco quanto a echarpe, que era de lã fininha. 



No 3º dia, acordamos com o tempo bem fechado e o ar muito frio, em torno de 13 graus. Nesse dia, usei uma blusa de lã bem fininha, calça jeans, casaco de tecido e repeti a echarpe. 




No 4º dia estava frio e ventando, o que aumentava a sensação de frio. Logo, usei calça jeans, blusa de malha de manga comprida, cachecol de lã e casaco em tecido. Senti frio ao longo do dia, mas estava longe do hotel e não fui pegar reforço.




Em Lima, só usei esse tênis, que é bem confortável para andar. Quando esfriava, colocava a echarpe envolvendo bem o pescoço e fechava o casaco.



Em Cusco, a temperatura é bem menor, mas quando o sol sai, ele vem com vontade, esquenta bem enquanto você estiver exposta a ele. De modo geral, à noite, a temperatura caía para 6/7 graus.

Eu usei, no 1º dia, blusa polo, pulôver de lã fina, casaco de matelassê e echarpe de lã fina.




No dia seguinte, usei calça jeans, blusa de malha de manga comprida, pulôver de lã fina, casaco acolchoado, echarpe de lã. Desse dia em diante, passei a usar tênis desse tipo, pois o solado não é liso e, portanto, não escorrega, sendo mais adequado para os passeios.




Usei uma blusa de malha de manga comprida, pulôver de linha, casaco acolchoado e echarpe de lã. 



Para o passeio a Machu Picchu, usei calça jeans, camisa polo de manga comprida, echarpe de lã e casaco de nylon impermeável, que protege da chuva e do vento.





De modo geral, nós saíamos do hotel, após o café da manhã, para os passeios e só retornávamos, ao final do dia, para tomar banho, organizar as coisas para o dia seguinte e dormir. Isso gera uma economia de roupas a serem levadas.






7 comentários

  1. excelente dicas! obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Quando você vier a San Luís Potosí, esqueça as previsões do tempo! Semana passada NEVOU, fez 30 graus, e ventou como se houvesse um furacão! No dia amanhece com 6 graus, chega a 27 no almoço e cai pra 12 a tardezinha! Uma loucura! ;)

    ResponderExcluir
  3. Que legal!!! Mas depois de 6 anos em Londres 15 graus quase verão pra mim kkkk.
    Qdo fomos ao Peru soubemos de um temporal que aconteceu e que fez muita gente ficar 'ilhada' inclusive pessoas vindo de Machu Picchu pelas trilhas andando tiveram que ser resgatadas ...
    O clima mundial está doido.
    Beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  4. Lilian, adorei o post!!!
    Ótima forma de ajudar os leitores. Vou tentar fazer dessa forma também!!!

    Eu odeio frio e odeio mais ainda fazer mala de frio. Nada como a praticidade de viajar para o verão kkkkkk

    Estou aqui fazendo as malas e pensando no frio.
    Beijoooo, uma ótima páscoa para vcs!

    ResponderExcluir
  5. Uau, um post de utilidade pública! Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!Que ótimo post! Você pensa que é friorenta. O traje do seu primeiro dia em Lima é o que uso no dia a dia em SP com 23 graus, hahaha... Como gostaria de precisar de tão poucas roupas numa viagem!!! Vou seguir suas dicas e tentar levar o mínimo possível, mas vai ser bem mais do que você levou. Visitarei Cusco e Lima em Out/16. Muito obrigada pelas dicas. Cláudia

    ResponderExcluir